Blog do Editor: Michael Jackson, 1958 / 2009

por Mac

Sabe qual foi a primeira coisa que Michael disse ao chegar no céu?

– Onde está o menino Jesus?

Alguém responde:

– Está com a Madonna…

*******

Três respostas rápidas para um jornal de Fortaleza:

Por que o Michael Jackson foi tão importante?
Michael Jackson, assim como Madonna, são talvez os últimos grandes ícones da música nos últimos 30 anos. Os anos 90 tiveram Axl Rose e Kurt Cobain (e outros menos cotados), mas Michael conseguiu atrair a atenção de muito mais pessoas durante muito mais tempo. É praticamente impossível escrever qualquer coisa que seja da primeira metade dos anos 80 sem esbarrar na figura dele. E ele acabou virando personagem de si mesmo, algo que alimenta e muito o mito, o imaginário popular. Ele foi mais um daqueles artistas que cresceram na frente do público.

O que ele deixa para a música pop?
Um enorme vazio. O fato dele ter esgotado 50 apresentações mostra o quanto a música pop ainda era reverente ao mito. E com a mudança de cenário, difícil imaginar o surgimento de um outro Michael. Quem vai vender 30 milhões de discos, se as vendas só despencam mês a mês? Michael é o símbolo de um dos últimos momentos da era de ouro da música pop.

É possível existir outro fenômeno como MJ ou ele é um ícone como Elvis, John Lennon?
É muito difícil, mas não impossível. Kurt Cobain foi um desses. Talvez Bono o seja. Sobre essa novíssima geração, quem sabe. Em nosso intimo fica difícil imaginar que alguém possa igualar gente como Michael Jackson, John Lennon e Elvis Presley. Eles são ícones. Eles estão ai faz tanto tempo que parece que sempre existiram.

Ao som de Beat It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.