Aliança FARO: Panorama URUGUAI (Destaques de JULHO de 2022)

JULHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.

URUGUAI
por Kristel Latecki do site PiiiLA

No mês de julho, Piiiila comemorou os seus 5 anos renovando o logótipo e os grafismos, mas também com uma agenda de novidades que se prolongará até ao final do ano. Festas, um ciclo de podcast ao vivo (o episódio com Luciano Supervielle já pode ser ouvido aqui) e um festival é o que estamos preparando para celebrar um marco importante para um meio independente autogerido. E como todos os meses, a celebração continua neste espaço, recomendando alguns dos muitos lançamentos uruguaios que aconteceram nestes dias.

DESTAQUE DO MÊS
RODRA Y DIEGO MORALES – “ENTRE LAS BRASAS”: Em 2021, Rodra e Diego Morales receberam um dos Prêmios Nacionais de Música, concedido pelo Ministério da Educação e Cultura a obras inéditas. Foi com “Entre las Brasas”, uma excelente união da tradição do candombe com o trap, a batida quente do tambor com a escuridão e a lógica eletrônica. Ela já mostrou isso em seu álbum de estreia: Rodra tem muito a oferecer, desde sua performance vocal até a criatividade de suas composições. E essa música reafirma isso.


OUTROS DESTAQUES
MIEL – “DOMINGO”: Definido como um “fino equilíbrio entre mistério e swing”, “Domingo” é o primeiro single do próximo álbum da rapper Miel. Produzida pelo argentino Piso XXI, esta faixa envolve e transporta você como uma queda livre em câmera lenta, com a letargia de qualquer domingo. Saiu acompanhado de um vídeo criado por Valentina Leoncini que canaliza a qualidade onírica e a cadência da música.


SOCIO – “AUTOS NUEVOS”: O último álbum de Socio – a banda liderada por uma das vozes mais reconhecidas e reconhecíveis da música contemporânea uruguaia, Fede Lima – foi “Mini Glorias”, de 2015. Mas agora a banda volta com tudo, primeiro com um single com Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, e agora com “Autos Nuevos”. É uma trilha contundente e sombria, que narra as diferenças, as dificuldades e as frustrações que o dinheiro traz. Além disso, homenageiam “El Hombre de la Calle”, hino de Jaime Roos.


AGUSTÍN CASULO – “EL PLAN”: O cantor e produtor Agustín Casulo está preparando tudo para o lançamento de seu quarto álbum, “Pop Champagne”, produzido em conjunto com Santi Marrero e com convidados como Eros White, Luis Angelero e Zeballos. Em “El Plan”, Agustín aparece sozinho, refletindo ou melhor abrindo a porta de seus pensamentos, suas inseguranças e as dúvidas geradas por esta indústria. Não exibe um plano, mas uma declaração retumbante para um país tão governado pelo rock: “Continuo com meus sonhos pela frente / Tenho o pop como minha bandeira”.


FERIADO – “EL SOL NOS MIRARÁ”: Feriado é o novo pseudônimo de Leandro Mangado, músico e ilustrador que integra bandas como Vincent Vega, Los Paisajes e The Supersónicos, e entrega o novo single “El Sol Nos Mirará”. Guitarras reverberantes, uma máquina de ritmos, harmonias vocais e um teclado anos oitenta são os elementos que, juntos, conseguem conectar o som e a atmosfera de seus projetos anteriores com algo novo e interessante, que ele espera desenvolver em trabalhos futuros.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.