Boteco: Duas cervejas da Lakefront Brewery

lakefront.jpg

por Marcelo Costa

A Lakefront Brewery foi fundada pelos irmãos Russ e Jim Klisch em 1987, e hoje é maior micro cervejaria de Milwaukee, Wisconsin, um orgulho da cidade, que premiou a cervejaria com a certificação Green Travel Wisconsin, concedida para empresas que tem relação com o turismo e conseguiram reduzir seu impacto ambiental por meio de melhorias operacionais. Na história da Lakefront, várias vezes os irmãos Klisch sairam na frente inovando no mercado norte-americano, e investiram muita na cidade criando parcerias com agricultores locais, que começaram a produzir lúpulo e malte organicos para as receitas da casa. No total, a Lakefront Brewery tem 14 rótulos que circulam o ano todo, sete rótulos sazonais, três organicos, um gluten free e nove cervejas lançadas em edições limitadas (a melhor rankeada no Ratebeer é a Lakefront 25th Anniversary Series #01 – Imperial Stout). Dois rótulos da Lakefront Brewery chegaram ao Brasil – Lakefront IPA e Lakefront Fixed Gear – em garrafas de 355 ml e com preços entre R$ 17 e R$ 20. Vale ficar atento a elas: as duas são muito boas.

fixed.jpg

A Lakefront Fixed Gear é uma Amber Ale que une lúpulos Chinook e Cascade com malte Two-Row Pale e Dark Caramel resultando num liquido de cor âmbar alaranjado, de boa espuma, em formação e permanência. No aroma, a força dos lúpulos cítricos se une ao intenso malte de caramelo criando um conjunto bastante interessante que destaca notas frutadas (laranja, acerola, maracujá) e adocicadas (caramelo, açúcar mascavo), com leve sugestão de resina, madeira e pão. Apesar da alta taxa de IBU (54), o amargor é menos intenso do que o esperado, cortesia do adocicado do malte, que equilibra a percepção com maestria. As notas cítricas (maracujá) se juntam ao caramelado proveniente do malte criando um conjunto admirável, nem tão amargo, nem tão doce, que acaba, por fim, soando saboroso e, ao mesmo tempo, refrescante. O final replica tudo aquilo que o primeiro toque defende: equilíbrio em notas frutadas, amargas e adocicadas. Já o retrogosto é amarrado por um leve e insistente cítrico. Excelente

ipa.jpg

A Lakefront IPA segue o alto padrão das India Pale Ale norte-americanas, com toneladas de lúpulo Cascade e Chinook criando um aroma incomparável com uma taxa de amargar até baixa para o estilo (IBU 40). De coloração alaranjada e creme branco de bela formação e alta permanência, a Lakefront IPA traz no aroma notas florais e cítricas intensas e apaixonantes, com sugestão de maracujá, casca de laranja, manga, acerola e pêssego. O malte levemente tostado distribui notas adocicadas que remetem a caramelo e algo de resina. Só o aroma já bastaria para recomendar a Lakefront IPA, mas o paladar cumpre a alta expectativa criada pelo olfato exibindo um majestoso equilíbrio entre o amargor cítrico dos lúpulos com o adocicado caramelado do malte. Nada parece fora do lugar, e ainda assim é possível perceber o cítrico frutado (maracujá, toranja, manga) que, envolvido pelo melaço de malte, cria um amargor adocicado, agridoce (ou, como dizem os europeus, bittersweet). O final é suavemente cítrico (e menos amargo que a Fixed Gear), e permanece marcante no retrogosto. Belíssima.

fixed1.jpg

Lakefront Fixed Gear
– Produto: American Amber Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 3,86/5

Lakefront IPA
– Produto: India Pale Ale
– Nacionalidade: Estados Unidos
– Graduação alcoólica: 7%
– Nota: 3,95/5

fixed2.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.