Boteco: 4 Gypsy Inc e 1 Mikkeller

por Marcelo Costa

Gypsy Inc é a união de uma turma de cervejeiros ciganos que resolveu produzir junto algumas receitas – a ideia nasceu de Mikkel Borg (Mikkeller) e Tore Gynther (TO ØL). Na gringa já foram lançados cinco rótulos em 2016, dois quais os quatro primeiros chegaram ao Brasil. A Gyp nº 1 é a Tipsy Gypsy, uma Hoppy Lager com os lúpulos Amarillo, Tettnanger e Simcoe. Com uma cor alaranjada e um creme branco de boa formação e permanência, a Tipsy Gypsy apresenta um aroma delicioso com notas herbais suaves (grama cortada) e cítrico agradável (laranja, uva e manga) sobre uma base de mel e caramelo discretos. Na boca, textura quase cremosa. O primeiro toque traz caramelo suave seguido no segundo seguinte por cítrico, herbal e amargor baixo, mas eficiente (25 de IBU). Dai em diante, uma cerveja simples, mas muito agradável, com malte e lúpulos oferecendo delicadamente sugestões de doçura, cítrico e herbal. O final é refrescante. No retrogosto, um pouco de manga, um pouco de pinho e mais refrescancia.

Essas quatro Gypsy Inc foram produzidas na fábrica da De Proefbrouwerij, em Lochristi, na Bélgica (fábrica responsável por cervejas da BrewDog, 3 Fonteinen e centenas de Mikkeller, To Øl e Omnipollo e muitas outras). A próxima da sequencia é a Pale Trail, uma American Pale Ale que recebe os lúpulos Citra e Simcoe. De coloração alaranjada clara, ainda que turva, com creme levemente alaranjado de boa formação e permanência, a Pale Trail exibe um aroma com notas herbais (pinho) e cítrico (toranja e maracujá) em primeiro plano sobre uma sabe de malte sugerindo mel e caramelo. Há percepção suave de resina. Na boca, a textura é frisante e levemente picante. O primeiro toque reforça o predomínio do lúpulo com rápida presença de doçura atropelada por herbal e cítrico marcantes. O amargor é mais puxado do que na anterior (45 de IBU aqui), mas ainda assim comportado num conjunto agradável com cítrico, herbal e resina em destaque. O final é cítrico e herbal. No retrogosto, doçura, herbal e leve resina.

A terceira do pacote Gypsy Inc é a Soft Focus, uma American Wheat Ale que utiliza os lúpulos Amarillo & Tettnanger. De coloração mais amarela do que alaranjada – ainda que com suave turbidez – e creme branco de boa formação e permanência, a Gypsy Inc Soft Focus apresenta um aroma deliciosamente cítrico lembrando limão, laranja (refresco Tang inclusive) e abacaxi. Ainda é possível perceber um azedinho e alguma sugestão tanto floral quanto de ervas. Na boca, a textura é suavemente frisante. O primeiro toque, ao contrário das duas anteriores, não traz doçura, mas sim cítrico suave e apaixonante / refrescante. O amargor é baixo (23 de IBU), mas perceptível e na medida para equilibrar um conjunto que, daqui em diante, irá mostrar mais refrescancia com notas cítricas deliciosas, florais e leve azedinho. O final é suavemente refrescante enquanto o retrogosto resume tudo: azedinho, cítrico e floral deliciosos.

Fechando o kit Gypsy Inc que chegou ao Brasil (das cinco, a única que ainda não baixou por aqui foi a IPA Hidden Gem) com a Gypsy Inc Gyp Wit, a Belgian Witbier (com um pezinho na Califórnia) da casa, que recebe adição de casca de laranja Curaçao e coentro mais a força dos lúpulos Tettnanger, Saaz e Citra. De coloração amarelo palha turva com creme branco de boa formação e média permanência, a Gypsy Inc Gyp Wit apresenta um aroma campestre, com cítrico (limão, lima e manga) e floral envolventes acompanhados de um leve toque azedinho de especiarias. Na boca, textura suavemente frisante. O primeiro toque traz frutado cítrico delicioso sugerindo refrescancia e encaminhando o conjunto para um amargor baixo (apenas 18 de IBU), mas o necessário para equilibrar a receita e abrir as portas para muita refrescância, cítrico e azedinho suaves. O final é suavemente doce e cítrico. No retrogosto, doçura cítrica e refrescancia. Delicinha.

Para encerrar esse quinteto dinamarquês (todo produzido na Bélgica), uma Folk Pale Ale da Mikkeller, a Peter, Pale and Mary (fechando também uma série muito bacana de rótulos). De coloração alaranjada com turbidez aparente e creme levemente bege de ótima formação e média alta permanência, a Mikkeller Peter, Pale and Mary apresenta um aroma com bastante presença de malte nadando em meio a um oceano de lúpulos, ou seja, caramelo, notas florais, cítricas (laranja, manga e toranja) e leve presença de resina, distante. Na boca, textura frisante e levemente picante, ambas suaves. O primeiro toque traz doçura caramelada logo sobreposta por cítrico (toranja) e resina suaves. O amargor é médio e eficiente (não passa de 45 IBU) e abre as portas para um conjunto deliciosamente cítrico, mas com um toque herbal caprichado, doçura caramelada na base e sugestão distante de resina. O final é amarguinho e refrescante. No retrogosto, caramelo, herbal e cítrico agradáveis. Outra delicinha.

Balanço
Abrindo a série dos cervejeiros ciganos com a Tipsy Gypsy, Hoppy Lager simples e eficiente, que entrega frescor e sabor na medida exata. A Pale Trail soou um pouquinho mais intensa, com herbal, cítrico e resina no comando (prefiro o frescor da primeira). Se a ideia da cervejaria é produzir cervejas para se consumir sem dificuldade e com um sorriso no rosto, essa Soft Focus cumpre a missão com galhardia. Suave, refrescante e saborosa. Quero um container! A Gypsy Inc Gyp Wit é uma Witbier bem saborosa, com os lúpulos mais acrescentando ao perfil do que tomando à frente. Gostei. Fechando o trio, a Mikkeller Peter, Pale and Mary é uma APA bastante agradável e muito saborosa, que segue o padrão da linha Gypsy Inc: cervejas para serem saboreadas sem dificuldades. Vá com fé.

Gypsy Inc Tipsy Gypsy
– Produto: Hoppy Lager
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,34/5

Gypsy Inc Pale Trail
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,29/5

Gypsy Inc Soft Focus
– Produto: American Wheat Ale
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,37/5

Gypsy Inc Gyp Wit
– Produto: Belgian Witbier
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,7%
– Nota: 3,31/5

Mikkeller Peter Pale and Mary
– Produto: American Pale Ale
– Nacionalidade: Dinamarca
– Graduação alcoólica: 4,6%
– Nota: 3,31/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.