Feira BIME anuncia as datas e os primeiros nomes confirmados de sua 11ª edição, que acontece em Bilbao em outubro

por ALIANÇA FARO

O BIME, um grande encontro internacional da indústria musical, anunciou a sua 11ª edição, que terá lugar de 25 a 28 de outubro novamente em Bilbao, na Espanha, e os principais temas em pauta são a sustentabilidade e a Inteligência Artificial. O BIME é um congresso que reúne profissionais de todo o mundo na capital da província de Biscaia, fazendo da cidade o epicentro da inovação, da tecnologia, do networking e do futuro da indústria musical.

Depois de celebrar o seu 10º aniversário em 2022 e com uma segunda edição bem-sucedida em Bogotá, recentemente em maio, o BIME já se posiciona como um evento imperdível na agenda cultural e econômica internacional, procurando promover o ecossistema que envolve a música, e reunindo todas as pessoas que trabalham diariamente no setor para continuar a construir o futuro em conjunto.

O programa deste edição em Bilbao será dividido em duas seções principais distribuídas por diferentes espaços: o BIME Pro e BIME Live. O primeiro é um congresso dirigido ao público profissional, com três dias intensos de networking, palestras, masterclasses e workshops que terão lugar no Palácio Euskalduna de quarta a sexta-feira; já o segundo é uma oportunidade para partilhar e celebrar a música ao vivo aberta ao público em geral.

Entre os oradores já confirmados estão nomes como o de Andrea Lamount (diretora do Sound Earth Legacy), Bikôkô (uma das expoentes do R&B e do neo soul espanhol), Ed Gerrard (presidente da Impact Artist Management, vencedor de um Grammy em 2017), Laura Tesoriero (vice-presidente sénior para a América Latina da The Orchard, com vasta experiência em licenciamento de música e distribuição digital), Maria Mercedes Montejo (presidente da da Sony Music na região andina), Richard Vega (agente do Departamento de Música da William Morris Endeavour focado em música latina, responsável por artistas como Bizarrap, Café Tacvba, Nicki Nicole e Tainy), entre muitos outros.

Esta edição contará ainda com uma série de painéis e workshops que abordarão temas relevantes como a redução da pegada de carbono dos festivais, a promoção de práticas empresariais sustentáveis e a gestão eficiente dos recursos naturais, a sustentabilidade nas arenas, nos festivais e no setor audiovisual, o apoio econômico das instituições públicas para cumprir as necessidades da legislação ambiental e a acessibilidade nos recintos, com o objetivo de fomentar a adoção de práticas mais responsáveis em todos os elos da cadeia de valor da indústria musical.

Da mesma forma, continuaremos a trabalhar arduamente para conseguir uma indústria mais igualitária e inclusiva através do BIME Music Equality Forum, o programa destinado a dar visibilidade e procurar soluções coletivas através de diferentes atividades. Os principais temas em debate neste ano giram em torno da mudança geracional no jornalismo musical, da afro-ancestralidade na música e da maternidade na indústria musical, entre outros debates.

A Inteligência Artificial e a inovação na música serão outros dos principais tópicos do programa, abordados de diferentes perspectivas: do ponto de vista das editoras e dos direitos de autor, da legislação em diferentes países, dos debates sobre a IA generativa no mercado da música, etc.

Além disso, como novidade desta edição, será discutida a relação entre a música e as marcas, abordando colaborações de sucesso com artistas e aprofundando as tendências atuais com diferentes workshops interativos. No âmbito deste encontro, haverá também um dia de networking apresentado pelo BIME, no qual participarão as organizações envolvidas no festival, juntamente com outros atores-chave da indústria musical, tais como promotores, jornalistas, artistas e bandas locais.

No seu esforço constante para apoiar a internacionalização da música e promover talentos emergentes, o BIME abre concursos ao longo do ano para selecionar artistas e bandas que queiram atuar nos showcases do BIME Live. Na próxima edição, haverá representação de diferentes territórios espanhóis e de mais de 10 países, aproximando tanto os profissionais como o público em geral das mais recentes propostas musicais de todo o mundo.

Os bilhetes já estão à venda em bime.org. Pode saber mais sobre o BIME clicando aqui.

LEIA MAIS DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.