Garimpo Sonoro: 60 anos do álbum de estreia de Bob Dylan

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Antes de se tornar a lenda viva que criou novas expressões poéticas na tradição da canção norte-americana – feito que rendeu a ele o prêmio Nobel de literatura em 2016; antes de ser aclamado como o Shakespeare de sua geração; antes de vender dezenas de milhões de álbuns e de criar hinos como “Blowin’ In The Wind” e “The Times They Are A-Changin’”, Bob Dylan foi um jovem que chegou a Nova York aos 20 anos, ainda inseguro e buscando sua própria verdade. E, como toda lenda tem um mito fundador, ele também teve um momento crucial que pode ser rastreado 60 anos atrás.

Ainda que tenha sido um fracasso de vendas na época do lançamento, o álbum de estreia marcou o primeiro trabalho de Dylan com o produtor John Hammond, que ouviu o músico pela primeira vez durante um ensaio do disco da cantora Carolyn Hester – do qual Dylan participou tocando gaita. Depois desse encontro, o músico recebeu o convite de Hammond para gravar pela Columbia Records.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro resgata as histórias do jovem Dylan que acabara de chegar a Nova York no começo dos anos 60 e a cena folk do Greenwich Village, onde o músico se apresentou por quase um ano até gravar o primeiro disco. O episódio traz também um review do álbum epônimo lançado pelo bardo no dia 19 de março de 1962, com treze faixas – a maioria são canções folk tradicionais e apenas duas foram compostas pelo próprio Dylan. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.