Ao vivo: Pullovers, Móveis, Ludov e Edgard Scandurra

texto de Marcelo Costa

Eu não gosto de segundas-feiras, mas depois de um fim de semana bacana como o que passou até que dá para relevar a chegada do dia mais cruel da semana. A festa começou, na verdade, na quinta, com um show do Pullovers na Choperia do Sesc Pompéia, noite de lançamento do álbum “Tudo Que Eu Sempre Sonhei”, disponibilizado inteirinho para download no Trama Virtual e na briga pelo posto de melhor disco nacional de 2009.

Pullovers e Lulina / Foto de Tainá Azeredo

Acompanhados de uma violoncelista e da presença do novo integrante Habacuque Lima (Ludov) na guitarra, o grupo começou o show com a excelente faixa que dá nome ao disco. Não faltaram as candidatas as hits (”O Amor Verdadeiro Não Tem Vista Para o Mar”, “1932″, “Futebol de Óculos” e “Todas as Canções São De Amor”) e as participações de Rômulo Fróes (cantando “O Que Dará o Salgueiro?”), Lulina (em “Lição de Casa”) e Vanessa Krongold (com duas canções “das antigas”).

Pullovers e Romulo Fróes / Foto de Tainá Azeredo

Como um todo, o show foi bem melhor do que o de novembro de 2007, no Inferno, e mostra que o grupo está ganhando punch de palco e segue no caminho certo. E é bem interessante observar o choque da primeira fase do grupo (mais indie e com letras cantadas em inglês) com a atual (com acenos ao samba e letras em português), algo como Pavement encontra Jards Macalé, que mostra que mesmo uma guitar band pode gostar de samba.


Móveis Coloniais de Acaju / Foto de Liliane Callegari

Na sexta e no sábado teve Móveis Coloniais de Acaju também na Choperia do Sesc Pompéia. Era noite de lançamento de “C_mpl_te”, segundo álbum do grupo, outro forte concorrente ao posto de melhor disco nacional de 2009. Se vai ganhar, não sei, mas uma coisa acho certa: o show nacional do momento é deles, e não tem pra ninguém. A apresentação foi um arraso, com todo o público (que esgotou os ingressos no sábado) cantando animadamente as novas canções.

Móveis Coloniais de Acaju / Foto de Liliane Callegari

O disco foi liberado para download no projeto Álbum Virtual, da Trama Virtual, e o flautista Beto Mejía comentou faixa a faixa o álbum com exclusividade para o Scream & Yell. O show foi… foda. Uma hora e meia de empolgação, festa e frenesi em cima do palco e embaixo, algo que só quem já presenciou uma roda de “Copacabana” talvez vislumbre. Como um todo, o show do Móveis tem nível internacional (eles não tocaram no Pukkelpop 2008 à toa).

Móveis Coloniais de Acaju / Foto de Liliane Callegari

Na seqüência, na madrugada de sábado para domingo, o Ludov se despedia do mediano “Disco Paralelo” prometendo apresentar o novo álbum em um mês. Sem baixista, com Habacuque e Mauro se revezendo entre a guitarra e o instrumento de quatro cordas, a despedida contou com a execução completa do disco e um bis portentoso com a poderosa “Da Primeira Vez”, os hits “Princesa” e “Kriptonita” e as (boas) novas “Terrorismo Suicida” e a divertida “20%”. Que venha o terceiro disco.


Para fechar o fim de semana de shows, Edgard Scandurra gravou, no domingo no Teatro da Fecap, o DVD “Amigos Invisíveis 20 Anos”. De guitarra envenenada em punho, Scandurra entoou velhas canções do Ira! (”Poder, Sorriso e Fama”, “Não Mataras”, “O Dia, a Semana, o Mês”, “Tolices”), números do álbum homenageado (”Amor em B.D.”, “Minha Mente Ainda é A Mesma”, “Bem vindo Daniel” – composta para o filho, que agora toca baixo na banda do pai) e algumas coisas inéditas (”Kaput”, “Soldado”, “Não Precisa Me Amar”). Os convidados, no entanto, roubaram à noite.

Jorge do Peixe (Nação Zumbi) marcou presença em versão forte e fidelíssima de “Você Não Sabe Quem Eu Sou”, do álbum homônimo do Ira! (2008). Já a cantora Barbara Eugênia não impressionou tanto em “Culto de Amor”. Grandes momentos mesmo renderam as participações de Zélia Duncan (absolutamente empolgante em “Abraços e Brigas”) e Guilherme Arantes (que dividiu a sua “Meu Mundo e Nada Mais” com Edgard). Uma show bonito em uma bela noite de domingo.

– Marcelo Costa (@screamyell) é editor do Scream & Yell e assina a Calmantes com Champagne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.