Aliança FARO: Panorama BRASIL (Destaques de SETEMBRO de 2022)

SETEMBRO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de setembro! E ouça nossa playlist.

BRASIL
por Marcelo Costa / do site Scream & Yell

Setembro se foi, e é muito difícil pensar em qualquer coisa no Brasil que não seja 30 de outubro, data do segundo turno das eleições presidenciais no país. O ex-presidente Lula venceu o primeiro turno com mais de 7 milhões de votos de vantagem, mas o número grandioso de pessoas que votaram no atual presidente deixou um gosto amargo na alma, mostrando que mesmo com a vitória final de Lula se confirmando, continuaremos em um país que fecha os olhos para um número absurdo de abusos. Dói, e muito. Mas seguimos em frente compartilhando discos imperdíveis, que você conhece a abaixo.

PRINCIPAL DESTAQUE
“HABILIDADES EXTRAORDINÁRIAS”, TULIPA RUIZ : Ela é das artistas mais importantes e interessantes surgidas no Brasil neste século. Enquanto muitos seguem num eterno pastiche de uma MPB passada, Tulipa soube amalgamar referências em função de algo novo. Ela consegue, como poucos, reverenciar dos tropicalistas aos malditos, passando pela Vanguarda Paulista, sem soar presa ao passado.

Seu quarto trabalho de inéditas, “Habilidade Extraordinárias”, é classificado pela própria artista como “um disco pós-confinamento, com os hematomas e as dores decorrentes de tanta violência social, política, ambiental, nos relacionamentos, trabalhista. Um disco que tenta expurgar o agora, cultivando a coragem em meio a tanta falta de estímulo”.

Gravado de maneira analógica e repleto de grooves e sons que se alternam entre batidas dançantes, climas viajantes e levadas punks, sempre intensos e vez em quando enigmáticos, “Habilidade Extraordinárias” é um disco classudo que não pode (nem deve) ser decifrado numa única audição. É um disco para ouvir, ouvir e ouvir. E, se quiser, Tulipa e o irmão Gustavo te levam junto contando detalhes de cada canção. Brilhante!


OUTROS DESTAQUES
– “FOI EU QUE FIZ”, DEIZE TIGRONA: 20 anos atrás, Deize viu M.I.A. samplear o hit “Injeção” em “Bucky Done Gun”, e tudo parecia destinado para a funkeira, mas a moradora da Cidade de Deus abandonou a carreira para cuidar da família (e de si mesma). Felizmente, ela está de volta, e melhor: com um grande disco! Para sobreviventes de raves e de bondages!


– “FÉRTIL”, ANIS DE FLOR: Lançamento do selo Lab Fantasma, do rapper Emicida, o EP de estreia da catarinense Anis de Flor traz afrobeats suaves e afro-brasilidades embalando canções fortes sobre a invisibilidade e solidão de ser mulher negra e indígena no sul do Brasil (e em todo o país) costurando denúncia, ancestralidade, força e superação de maneira intensa! São cinco faixas para serem ouvidas com atenção! Abaixo, um mini-doc sobre o álbum!


– “ESTRANHO”, MOLHO NEGRO: Formado em Belém do Pará no começo dos anos 10, e radicado em São Paulo já há alguns anos, o poderoso trio Molho Negro retorna mais sério, menos stoner, mais rocker e um tiquinho emo em “Estranho”, seu quinto álbum, um disco gestado durante a pandemia e que resultou em um trabalho forte, ríspido e intenso! Ouça alto no seu player favorito! Abaixo, assista ao clipe de “Não Nasceu Para Brilhar”.


– “AGORA E SEMPRE”, TERMINAL GUADALUPE: Pouco depois de lançar um grande disco, “A Marcha dos Invisíveis” (2007), eles se separaram e, 15 anos depois, retornam com um álbum experimental (cantado em quatro línguas) que busca novos caminhos para uma banda merece sua atenção. Atenção para a arrepiante “Ahora y Siempre” e “¿Qué Pasa, Cabrón?”, single que fala sobre um tal “genocida pasional”… Ouça no seu player favorito! E no Scream & Yell tem entrevista com eles!


MAIS CULTURA
Em seu aniversário de 20 anos, “Cidade de Deus” (2002), o segundo filme estrangeiro mais visto no mundo (atrás do francês “Intocáveis”), ganhou um interessante spin-off publicitário com produção executiva do diretor Fernando Meirelles e colaboração do escritor Paulo Lins. Conteúdo exclusivo criado entre Vivo e Motorola, o curta metragem “Buscapé” é como se juntassem “Ciudad de Dios” + “Rio”, a animação. Separe 15 minutos!

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.