Aliança FARO: Panorama BOLIVIA (Destaques de AGOSTO de 2022)

AGOSTO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de agosto! E ouça nossa playlist.

BOLIVIA
por Pato Peters / do site Sonidos de Acá

Agosto, o mês nacional, teve muita atividade musical, sobretudo ao nível de shows e festivais. Nos dias acerca de 6 de agosto, Dia da Independência da Bolívia, artistas de todas as cidades aproveitaram para celebrar e festejar o país com sua música.

Perto do final de agosto destacaram-se os festivais Alternx, na cidade de Santa Cruz, com 20 apresentações de artistas locais, a maioria emergentes; e o Natural Fest, em Santa Cruz e La Paz, com presença internacional de Gondwana e Los Pericos, junto com Matamba, mas com a polêmica exclusão dos grupos anunciados no programa: Sativa em Santa Cruz, e Suyana, Illapa e Makurka em La Paz, em uma clara falta de respeito e consideração pelos artistas locais encarregados de abrir os shows, algo que pode ser criticado de qualquer ponto de vista.

Estes foram alguns dos lançamentos musicais mais importantes do mês:

DESTAQUE DO MÊS
TIMPANA – “GWANDENA”: Timpana, projeto da cantora, compositora, produtora e atriz potosina Alejandra Lanza, apresentou um single que serve de prévia de seu primeiro álbum em 12 anos- desde o bem recebido “Alma Perdida” de 2010 A artista sediada na cidade de Cochabamba começou a divulgar as canções de “Gwandena”, um álbum conceitual que conta a história de Talina, uma jovem em uma jornada de autoconhecimento.

“Gwandena” terá o carimbo do selo inglês Sounds and Colours e será co-produzido por Lanza ao lado de Chuntu de Chicas Delfín, e será lançado em 30 de setembro, com sete faixas cantadas em espanhol, quíchua e guarani.

Na música contagiante que dá nome a esta obra, Timpana nos leva a uma viagem sensorial, repleta de instrumentos percussivos em meio a sons africanos e andinos, uma espécie de transe eletrônico que, ao ritmo de saya, nos leva a mexer – inevitavelmente – todo o corpo.


OUTROS DESTAQUES
KARELYZA – “VALES NADA”: A jovem de Santa Cruz, Karely Silva Jiménez, artisticamente conhecida como Karelyza, apresentou sua música de estreia, um número moderno de R&B e electro pop extremamente elegante e memorável, produzido por Maurizio Alessio. A solista de 22 anos promoveu o single com um videoclipe dirigido por Omaira otl.


FER GÓMEZ – “ASTRONAUTA DEL AMOR”: Após lançar dois singles em 2021, Fer, de Santa Cruz, mostra uma nova música que transita entre pop, jazz e funk. Com melodia de Gómez e letra compartilhada com o produtor Marvin Montes, a música tem um videoclipe muito bem feito que apresenta cenas no Salar de Uyuni, assim como no teatro Meraki, na cidade de Santa Cruz.


JOVEN VIZCACHA – “ATOMNAYA”: Como projeto de dois músicos de Cochabamba que dividiram uma banda no passado, a dupla Fabrizio Aróstegui e Sergio Tellería publicou algumas músicas canções e anunciou que em setembro continuarão a publicar mais músicas nas plataformas, como parte de seu EP de estreia. Em sua primeira peça promo eles tinham Marioto, vocalista do Raroneat’s, o grupo que iria germinar o Joven Vizcacha, como convidado nos vocais.


BECKY VILLEGAS – “CAOS”: Aos 20 anos, a solista peruana-boliviana faz sua estreia com uma música que apresentou pela primeira vez no Concurso de Cantores-Compositores Emergentes da Sonidos de acá. A artista radicada na cidade de La Paz gravou a música remotamente junto com Jotape Villalba, músico e produtor boliviano radicado no México.


MAIS CULTURA
O jovem pianista e compositor José André Montaño (Cochabamba, 2005) recebeu a distinção Next 50 do John F. Kennedy Center for the Performing Arts, um reconhecimento dado a 50 líderes que “através de sua excelência artística, educacional, atlética ou multidisciplinar–disciplinares, estão orientando o caminho a seguir”. Considerado uma criança prodígio quando chegou aos Estados Unidos em meados da década passada, Montaño se consolidou como um dos jovens pianistas mais talentosos da América do Norte, e sua destacada carreira no jazz é uma inspiração para outras crianças e jovens com deficiências. José André, que mora nos Estados Unidos há sete anos, recebeu inúmeros prêmios e homenagens ao longo dos anos, incluindo o Columbia Lighthouse for the Blind Visionary Award por suas conquistas e talentos como pessoa com perda de visão.


VEM AI
A cidade de Cochabamba sediará o festival internacional Grito Rock em setembro. Mais de uma dezena de grupos farão parte da edição de 2022, com alguns artistas chegando da Colômbia, Argentina e Uruguai, e a presença de artistas de quatro cidades do país. A grade tem entre seus destaques León Heraldico e La Luz Mandarina, Odas e Napoleón se fue a Marte, o Go-Go Blues, Projeto Deszaire e o Prana, o argentino Tregua, o uruguaio Reytoro e os colombianos Calma Banda Brava.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.