Boteco: da Espanha, Cerveses La Gardènia

rosita1.jpg

por Marcelo Costa

Novíssima cervejaria artesanal catalã situada em Alcover, cidade de pouco mais de 5 mil habitantes perto de Reus, um dos aeroportos que abastece Barcelona, a Cerveses La Gardènia já colocou no mercado cerca de seis rótulos da linha Rosita (D’Ivori, Original, Negra Amb Avellanes D’alcover, Picant, Voll e Blue – apenas as quatro primeiras chegaram ao Brasil, por enquanto) e um da linha Carmen (Ecológica). Vendidas em garrafas de 330 ml com preços entre R$ 7 e R$ 14, a produção da Cerveses La Gardènia é uma ótima surpresa que destaca, em boa parte de seus rótulos, a levedura, o que de certa forma a aproxima dos chilenos da Szot (mais ariscos) e dos mexicanos da Calavera (mais comportados), num interessante movimento latino. Vale acompanhar essas três cervejarias. Abaixo, alguns rótulos da La Gardènia.

rosita2.jpg

Abrindo os trabalhos com a Rosita d’Ivori, uma interessante witibier, que se diferencia de outros do estilo pela cor (dourado bastante próximo ao de uma lager tradicional) e pelo creme de baixa permanência e praticamente nenhuma persistência. No aroma, notas bastante discretas de malte (trigo, pão) e levedura (com percepção levíssima de cítrico). No paladar, a casca de laranja inclusa na receita se faz presente com um leve toque adocicado, cortesia do syrup. Há percepção floral e de especiarias. No conjunto é uma cerveja bastante leve e refrescante. Uma leve acidez marca o final e o retrogosto é levemente maltado. Se encara-la como uma lager, ganha pontos. Se coloca-la no território das witibier, ela perde terreno.

rosita3.jpg

Diferente da Rosita d’Ivori, a blond ale Rosita Original (também dourada) exibe uma bela formação de espuma, mas de pouca permanência. No aroma, a acidez derivada da levedura (colocada na segunda refermentação da cerveja) domina a atenção, mas com calma é possível perceber um adocicado proveniente do mel incluso na receita, o malte (desprendendo-se em notas de trigo e pão) e alguma coisa de especiarias. No paladar, a leveza volta a ser o destaque em um conjunto que privilegia o equilíbrio entre amargor e adocicado, com acidez da levedura inclusa no pacote – com destaque. O final refrescante destaca tanto o adocicado do malte quanto a acidez da levedura, mas o retrogosto valoriza apenas o primeiro. Boa cerveja.

rosita4.jpg

A Rosita Negra Amb Avellanes D’alcover é uma Porter com Avelã em sua receita – além de quatro tipos diferentes de malte. Na taça, um liquido de cor negra apresenta uma abundante formação de espuma, que, assim como as Rositas anteriores, de pouca permanência. No aroma, as notas clássicas derivadas de malte torrado batem ponto (café, chocolate) com a avelã muito bem inserida. No paladar bastante leve, o malte torrado volta a se destacar remetendo a café, mais precisamente a cappuccino, com a percepção de chocolate e a inserção de avelã equilibrando a proposta. O final é levemente seco, com notas adocicadas aqui e ali, e o retrogosto é puro malte torrado. Uma delicia.

carmen.jpg

Fechando o pacote, a Carmen Ecológica é uma blond ale feita apenas com produtos orgânicos. Na taça, um liquido levemente turvo e cor dourado exibe uma espuma padrão Cervezas La Gardenia: formação média, permanência baixa. Porém, assim como nas anteriores, a força da levedura confere ao conjunto uma característica ácida já no aroma, bastante cítrico, maltado (remetendo a pão e trigo) e levemente floral e herbal. No paladar, a acidez surge em primeiro plano cirando borbulhas sobre a língua. Após o estranhamento, o malte bate ponto revelando algo de trigo e pão que, de certa forma, contrabalanceiam a experiência, ainda que o domínio seja completo da levedura, tanto no final quanto no retrogosto intenso.

Rosita d’Ivori
– Produto: Witibier
– Nacionalidade: Espanha
– Graduação alcoólica: 4,5%
– Nota: 2,55/5

Rosita Original
– Produto: Blond Ale
– Nacionalidade: Espanha
– Graduação alcoólica: 5,5%
– Nota: 2,59/5

Rosita Negra Amb Avellanes D’alcover
– Produto: Porter com Avelã
– Nacionalidade: Espanha
– Graduação alcoólica: 6%
– Nota: 2,95/5

Carmen Ecológica
– Produto: Blond Ale Orgânica
– Nacionalidade: Espanha
– Graduação alcoólica: 5%
– Nota: 2,71/5

rositas.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.