Rompendo Fronteiras: 9 colaborações para escutar aqui e agora

Se algo caracteriza a América Latina é o sentimento de união. Nesta lista feita pelos sites da aliança Faro, de 9 países diferentes, partilhamos uma seleção de recentes colaborações realizadas entre artistas de diversos países latino-americanos que refletem um espírito colaborativo e versátil, alimentando-se de sons e géneros de todo o continente. São também uniões inesperadas que levam o ouvinte a um novo mundo de artistas para descobrir. Como se fossem pequenos hiperlinks orgânicos, chaves para percorrer novas discografias, essas canções celebram a união artística que não conhece fronteiras.

ARGENTINA
MANUEL ONÍS Y ANDREA ECHEVERRI – PANGOLÍN
POR INDIE HOY
Muitas pessoas, diante do avanço da pandemia, optaram por fugir das cidades para passar meses isoladas em lugares onde a tranquilidade e a natureza imperam. O cantor e compositor rioplatense Manuel Onís foi um deles e decidiu passar o primeiro ano de quarentena confinado em campo a poucas horas de Buenos Aires. Longe do barulho da cidade, ele encontrou inspiração para compor e gravar as músicas de vindouro terceiro álbum solo. O single mais recente desse álbum é “Pangolín”, uma canção que ele gravou remotamente com Andrea Echeverri, cantora da principal banda de pop rock colombiana, Aterciopelados. O resultado é uma faixa hipnótica que arde em fogo baixo como se listasse as instruções de um ritual místico dedicado à lua e aos enigmas que a noite traz. A canção leva o título do mamífero noturno solitário que usa sua pele escamosa para se proteger.


BRASIL
LILA MAY & TOTÓ LA MOMPOSINA – SARUBA
POR SCREAM & YELL
Lila May é uma cantora e compositora brasileira que começou a gravar suas canções em 2019, mas há anos se apresenta em diferentes palcos no Brasil, Argentina e Chile. Na verdade, ela fez isso não só no palco, mas também nas ruas e onde quer que sua música se encaixasse. Suas canções são inspiradas no folclore latino-americano, na cultura afro-brasileira e nos rituais andinos. Portanto, não é de se estranhar que, embora seja uma “iniciante”, tenha conseguido contar com a presença de uma convidada muito especial em seu segundo single: a lendária cantora colombiana Toto La Momposina. Toto e Lila abraçam nesta música a ideia de diferentes gerações de mulheres fortes encontrando e celebrando a essência feminina. A canção foi gravada quando Toto veio ao Brasil pela última vez, mas demorou para ser lançada. Os músicos das bandas das duas artistas participaram da gravação e contribuíram para um arranjo único. Embora acústica, é uma música extremamente vibrante e o vídeo, também gravado no Brasil, traduz essa mesma onda, com a presença alegre e contagiante das duas damas.


CHILE
CAMILA MORENO (CON XIMENA SARIÑANA Y LIDO PIMIENTA) – DÉJAME
POR POTQ.NET
Como as músicas mudam e crescem à medida que são compartilhadas com outras pessoas? Segundo a artista chilena Camila Moreno, “Déjame” se expandiu colocada nas mãos de Ximena Sariñana e Lido Pimienta, seus companheiras de viagem neste single, que faz parte de “Rey” (2021), seu último álbum e um dos mais impressionantes lançados no Chile neste ano. “Como se as Haim tivessem passado pelo altiplano”, definiu Camila essa música, e, por mais estranho que pareça, é uma definição certeira. Da eletrônica e do pop ao folclore, sem sair de um gênero para passar ao outro. De repente, há uma nebulosa construída na qual um compasso de sete oitavas e um charango explodem, mudando a direção do que você esperava ouvir. Então, nos transformamos em pudúes correndo livremente pela Cordilheira dos Andes, enquanto o refrão parece um mantra de várias maneiras. Pode ser o desejo de escapar e fugit. Pode ser o desejo de querer ser melhor para a pessoa que você ama. E, algo que Camila nos contou em maio, apenas para a estreia: “Também é uma competição irônica com o arquétipo do homem patriarcal, digo a ele que posso fazer melhor”.


COLOMBIA
ANDREKZA FT. GABRIEL GARZÓN-MONTANO – TUVE
POR SHOCK
Andrekza deixou sua cidade natal em San Antonio de Los Altos, Venezuela, aos 15 anos, e começou uma peregrinação ao redor do mundo para desvendar os códigos de sua carreira musical. Ela viveu a cena do grafite e do rap venezuelano, se estabeleceu em Los Angeles para se tornar uma fotógrafa e diretora de criação, lançou suas primeiras canções em 2020 e foi contratada pela divisão latina do selo de Steve Aoki, Dim Mak en Fuego. Além disso, fez dupla com o filho da diáspora colombiana em Nova York, Gabriel Garzón-Montano, e lançou “Tuve”, single incluído em seu primeiro EP: “Cassette – Lado A”. Montano, que em 2020 lançou “Aguita”, um dos melhores álbuns do ano segundo a Time e segundo o Shock e segundo quem o escuta na íntegra, colocou a sua voz neste dembow experimental, com uma batida seca e uma melodia repleta de sons de selva escondidos.


