Boteco: Três cervejas da Southern Tier Brewery

southern.jpg

por Marcelo Costa

Em atividade desde 2002 em Lakewood, Nova York, a Southern Tier Brewery cresceu bastante nos últimos 11 anos e hoje exporta suas cervejas para Austrália, Dinamarca, Japão, Filipinas, Singapura e Reino Unido, além de vários estados norte-americanos e, agora, Brasil, que está recebendo 12 das mais de 30 cervejas que os novaiorquinos produzem: 2x Stout (Double Milk Stout), Robust Porter, Live (Pale Ale), Eurotrash Pilz (Pilsner Lager), 422 (Pale Wheat Ale), IPA, Phin & Matt’s, 2 X IPA, Un-Earthly (Imperial IPA), Iniquity (imperial black ale), Back-Burner (barley wine) e Choklat (imperial stout com chocolate). Numa primeira impressão através da análise de três rótulos (Live, 2x Stout e IPA), o trabalho da Southern Tier Brewery parece muito próximo da Sixpoint Brewery, no que tange a valorizar o malte junto com o lúpulo (boa parte das jovens cervejarias norte-americanas optam por valorizar apenas o segundo) resultando em cervejas saborosas, agradáveis e interessantes. Abaixo, conheça a Live, 2x Stout e IPA.

southern1.jpg

Para produzir a Southern Tier Live, o pessoal de Lakewood criou uma rotina de produção que busca manter a cerveja o mais viva possível até chegar ao copo do cliente – incluindo adição de levedura pouco antes do engarrafamento, para uma segunda fermentação (para valorizar o caráter vivo da cerveja, o setor de publicidade da Southern Tier utilizou tickets de shows na embalagem). O resultado é uma ótima American Pale Ale numa receita que utiliza quatro tipos de malte e quatro de lúpulos. De coloração âmbar e espuma de ótima formação e média permanência, a Southern Tier Live destaca no aroma agradável uma boa pegada de lúpulos aromáticos distribuindo suaves notas florais, herbais (pinheiro) e cítricas. O paladar é simples e saboroso: no primeiro ataque, os lúpulos destacam amargor e cítrico, que logo são encobertos por uma fina camada de doçura proveniente do malte, equilibrando o conjunto – e refrescando o bebedor. O final é absolutamente seco e o retrogosto levemente cítrico e floral, valorizando uma belíssima session beer, simples, refrescante e deliciosa.

southern2.jpg

Já a Southern Tier India Pale Ale, assim como a anterior, também recebe quatro tipos de lúpulo e quatro de malte na receita e o resultado é interessante porque soa bastante equilibrado – ao contrário de várias outras cervejarias norte-americanas, que ao enveredar pelo estilo, apostam no excesso. De coloração âmbar brilhante e creme de boa formação e permanência, a Southern Tier IPA surpreende por ser quase uma versão suave de uma IPA, tanto no aroma quanto no paladar. No aroma, excelente, notas florais, cítricas e herbais (pinheiro) com leve sugestão de trigo, frutas (pêssego), resina e de caramelo. Há, inclusive, uma leve sensação de Lager nessa IPA, o que é bastante fora do estilo, e chama a atenção. Quem espera uma porrada de amargor no paladar irá se decepcionar, pois a Southern Tier opta por balancear o conjunto, que começa amargo e cítrico e, na sequencia, recebe uma camada de malte, que equilibra a receita. O final é seco e o retrogosto levemente maltado e amargo fazendo com que essa Southern Tier IPA soe uma versão mais rebuscada da Live. Bem interessante.

southern3.jpg

Fechando o trio, a Southern Tier 2X Stout é uma double milk stout deliciosa de 7,5% de álcool, que utiliza duas variedades de lúpulos e três de malte na receita, contando, ainda, com lactose. No site oficial eles relembram a história do estilo: Milk Stouts são tão nutritivas que um anuncio em 1900 dizia: “Ideal para mães que amamentam, para saudáveis, doentes e trabalhadores”. De coloração preta e creme bege de majestosa formação e alta permanência, a Southern Tier 2X Stout traz no aroma notas que remetem a baunilha, café torrado, chocolate, aveia e leite. Há também algo de amêndoas e caramelo. No paladar, a textura é cremosa e aveludada enquanto o corpo é médio. O primeiro ataque é bastante adocicado, com sugestão de baunilha, chocolate e caramelo. O suave amargor não é proveniente do lúpulo, mas sim do malte torrado. A sensação, como uma boa milk stout, é de estar um delicioso cappuccino alcoólico. Tanto o final quanto o retrogosto reforçam o percurso com bastante sugestão de café, chocolate e leite. Quero uma caixa!

Southern Tier Live
– Produto: German Pale
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 5,5%
– Nota: 3,53/5

Southern Tier IPA
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 7,3%
– Nota: 3,51/5

Southern Tier 2X Stout
– Produto: Sweet Stout
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 7,5%
– Nota: 3,65/5

southern4.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.