Garimpo Sonoro: o rock foi inventado por uma mulher negra!

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

O dia mundial do rock é uma data em que aparecem vários textos e matérias exaltando os medalhões do gênero. E quando se fala em primórdios do rock, é comum ouvir sobre figuras como Elvis Presley, Chuck Berry, Bill Haley e Little Richards. Pouco ou quase nada se fala sobre uma mulher que veio antes de todos esses nomes e, sem ela, o rock não seria da forma como conhecemos hoje: Sister Rosetta Tharpe.

Dona de uma voz poderosa, Sister Rosetta Tharpe desafiou os padrões de gênero e também raciais na música ainda nos anos 1940. Foi uma artista carismática que tinha um jeito de tocar a guitarra solo que depois reverberaria no estilo de Chuck Berry tocar o instrumento.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro resgata essa figura crucial para o rock’n’roll que precisa ser conhecida e, principalmente, ouvida. O termo rock’n’roll ainda não havia sido inventado, mas Sister Rosetta Tharpe já definia os rumos do gênero ao fundir a música gospel com blues e transformar em algo novo. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.