Boteco: Cinco Russian Imperial Stout da Dogma

por Marcelo Costa

Começando uma série com cinco Russian Imperial Stouts da Cervejaria Dogma, de São Paulo, com a versão 2018 da Orfeu Negro, que já havia passado por aqui com sua versão 2016. Na receita, uma bela combinação de malte de cevada, flocos de aveia, açúcar, baunilha, canela e café mais água, lúpulo e levedura. De coloração marrom escura bastante intensa, praticamente preta, com creme bege escuro de boa formação e média dispersão, a Dogma Orfeu Negro 2018 exibe um aroma combina incríveis notas que remetem a baunilha em primeiro plano com nuances de chocolate amargo, além de canela e álcool (12%) discretos. Na boca, doçura de baunilha e chocolate no primeiro toque mais chocolate amargo, café bastante discreto e leve percepção de álcool na sequencia. A textura é sedosa, lembrando milk-shake de chocolate (alcoólico). Dai pra frente segue-se um conjunto incrível, doce e alcoólico, que finaliza picante e com leve percepção de canela. No retrogosto, calor alcoólico e milk-shake de chocolate. Uou!

A segunda RIS desta série da Dogma é a Constellation Spin, uma colaborativa com os mineiros da Koala San Brew cuja receita recebe adição tanto de baunilha do Taiti quanto de baunilha de Madagascar além de muito malte torrado. De coloração marrom escura praticamente preta e creme bege escuro de baixa formação e pouca retenção, a Dogma Constellation Spin (produzida e envasada no Taproom da Dogma no bairro de Santa Cecília, São Paulo) exibe um aroma com equilíbrio entre notas derivadas da torra do malte com a doçura advinda da adição das duas baunilhas, acrescentando ainda um leve mentolado e uma aproximação com chocolate (e, no aroma, nada de café). Na boca, doçura de baunilha no primeiro toque com leve sugestão de chocolate amargo na sequencia, e um pouco de café – os 13.1% de álcool estão muito bem “escondidos”, o que surpreende. A textura é suave e vai se tornando sedosa e picante (de álcool, claro). Dai pra frente, um conjunto bastante agradável, com doçura assertiva, mas nem um pouco enjoativa. No final, chocolate, baunilha e álcool. No retrogosto, calor alcoolico, álcool e baunilha. Bela!

A terceira RIS da sequencia é a sensacional Morning Gringo, a cerveja favorita dos usuários do Untappd no Mondial de La Biere São Paulo 2018, segundo ranking do Brewer Stage. Trata-se de uma Russian Imperial Stout com café, mapple e aveia que apresenta uma coloração marrom escura praticamente preta e creme bege escuro de baixa formação e pouca retenção. No nariz, a Dogma Morning Gringo exibe um aroma absolutamente incrível com oferta estrondosa de maple e café verde bem sútil. Há, ainda, leve remissão a chocolate e caramelo tostado. Na boca, doçura caramelada e maple viciante no primeiro toque seguido de mais maple, café, chocolate e caramelo tostado. Não há teor de IBUs antecipado pela casa, e a sensação é bastante baixa, mas tanto a torra do malte quanto o álcool (10.8% maravilhosamente escondidos) provocam picância moderada, algo que a textura (suave, quase pastosa) também entrega – com o café ainda mais presente. No final, muito maple e algo vinílico além de café. No retrogosto, mais maple, mais café, mais chocolate, mais caramelo tostado, mais amor. Cacetada!

A quarta Russian Imperial Stout da série também foi brassada no Taproom da Dogma no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, e produzida especialmente para o Dark Mauro Day 2018, evento que surgiu no Empório Alto dos Pinheiros para festejar a preferência do cervejeiro (e cliente) Mauro Nakamura por cervejas escuras. Para a data, a Dogma preparou uma Russian Imperial Stout envelhecida em barris que antes maturaram Bourbon. De coloração marrom escura praticamente preta e creme bege escuro de praticamente nenhuma formação e retenção, a Dogma Dark Mauro 2018 exibe um aroma com doçura de chocolate ao leite em destaque ladeado com notas que remetem a madeira, conhaque e Bourbon. Na boca, chocolate e Bourbon presentes no primeiro toque abrindo com doçura de chocolate ao leite na sequencia seguida de madeira, café bem sutil e Bourbon. Os 13% de álcool passam batido no paladar, mas cuidado, estão ali. A textura é sedosa, quase licorosa, com picância alcoólica. Dai pra frente, segue um conjunto sublime, delicioso, doce e alcoólico. No final, chocolate e Bourbon. No retrogosto, mais chocolate, mais Bourbon, mais alegria.

Fechando a série, a Dogma Cake! é uma Russian Imperial Stout cuja receita recebe adição de coco, coco queimado, avelã e Baunilha Bourbon Madagascar! De coloração marrom escura praticamente preta e creme bege escuro com um camada fina espessa de boa formação, mas rápida dispersão, a Dogma Cake! exibe um aroma com muito… coco, mas muito mesmo. Ainda é possível perceber notas doces de baunilha que remetem a chocolate – o que na combinação soa como se fosse um chocolate Prestigio liquido. Na boca, coco e baunilha e avelã, tudo junto de maneira intensa no primeiro toque, e o trio segue brilhando de forma intensa na sequencia. Difícil falar em IBU e amargor aqui porque o impacto dos ingredientes adicionados é tão grande que toma toda atenção para si. A textura é suave com uma leve picância alcoólica (10% de álcool que só aparecem aqui, sobre a língua, e quando o bebedor levanta da cadeira – risos) e, dai pra frente, segue-se um conjunto “ame ou odeie”, com muito coco, avelã e baunilha. No final, baunilha e coco. No retrogosto, baunilha, coco, avelã e álcool discreto. Extrema.

Dogma Orfeu Negro 2018
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 12%
– Nota: 4.01/5

Dogma Constellation Spin
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 13.1%
– Nota: 4.04/5

Dogma Morning Gringo
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 10.8%
– Nota: 4.60/5

Dogma Dark Mauro 2018
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 13%
– Nota: 4.02/5

Dogma Cake
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Brasil
– Graduação alcoólica: 10%
– Nota: 4.00/5

Leia também
– Top 2001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.