Panoramas FARO: Conheça os destaques de março em 8 países (Juliana Gattas, Niño Baca, Juçara Marçal, Shinova, doblesanto…)

por ALIANÇA FARO

Julianna Gattas, da Argentina; Juçara Marçal, do Brasil; doblesanto, do Chile; Shinova, da Espanha mais o duo colombiano Dawer X Damper, o percussionista cubano Michael Olivera, o grupo mexicano Niño Baca e os uruguaios Alucinaciones en Familia são algumas das interessantes propostas que destacamos neste mês em nosso Panorama. Alguns porque nossa proposta surge ampliada na Playlist mensal que atualizamos no Spotify.

Este Panorama é um artigo conjunto dos meios de comunicação que compõem a FARO (Alianza de medios culturales y musicales Iberoamericanos) que tem como objetivo destacar os lançamentos que devem ser levados em conta por todos os amantes da música na região. Sempre bom lembrar que a Aliança Faro é formada por Indie Hoy (Argentina), Indie Rocks (México), MagazineAM:PM (Cuba), Mondo Sonoro (Espanha), Piiila Musica  (Uruguai), POTQ (Chile), Shock (Colômbia) e Scream & Yell (Brasil) .


ARGENTINA
por Juampa Barbero – Indie Hoy (indiehoy.com)

“MAQUILLADA EN LA CAMA” – JULIANA GATTAS
“Maquillada en la Cama”, o primeiro álbum solo de Juliana Gattas, nos leva a um universo de glamour e excentricidade. A vocalista da banda Miranda! abrange uma ampla gama de gêneros, do eletrodance ao synth pop com alguns toques de jazz, para revelar sua versatilidade e seu carisma camaleônico. Em cada música, Gattas dá vida a diversos personagens e estados de espírito, canalizando suas experiências pessoais com um toque de humor e ironia, combinando a euforia da dança com a melancolia do coração partido. A ícone do pop argentino brilha em faixas como “Borracha En Un Baño Ajeno” e “Maquillada en La Cama” – as primeiras prévias do álbum –, onde suas habilidades interpretativas brilham ao encarnar uma diva que vive no limite entre o absurdo e o sublime. A produção do chileno Alex Anwandter evoca uma estética retrô e moderna em um punhado de canções repletas de elegantes arranjos de cordas, sintetizadores vibrantes e emoções à flor da pele.

Playlist Argentina
Juliana Gattas – “Maquillada en la cama”
Saramalacara – “Humo”
Feli Colina y Blair – “Enamorada”
Chita – “Sola”
Peces Raros – “Desaparecer”


BRASIL
por Marcelo Costa – Scream & Yell

“DEBRMX” – JUÇARA MARÇAL
Se para cidadãos comuns, situações extremas são quase caso de vida ou morte, para artistas, muitas vezes, esse é o momento para um salto no escuro, experimentando caminhos que, talvez, ele não fosse trilhar se a situação não exigisse. Desta forma, o isolamento imposto pela pandemia fez com que a cantora e compositora Juçara Marçal e seu parceiro produtor Kiko Dinucci encontrassem formas de criar um disco num período em que as pessoas não podiam se encontrar. O resultado da busca dos dois nasceu clássico: “Delta Estácio Blues”, o álbum de verve eletrônica ancorado em experimentações e colagens lançado em 2021 foi eleito disco do ano por diversas publicações, inclusive pelo Scream & Yell, ganhou um EP (também imperdível) de sobras em 2022 (“EPDEB”) e, agora em março, um bombástico disco de remixes, “DEBRMX” (2024), que amplifica de forma radical a sonoridade do projeto original. São 15 faixas remixadas por artistas expoentes da música eletrônica que vão do funk ao techno, do amapiano ao industrial, ampliando a ideia original do álbum de unir a música negra de todos os cantos do mundo. Para ouvir com fones e enlouquecer.

