Boteco: Da Argentina, Cerveza La Loggia

por Marcelo Costa

Fundada em 2004 em Olivos, na grande Buenos Aires, a La Loggia, vem chamando a atenção com boas cervejas que vem se destacando em festivais. São uma medalha de bronze no Chile Beer Cup 2013 e quatro de prata (duas no South Beer Cup, 2011 e 2012, e duas na Copa Cervezas de América, 2011 e 2012). No cardápio da casa, cinco estilos: Pilsen (6%), Porter (6%), Irish Red (8%), IPA (7%) e Imperial Stout, com 11%. Abaixo três garrafas que consegui trazer na mala de uma viagem para Buenos Aires.

Abrindo o trio da La Loggia com a American IPA dos argentinos, uma cerveja de coloração âmbar caramelada e creme bege de boa formação e media alta permanência. No nariz, lúpulo, lúpulo e mais lúpulo, puxando para o herbal com um leve toque cítrico (maracujá). Há muita sugestão de resina e uma leve percepção de caramelo derivado do malte tostado. Na boca, o amargor é assertivo e envolvente valorizando a característica herbal percebida no aroma, em algo que se desdobra como chá amargo. Felizmente, a intensa sugestão de resina presente no nariz baixa a guarda no aroma e abre espaço para notas cítricas (maracujá e laranja) e maior presença de caramelo. O final, no entanto, reforça a característica norte-americana desta IPA argentina, com amargor potente, presença de resina e leve caramelo. No retrogosto, mais resina, mais amargor e leve cítrico. Interessante.

A Irish Red dos argentinos traz uma cacetada de álcool (8%) amaciada pela doçura do malte de caramelo levemente tostado. De coloração âmbar caramelada e creme levemente bege de ótima formação e curta permanência, a La Loggia Irish Red apresenta um aroma intensamente maltado, com muito mel e caramelo além de interessante sugestão de vinho do Porto e frutas escuras e vermelhas (maçã, cereja e amora). Há, ainda, leve amadeirado. Num primeiro momento, a complexidade aromática se dissipa na boca devido a uma acidez pronunciada (derivada de levedura), que, turbinada pelos 8% de álcool, que acrescentam picância, remete a cidra. Com calma, porém, é possível perceber os traços frutados do conjunto, que provoca o bebedor. Não é boa de drinkabilty, pelo contrário, pede calma na degustação. O final é terroso, maltado e frutado. No retrogosto, acidez, caramelo e pimenta do reino. Bem boa.

Fechando o trio, a La Loggia Imperial Stout, uma porrada de 11% de álcool que foi engarrafada em setembro, e, segundo o rótulo, seria melhor se fosse aberta em setembro… de 2016. Como você já deve ter percebido pela foto, era uma vez. De coloração preta intensa e creme bege de boa formação e média alta permanência, a La Loggia Imperial Stout apresenta um perfil aromático tradicional do estilo, com muitas notas derivadas do malte torrado: bastante café, algo de cacau, baunilha, chocolate amargo e leve defumado. Os 11% de álcool não são facilmente perceptíveis, o que merece aplausos. Na boca, repete-se a sensação passada pela Irish Red, com o paladar não traduzindo com eficiência o que o aroma adianta. Ainda assim, o conjunto é interessante, com doçura de chocolate amargo e amargor de café e álcool. O final é achocolatado e alcoólico. No retrogosto, calor, chocolate e amargor suave.

Balanço
A La Loggia IPA é fiel seguidora da escola norte-americana, embora traga uma característica herbal que me soou bem interessante, ainda que não apaixonante. Mesmo assim, muito boa. A Irish Red surpreende pelo álcool e por um perfil frutado provocativo. Não é para se beber rapidamente, pelo contrário, o conjunto pede atenção. Vale aceitar. Fechando o trio, a Imperial Stout da La Loggia foi a melhor do conjunto, mas senti que faltou profundidade. O aroma adianta algo que o paladar não consegue alcançar. Ainda assim, uma cerveja a se provar (e se guardar). Quem sabe dois anos depois ela não cumpra as expectativas.

La Loggia IPA
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Argentina
– Graduação alcoólica: 7%
– Nota: 3,10/5
Preço pago em Buenos Aires: 48 pesos

La Loggia Irish Red
– Produto: Irish Ale
– Nacionalidade: Argentina
– Graduação alcoólica: 8%
– Nota: 3,12/5
Preço pago em Buenos Aires: 48 pesos

La Loggia Imperial Stout
– Produto: Russian Imperial Stout
– Nacionalidade: Argentina
– Graduação alcoólica: 11%
– Nota: 3,16/5
Preço pago em Buenos Aires: 48 pesos

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *