Ao vivo: Palavra Cantada festeja 28 anos de estrada com belo show ao ar livre em BH

texto por Bruno Lisboa
fotos de Flávio Charchar

Fundado em 1994 por Paulo Tatit (baixo, guitarra, violão, voz e composição) e Sandra Peres (piano, teclado, voz e composição), o Palavra Cantada vem conquistando gerações através de um trabalho autoral que concilia melodias cativantes, ritmos diversos (indo do rock ao maracatu, passando pelo samba e ritmos regionais) e letras que abordam de forma didática um dos períodos mais importantes da nossa formação: a infância.

A discografia, composta por discos temáticos, procura explorar a infância sob os mais diversos vieses, abordando (de forma educativa) temáticas ligadas ao crescimento, ao folclore brasileiro, perpassando por cantigas de ninar, a importância de brincar e do estímulo curiosidade e a preservação do meio ambiente. Esse tema, inclusive, veio a ser explorado no espetáculo “As Aventuras de Pauleco e Sandreca no Planeta Água”, de 2019, feito ao lado do grupo mineiro de teatro de bonecos Giramundo.

Ao longo de quase três décadas, a banda produziu 16 álbuns, 10 dvds e 7 livros e foram conquistando, de maneira gradual, público e crítica. E foi com o nobre intuito de celebrar a longa trajetória que o grupo chegou a Belo Horizonte como parte da programação do festival Novos Encontros. Com ingressos gratuitos e esgotados, a apresentação, que faz parte da turnê “Vem Cantar com a Gente”, foi realizada no Parque Municipal, espaço centenário localizado na região central e um dos cartões postais da cidade.

Escudados por uma bela banda de apoio, Paulo e Sandra foram acompanhados por um quarteto formado pela versátil Michelle Abu (baterista e percussionista), Danilo Penteado (baixo, percussão e vocais), Marina Pittier (percussão e vocais) e Daniel Ayres (baixo, percussão e vocais), que ajudaram a dar corpo a toda riqueza melódica criada em estúdio.

O set list da apresentação percorreu de forma equilibrada boa parte da trajetória do grupo. Hits de outrora como “Sopa”, “Água” e “Já sabe”, presentes em (“Canções de Brincar” de 1996) conviveram em plena harmonia com a nova “O Porco Espinho e a Raposa”, single de 2021. Do ótimo “Bafafá” (2017) vieram as faixas “Tartaruga e o Lobo”, “Passeio do Bebê”, “Eu Sou Um Bebezinho”, “Sambinha da Fralda Molhada” e “Canção dos Alienígenas”, que foram cantadas em uníssono pelo público. Os 28 anos de estrada do grupo, a serem completados esse mês, foram celebrados durante a execução da faixa “Aniversário”.

Um dos momentos mais divertidos do show foi protagonizado por Marina e Daniel, que durante a execução de “Duelo de Mágicos” (presente em “Carnaval Palavra Cantada” de 2009) desceram para a plateia, provocando um autêntico frenesi na criançada. De maneira acertada, o público permaneceu sentado no chão durante toda a apresentação (que durou por volta de uma hora e meia) para que tanto pais e filhos pudessem assistir ao show. Tal fator não impediu que as famílias presentes se divertissem de maneira coletiva.

A faixa que nome a turnê encerrou a bela apresentação que evidenciou o porquê do Palavra Cantada continuar em voga: o grupo consegue se manter relevante para gerações de ontem e de hoje graças a um trabalho de altíssima qualidade que segue sendo influente. Mundo Bita e Pequeno Cidadão, que também dialogam com o público infantil, que o digam.

–  Bruno Lisboa  escreve no Scream & Yell desde 2014. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.