Três perguntas: Eletrofan

eletrofan1.jpg

por Marcelo Costa

Eles são de Araraquara, interior de São Paulo e já devem estar prestes a comemorar 10 anos de banda (a primeira vez que escrevi deles foi em 2004!) praticando um som de guitarras fortes que remete a coisas inglesas como Primal Scream e Joy Division, entre outras influências. Em 2010 lançaram o ótimo álbum “Day Sky / Night Sky”, dividiram uma turnê por várias cidades brasileiras com a banda alemã Tusq (incluindo uma festejada noite no Beco 203 SP sob o comando dos sites Scream & Yell e Urbanaque) e, em 2013, partiram para a Alemanha para acompanhar o Tusq numa turnê por 10 cidades em 10 dias. Para esta turnê alemã lançaram um novo EP, “Hard Way”, que pode ser baixado gratuitamente aqui. O guitarrista Itaici Brunetti fala um pouco da experiência de tocar no Velho Mundo:

Como foi a experiência de fazer 10 shows na Alemanha?
Foi muito produtiva. Aprendemos muito com essa turnê, em termos de produção, organização e como funciona a coisa lá fora. É tudo muito organizado, os shows não atrasam 1 minuto. E as pessoas também gostaram do nosso show, o que foi muito gratificante, pois existia o medo de estar apresentando um tipo de música que é comum lá fora, e ninguém dar bola pra gente. Mas depois que percebemos que o público estava realmente gostando do nosso show, nos sentimos mais à vontade e a apresentação fluía naturalmente.

O que vocês acharam de mais interessante e de mais estranho nessa viagem/tour?
O mais interessante foi ver como as pessoas lá consomem música, é um outro tipo de lidar com a cultura. As pessoas dão muito valor, vão aos shows em plena segunda, terça-feira, e pagam para ver artistas pequenos, ou que estão em ascensão como o Tusq, e também bandas desconhecidas por lá, como nós. As pessoas compravam CDs, camisetas, aplaudiam, pediam bis, e depois do show ainda vinham conversar com a gente, pediam autógrafo, uma coisa surreal para nós. Percebemos que a fama do alemão ser um povo frio é um pouco lenda, pelo menos nos shows eles foram super receptivos. O mais estranho mesmo foi beber cerveja quente. Mas como lá estava tão frio e a cerveja é tão boa, nos acostumamos no segundo dia da turnê.

Qual os próximos passos do Eletrofan? A “parceria” com o Tusq continua?
Continuaremos divulgando nosso recém-lançado EP “Hard Way”, e pretendemos lançar o próximo álbum no final do ano, no mais tardar, no início de 2014. A parceria entre Tusq e Eletrofan continua, já estamos conversando sobre uma próxima turnê deles aqui no Brasil, provavelmente para o final do ano.

– Marcelo Costa (@screamyell) é editor do Scream & Yell e assina a Calmantes com Champagne

MAIS SOBRE MÚSICA, ENTREVISTAS E REVIEWS NO SCREAM & YELL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.