Música: “The Untitled Ep”, um pequeno milagre de Odawin no cenário italiano 2022

texto por Eulalia Cambria

Há discos que lançam uma luz repentina, como um baú de tesouro escondido esperando para ser descoberto. É o caso de “The Untitled Ep” (2022), de Patrizio Ottaviani, lançado pela Wires Record. Ottaviani publicou seu primeiro trabalho solo sob o nome artístico de Odawin no início de fevereiro com quatro músicas em inglês que descrevem as etapas progressivas de um projeto, antes de tudo interior, que começou a ser apresentado em março de 2020. As músicas, compostas com alguns meses de intervalo, são a expressão de diferentes passados ​​emocionais e de experiências encontradas pelo artista romano ao longo do tempo.

Inspirada na leitura de tarô e no filme do diretor Terrence Malick do qual tira o título, “Knight of Cups” é uma faixa que abre as portas para origens árabes e místicas. A heterogeneidade e profundidade das influências fica mais explícita em “Love Burns” e “December 18”; duas músicas onde os sons e harmônicos mais ricos abraçam o pop mais imaginativo e sonhador de bandas como a Love de “Forever Changes” (1967) e a Zombies de “Odessey and Oracle” (1968).

Em “December 18”, lançado como single no último Natal, referências a Sufjan Stevens também afloram na atmosfera calorosa e introspectiva. Por outro lado, a faixa que fecha o EP, “Beliefs”, originalmente composta no piano, é mais David Bowie, e fala ainda de sentimentos que definem uma experiência pessoal.

Com estudos em conservatório e um aprendizado musical desenvolvido inicialmente com o Alakazam, grupo de rock de garagem, e depois ao lado do Taprobana, para quem trabalhou com letras e teclas, Patrizio Ottaviani mostra-se um compositor talentoso e com uma maturidade artística diferenciada. “The Untitled Ep” – o nome escolhido para o projeto, Odawin, diz o autor, nasceu de um erro de digitação em seu primeiro ensaio para piano – já aparece como uma espécie de pequeno milagre no cenário italiano. Estamos curiosos neste momento para saber os próximos passos.

Texto publicado originalmente no site italiano Kalporz, parceiro de conteúdo do Scream & Yell

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.