Ao vivo em SP, Max e Iggor Cavalera retornam à “Roots” em noite histórica

texto por Daniel Abreu
fotos por Fernando Yokota

Saiba como foi o show “Return of Roots” no Rio de Janeiro

Após passar por Brasília, Curitiba, Rio De Janeiro e Ribeirão Preto, os irmãos Max e Iggor Cavalera chegaram a São Paulo para encerrar a perna brasileira da turnê que comemora os 25 anos do disco “Roots”, do Sepultura, lançado em 1996. Foram cinco shows em seis dias em sua terra natal de uma turnê que começou no México no meio de julho e seguiu por Costa Rica, Colômbia, Peru e Chile até atravessar a fronteira brasileira. A celebração contou com a presença do guitarrista do Fear Factory, Dino Cazares, e do baixista do Soufly, Mike Leon, como convidados especiais.

Lançado em 1996, o sexto disco do Sepultura é um dos mais influentes do metal, assim como um dos mais importantes da carreira da banda. Além de ser pesado e barulhento, como você poderia esperar que um disco do Sepultura soasse, “Roots” é recheado de percussão, groove, e totalmente ligado com as raízes da música brasileira. Para se ter noção de como a banda estava decidida em fazer algo especial, o quarteto chegou a passar uns dias na aldeia do povo Xavante, localizada nas proximidades de Canarana, no Mato Grosso, e gravaram uma faixa com os índios, “Itsári”, que na língua xavante significa “raízes”.

Em sua autobiografia, Max contou um pouco da experiência: “Como um todo foi alucinante. Ninguém jamais tinha feito algo parecido. Quando voltamos pra casa pra terminar o álbum, tínhamos consciência de ter feito algo que permaneceria para sempre com a gente, não importava por quanto tempo vivêssemos”. Outro ponto importante relacionado ao disco se deve ao fato dele ser o último com Max na banda e, consequentemente, com a formação clássica do Sepultura – seu irmão Iggor seguiria os passos de Max um pouco mais tarde e deixaria o grupo em 2006.

Com Sinaya e o Krisium como bandas de abertura, Max e Iggor adentraram o palco por volta das 21h45 para o delírio de uma Audio lotada de camisetas pretas. Na primeira parte da apresentação, os irmãos Cavalera seguiram o mesmo script dos outros shows da turnê “Return To Roots” (que nasceu em 2016), tocando o “Roots” de ponta a ponta, de “Roots Bloody Roots”, passando por “Straighthate” e finalizando com “Dictatorshit”. É interessante notar que, apesar de 25 anos depois, o disco continua soando fresco, agressivo, pesado e muito brasileiro.

Provavelmente, se fosse gravado atualmente ele se tornaria um clássico definitivo do metal mais uma vez. Além disso, as letras de Max continuam extremamente atuais, como em “Ambush” (“Screaming/ For more justice/ Amazonia burns/ Can you hear them?”), essa dedicada ao seringueiro e ativista político Chico Mendes, assassinado em 1988 por grileiros.

Porém, o que tornou essa primeira parte do show algo muito especial foi a presença do cacique Cipassé Xavante, da tribo Xavante, no palco. Em 1996 ele foi um dos responsáveis em intermediar a interação entre o Sepultura e a tribo nas gravações de “Roots”. “Eu estou representando nesse momento, nessa noite, a terra Indígena Pimentel Barbosa, no Estado do Mato Grosso. A tribo Xavante”, disse o cacique enquanto era ovacionado pelo público. Cipassé explicou que atualmente o ser humano está vivendo um momento muito delicado e é necessário respeitar o próximo, o que gerou um grito de “Ei Bolsonaro, vai tomar no cu!!!” dos presentes.

“Para isso precisamos respeitar a vida. Por isso queria chamar vocês com responsabilidade para preservar o meio ambiente, que é a nossa vida e a nossa casa. Ela representa como se fosse a nossa vida. Não ficar com a responsabilidade só do povo indígena. É uma responsabilidade de vocês, uma responsabilidade de cada ser humano. Então se a gente não cuidar o que gente está vivendo nesse planeta, daqui 50 anos não existirá nem meio ambiente, nem o ser humano,” finalizou o cacique, enquanto era ovacionado pelo público mais uma vez. Após agradecer os irmãos Cavalera, Max disparou: “Cipassé para presidente!”.

Para o bis, mais enxuto que o da apresentação no Rio, mais com uma grata surpresa para o público paulista. Com a introdução de “Raining Blood”, do Slayer, Max chama para o palco Iccaro Cavalera, filho de Iggor, e Alex Camargo, baixista e vocalista do Krisium, para uma versão assombrosa de “Troops of Doom”, clássico dos primórdios do Sepultura. Em seguida, a banda mandou um cover de “La Migra” do Brujeria, banda formada por Dino Cazares no final dos anos 1980.

Aqui vale falar um pouquinho da participação do guitarrista no show. Sempre muito simpático com o público e sorridente, parece que Dino toca com os irmãos Cavalera há décadas, a sintonia entre eles é impressionante. Além disso, ele fez jus as partes de guitarra tocadas originalmente por Andreas Kisser no disco e foi um dos destaques da noite. Para finalizar, a banda tocou mais dois covers famosos na voz de Max Cavalera, “Orgasmatron”, do Motörhead, e “Polícia”, dos Titãs, além do clássico “Refuse/Resist”, do disco “Chaos A.D.”, lançado em 1993 pelo Sepultura, e uma versão acelerada de “Roots Bloody Roots” para encerrar uma noite memorável em São Paulo.

Apesar dos recém completados 53 anos, Max continua uma figura ímpar em cima do palco. Sim, ele não consegue mais gritar como um homem das cavernas como na época em que o “Roots” foi gravado, mas ele ainda continua sendo um dos grandes frontmans do metal e uma figura que você não consegue tirar os olhos, sempre dando 120% nos shows. Já Iggor, que vai completar 52 anos no mês que vem, continua sendo um animal em cima da bateria. Com uma bandeira antifascista no seu kit durante todo o show, o baterista palmeirense mostrou porque se tornou um dos mais influentes no seu instrumento e como um batera de metal pode sair do trivial exigido pelo gênero e inovar de forma brilhante.

“Return To Roots” em São Paulo foi uma celebração de um dos discos mais importantes do metal, assim como da importância dos irmãos Cavalera para a história da música brasileira. Além disso, foi uma mensagem clara e direta para todos os presentes: O FUTURO É INDÍGENA!

Saiba como foi o show “Return of Roots” no Rio de Janeiro

– Daniel Abreu é jornalista responsável pelo Geleia Mecânica e colaborador do Scream & Yell e do Whiplash.
– Fernando Yokota é fotógrafo de shows e de rua. Conheça seu trabalho: http://fernandoyokota.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.