Blog do Editor: Kassab x Marta

por Mac

Sinceramente, fiquei surpreso com o resultado das urnas neste primeiro turno. Kassab conseguiu conquistar o público e Marta, além do adversário direto, tem que lutar com a imagem negativa que ela desenhou de si mesma. De cara, Kassab sai como favorito, mas muita coisa pode acontecer nas próximas semanas. Meu colégio eleitoral ainda é em Taubaté, mas se fosse aqui em São Paulo eu teria votado na Soninha no primeiro turno, e na Marta no segundo.

Algo contra o Kassab? Nada. Mesmo. Como definiu minha querida cunhada, Kassab (assim como o PFL/DEM) tem um perfil de zelador: ela mantém a cidade limpa,  faz o PSIU trabalhar, fecha casas noturnas e tudo mais que faz da cidade um lugar menos pior. O problema, porém, é que não espero coisas grandes de Kassab, atos que realmente mudem o rumo de uma cidade tão machucada e maltratada como São Paulo.

A criação do bilhete único pelo governo da Marta, por exemplo, é algo de uma importância social imensa, que ajudou milhões de pessoas que dependiam do transporte público, e gastavam boa parte do salário indo e vindo do trabalho. Sua criação é algo grandioso, um ato para se elogiar mesmo. Sinto falta de coisas assim no governo Kassab, mas, sinceramente, ele não me incomoda. Sò acho que vamos evoluir pouco em seus quatro anos de mandato.

O maior problema de São Paulo hoje é o trânsito, algo que afeta todos os paulistanos, dos mais ricos aos mais pobres. O que me impressionou no tour europeu de julho e agosto foi a perfeita funcionalidade do transporte público em cidades como Madri, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Paris e Londres. Todo o centro expandido destas cidades é abraçado por linhas de metrô e trem (e claro, ônibus) que deixam a pessoa em casa sem grande dificuldade e transtornos. Enquanto isso, em São Paulo, o Metrô prevê uma estação nova por ano (!!!) numa linha que ainda deixa a desejar.

Bem, lidar com o trânsito é uma tarefa para o novo prefeito, quem quer que ele seja. Temos três debates quentes (Record, Band e Globo) nas próximas semanas que vão dar o tom dessa campanha final. Marta não costuma ir bem em debates. Kassab conquistou o público e é preciso tirar o chapéu a ele por enfrentar Alckmin como enfrentou. Agora, será que dá José Serra em 2010 mesmo? Posso bancar a Regina Duarte?: “Tenho medo”. :)

Ps. E o Gabeira no Rio, hein? Não posso dar pitacos profundos, mas vários amigos cariocas de confiança ficaram felizes com o resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.