Playlist Brasil
Tagore – Paixão Revirada
Luiza Brina – Oração 18 (pra viver junto)
Bruno Berle – New Hit
Jogo Duro – De Quebrada
Deize Tigrona – LSD


CHILE
por POTQ Magazine (potq.net)

“JOVEN (AÚN)” – DOBLESANTO
Embora estejamos vivendo o fim do mundo, ainda é possível dançar de forma suave e ritmada. Isso graças ao álbum de estreia do doblesanto, “Joven (Aún)”. Em uma era de padronização avassaladora e com o algoritmo nos pregando peças, mostrando-nos os mesmos rostos de sempre, essas doze músicas são um tesouro – esperamos que cada vez menos escondido – dentro da música chilena. Os sons latinos que fazem parte da memória viva do continente aparecem aqui, incluindo, por exemplo, o bolero e a cumbia mais suave, mas sob a perspectiva daqueles que cresceram na democracia, com a internet, pequenas máquinas e um violão clássico no quarto. O quinteto está longe de qualquer exercício de estilo; pelo contrário, as texturas e os jogos vocais oferecidos por cada uma das canções desse álbum mostram curiosidade e liberdade, mas com os pés bem fincados no chão. Excelente estreia.

Playlist Chile
doblesanto – TORITO
Carly ZC y Antipatriarka – “Zorras y Gatas”
mia loops – BABY!
Lua Lacruz – “en cualquier momento”
Río – “palomita”


COLOMBIA
por Fabián Páez López – Shock (shock.co)

“BOCHINCHE” – DAWERXDAMPER
No final de 2019, na Shock, apresentamos os irmãos Dawer e Damper, nascidos em Cali, na Colômbia, como uma promessa colorida do afrofuturismo. Eles tinham acabado de ganhar um torneio de bandas locais que organizamos e estavam apenas construindo seu projeto. Antes disso, eles formaram um quinteto de funk chamado Alto Volumen. Hoje, cinco anos depois, os DawerXDamper são a ponta de lança de um movimento que prospera em nomes, cores e fluxo. Um movimento de jovens negros, da cidade de Cali, comprometidos em explorar seus bairros, sua identidade e a música afro-diaspórica fora de qualquer clichê atribuível ao rótulo de “urbano”. Eles já foram indicados a um Grammy Latino por seu álbum ‘Donde Machi’ (2022) e agora lançaram este EP, ‘Bochinche’, com colaborações em que se divertem com o ritmo e a linguagem. Bochinche, na Colômbia, significa festa, tumulto, escândalo. Bem, DawerxDamper é um bochinche elegante, formado na vizinhança com cores e afrobeats.

Playlist Colômbia
Bochinche – Dawer X Damper, Young Kaliff, Lil Keren, MIRACALI
Dilema Moral – Duplat
Quizás – Paula Pera y el fin de los tiempos
R.I.P. – La Pardo
Dale luz – Crudo Means Raw


CUBA
por Magazine AM:PM (magazineampm.com)

“LOS PALOS GOZADORES” – MICHAEL OLIVERA
Deixando claro o prazer por trás dessas dez faixas, Michael Olivera lança seu terceiro álbum acompanhado pelos renomados músicos Alex Conde e Gastón Joya. Em uma viagem entre a nostalgia e a reafirmação por meio de vários clássicos da música cubana e internacional, como “Could you be loved” ou “La Comparsa”, o percussionista cubano busca propor um novo ponto de vista. Com um formato de trio aparentemente simples, ele reinterpreta motivos melódicos e os traduz para a linguagem do jazz – que já se tornou sua. Jogos harmônicos engenhosos, improvisações bem integradas ao fluxo do fonograma e a seleção íntima e equilibrada das peças fazem do mais recente lançamento de Olivera uma proposta sólida, que evidencia a maturidade do artista não apenas como compositor e instrumentista, mas também como produtor. Sem deixar de lado a influência de suas raízes afro-cubanas – que sempre caracterizaram seu estilo – “Los Palos Gozadores” é um álbum que transcende essas fronteiras para encantar qualquer amante do gênero.