CUBA
ÁLEX CUBA Y LILA DOWNS – MUNDO NUEVO
POR MAGAZINE AM:PM
“Mundo Nuevo” é o terceiro single de “Mendó” (2021), álbum do músico e compositor cubano Álex Cuba. Em colaboração com a compositora, produtora, atriz e antropóloga mexicana Lila Downs, ele nos oferece um dueto cheio de doçura e sensibilidade. A magia da canção, como conta seu autor, veio por meio de um sonho, onde a letra e a música percorriam caminhos insuspeitados no subconsciente de Alex. O ritmo característico do folclore mexicano no son jorocho (estilo musical regional mexicano), que evoca as imagens sonoras de Downs, e o Caribe experimental das letras e harmonias cubanas, unem duas culturas tão próximas e exóticas. Desse modo, eles dão ao mundo a sensação de esperança – tão necessária nestes tempos – de que um novo mundo pode surgir. Se você ouve o canto dos pássaros na primavera, curte a natureza e as coisas boas da vida, esse canto se tornará um mantra, um remédio curativo para seus dias.


ESPAÑA
CAROLINA DURANTE Y EL MATÓ A UN POLICÍA MOTORIZADO – ESPACIO VACÍO
POR ZONA DE OBRAS / MONDO SONORO
Há muito tempo, a banda madrilena Carolina Durante deixou claro que gosta de El Mató a un Policía Motorizado. Na verdade, chega a citar a banda de La Plata na letra de “Las canciones de Juanita” (“Soariam El Mató / Mas nunca a polícia / Faz muito tempo que não ouço / as canções de Juanita”). Atualmente os dois grupos são referências da cena indie ibero-americana: El Mató com mais de 15 anos de estrada e Carolina Durante com seu claro posicionamento como representante da nova geração do rock espanhol. Assim, não é de estranhar que em junho deste ano se reuniram para fazer uma versão de “Espacio Vazio”, um hit dos anos 80 na Espanha composto pela banda Séptimo Sello. Esta música foi publicada em um single de vinil pelo selo Sonido Muchacho. Agora, alguns meses depois, chega o videoclipe dessa estelar colaboração indie em espanhol. Dirigido por Carlos Saiz e estrelado por Manuel Egozkue, o audiovisual é a ocasião ideal para resgatar uma muito boa música pop rock dos anos 80 na voz de Diego Ibáñez e Santiago Motorizado. E comprovar como eles soam bem juntos.


MÉXICO
PAHUA Y LA DAME BLANCHE – LA TRAMPA
POR INDIE ROCKS!
Pahua, projeto solo de Paulina Sotomayor, tem sido um trabalho que não perdemos de vista, como os singles apresentados no EP “Ofrenda” e várias colaborações com artistas de todo o mundo. No final de agosto, ela lançou “La Trampa”, uma música com muita consciência feminina e que fará parte do seu próximo EP. Esta colaboração foi criada entre o estúdio caseiro de Pahua na Cidade do México e o estúdio da artista cubana Yaite Ramos Rodríguez, mais conhecida como La Dame Blanche – em Paris – e exibe uma fusão orgânica do hip hop com beats muito peculiares gerados com uma flauta. Esta faixa foi produzida e mixada por Marc Damblé a.k.a. Babylotion em Paris, e masterizado na Costa Rica por Ricardo Bernal Valle. Pahua nos fala um pouco sobre a música: “Às vezes nos cansamos de fazer outra pessoa feliz. ‘La Trampa’ é um apelo para fazermos as coisas que queremos sem medo de nada e de ninguém”.


PERÚ
ADRIÁN BELLO FEAT. XIMENA SARIÑANA – EXPLOSION
POR ROCK ACHORAO’
Uma explosão pop sônica que vem do Peru e do México em uma única música que revela um lado muito profundo do confessado e talentoso músico peruano Adrián Bello. Uma face raramente mostrada, cheia de dança, sensualidade e diversão. Para a canção, Bello encontrou uma excelente e talentosa parceira, uma aliada musical, a multifacetada artista mexicana Ximena Sariñana. O resultado: uma combinação interessante, graças ao ritmo constante do funk e do R&B muito bem complementado pela química alegre vivida do início ao fim, seja na música, seja no videoclipe. Além dessa mistura rítmica e vocal, “Explosion” fala das relações humanas em geral e do amor em todas as suas formas. E que melhor maneira de expressar essa intensa conexão aberta para experimentar a vida em outro nível, agarrando-se a esse sentido contra tudo. Também não deixamos de lado a produção do destacado produtor David Chang, que também está por trás dos sucessos de propostas peruanas como We The Lion, Cristina Valentina, Nia Vanie, entre outras, sendo um acerto para esta colaboração. Apesar de ter passado pouco mais de um ano de sua estreia, “Explosion” ainda é tão nova, divertida e elegante. Vale a pena dedicar-se àquela pessoa especial que dá vida àquela química vital que muitas vezes não queremos que acabe.


URUGUAY
ULISES HADJIS + FLORENCIA NÚÑEZ – EL MUNDO ENTERO
POR PIIILA
Em 2018, o venezuelano Ulises Hadjis e o mexicano El David Aguilar criaram o Núcleo Distante, coletivo de artistas independentes latino-americanos, unidos com o objetivo de romper fronteiras e unir em canções. O resultado foi um álbum, “Notas de Voz”, criado em intercâmbios de WhatsApp, e um mini festival realizado em Montevidéu com alguns dos participantes. As ramificações dessa semente continuam crescendo até hoje, já que Hadjis convidou Florencia Núñez, representante uruguaia do Núcleo, para participar de uma das muitas colaborações que compõem seu mais recente álbum, “El Mundo y La Nada”. A música é “El Mundo Entero”, uma composição alegre e viva que descreve em detalhes o enorme mundo que cerca o objeto de desejo, mas revela quase a tristeza de não poder mais pertencer a ele.

LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.