Garimpo Sonoro: “Manhã de Carnaval”, Luiz Bonfá e “Orfeu Negro”

roteiro, apresentação e edição por Sarah Quines

Uma canção que ajudou a impulsionar a bossa nova na década de 50, “Manhã de Carnaval” se consagrou como trilha sonora do filme “Orfeu Negro” lançado em 1959 – uma adaptação cinematográfica da peça de teatro “Orfeu da Conceição”, de Vinícius de Moraes.

O samba-canção foi escrito pelo violonista carioca Luiz Bonfá em parceria com o poeta e compositor Antônio Maria. Bonfá já tinha criado a melodia quando convidou Rubem Braga para escrever a letra da canção. O autor disse que era muito lento e acabou indicando o nome de Antônio Maria. E foi assim que surgiu a parceria da dupla que também compôs “Samba de Orfeu”. Assista:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.