Playlist Cuba
Dúo Karma | Solo quiero upa
Orquesta Akokán | Con Altura
Ramon Valle; Jesse Van Ruller | Flashes from Holland (Álbum)
Alexander abreu; velito el bufon | Silencio – Remix


ESPANHA
por Sergio Iglesias – Mondo Sonoro (mondosonoro.com)

“EL PRESENTE” – SHINOVA
“El presente” é o quinto álbum da banda vizcaina Shinova, e mais uma prova de que eles ainda estão no caminho da exploração que marcou sua carreira desde o início. Junto com Manuel Colmenero – com quem repetem a produção – parecem ter encontrado a chave certa para continuar escrevendo uma trajetória que parece não ter teto. A história do Shinova é digna de estudo. Em “El Presente”, a banda continua a dar passos gigantescos, não apenas com uma produção cuidadosamente elaborada, mas também com uma ampla gama do que ainda pode contribuir com seu pop-rock característico. Isso é evidenciado por faixas como “Alas” ou “Gloria”, intervalos ideais para respirar um pouco de ar fresco, como a luminosa “Nuestra Postal”, “No Cambiaría Nada” ou a melodicamente delicada “Los Días Que Vendrán”. Ao longo do caminho, eles introduzem sons eletrônicos que enriquece canções como “Diciembre” ou “Antes De Que Todo Acabe”. Com “El Presente”, o Shinova se reafirma como uma das grandes bandas de sua geração.

Playlist España:
Shinova – Alas
Vetusta Morla – Puentes
Bala & Tanxugueiras – Ouveo
SFDK – No le da
Las Ninyas del Corro – Nasty Girl


MÉXICO
por Ana Li Rodríguez – Indie Rocks! (indierocks.mx)

“DÍAS FUERON” – NIÑO BACA
O quarteto mexicano formado por Niño, Bruno, Keks e Blati finalmente lança seu primeiro álbum. Nove músicas compõem “Días Fueron”, um LP que alcança a luz do dia graças à HEP Records! e à magia e intensidade cósmica de Sebastián Garrido, que apoiou a produção, mixagem e masterização da estreia de Niño Baca. Nessa jornada de kraut e psicodelia, eles são acompanhados por Angélica Victoria (angelicodiablo) em uma colaboração borbulhante na faixa “D5”. O jovem projeto compila o melhor da amizade e do rolê entre amigos em um álbum agradável e divertido, com o qual você passará vários minutos desconectado da realidade.

Playlist México
Sonic Emerson ft. Mitzi Licona
RPLK
Vivir Quintana
Laboratorios Moreno
Robot95


URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

“ALUCINACIONES EN FAMILIA III” – ALUCINACIONES EN FAMILIA
Desde seu primeiro álbum lançado em 2015, Alucinaciones en Familia – com Pau O’Bianchi à frente – continuou o caminho que seus membros vinham trilhando na esfera independente da música montevideana, alcançando novos patamares. Agora, com seu terceiro volume alucinógeno, a banda aprimorou o som amorfo que já a caracteriza (experimentos sem preconceitos que combinam pop, psicodelia e rock), colocando os vocais mais em primeiro plano. E, talvez sem planejar, eles fizeram com que suas letras evocativas capturassem ainda mais a curiosidade, seja pela metáfora e pelo jogo de imagens, mas mais frequentemente pela descrição crua e direta do real. Portanto, esse álbum, mais do que os anteriores, lança o ouvinte em uma montanha-russa de emoções e dinâmicas. Às vezes, ele cai de euforia, cantando alto, mas depois de algumas curvas suaves, a subida se torna mais difícil, carregada de dor e luto. Essa é uma celebração da vida enquanto se convive com a morte; a transformação da dor em algo deformado, mas belo.

Playlist Uruguai
Tussi Dematteis – En flicka en flicka
Olivia y Marrero – Cold turkey
Charlie – Ciudadano Kane

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.