Cinema: “Downton Abbey II: Uma Nova Era”, de Simon Curtis, é como um reencontro entre amigos para os fãs da série

texto de Renan Guerra

“Downton Abbey” (2010/2015), série inglesa produzida pela ITV, teve seis temporadas de sucesso e conquistou fãs diversos, que iam desde a ex-presidente Dilma Rousseff até a família real inglesa, passando por nomes díspares como P. Diddy, Michelle Obama e Hillary Clinton – diz a lenda que na época da transmissão esse era “o passatempo” dos Rolling Stones após os ensaios. O sucesso da série que acompanha uma rica família aristocrata inglesa e seus funcionários foi tanto que a história ganhou os cinemas em 2019, com “Downton Abbey”, de Michael Engler.

Criada por Julian Fellows, o mesmo responsável pela ótima “The Gilded Age” (2022), “Downton Abbey” ganha agora mais um capítulo nos cinemas: “Downton Abbey II: Uma Nova Era” (2022), com direção de Simon Curtis e com o roteiro novamente assinado por Fellows. A ideia de uma sequência cinematográfica já estava prevista desde o lançamento do primeiro filme, tanto que Fellows finalizou o roteiro de “Uma Nova Era” logo após o encerramento do texto da primeira temporada de “The Gilded Age”. Em função da pandemia de coronavírus, as gravações do filme foram adiadas e só começaram para valer em 2021, após todo o elenco estar vacinado.

E a boa notícia para os fãs é que todo o elenco principal da série retorna para o novo filme, incluindo a dama Maggie Smith. Para além disso, o filme todo é um deleite para os apaixonados por Downton, pois funciona basicamente como um reencontro entre amigos, é como rever entes queridos depois de um tempo distante, onde descobrimos o que eles têm feito, como andam de saúde e quais os planos para o futuro. E nesse caso aqui, descobrimos alguns segredos!

“Downton Abbey II: Uma Nova Era” se desenrola a partir de dois eixos: Lady Grantham (Maggie Smith) descobre que herdou uma ilha no sul da França, por isso uma comitiva, encabeçada por Robert (Hugh Bonneville) e Cora (Elizabeth McGovern), viaja para conhecer as novas terras da família. Enquanto isso, em Downton, Lady Mary (Michelle Dockery) recebe uma equipe de filmagens para a produção de um longa-metragem que terá como cenário a propriedade da família. Com isso, conhecemos novos personagens: o sedutor Guy Dexter (Dominic West), a indomável atriz Myrna (Laura Haddock) e o cineasta Jack Barber (Hugh Dancy).

Na prática, o filme funciona como um longo episódio, como aqueles episódios especiais que tinham entre temporadas da série. Não há novidade ou grandes mudanças no universo de “Downton Abbey”, porém o que há é um espaço de conforto, em que retornamos a esses cenários com o respeito e o cuidado que a série merece. É bonito de ver a consistência que os personagens possuem e como o seu desenvolvimento segue muito bem construído nas mãos de Fellows. Um exemplo claro é a figura do mordomo Mr. Carson, que brilha em uma interpretação sempre genial de Jim Carter: engraçado, o personagem cria esse contraponto entre a rigidez inglesa e o flanar do sul da França.

As questões clássicas de “Downton Abbey” seguem aqui: as histórias dos ricos, da parte de cima da propriedade, e os dramas e romances dos funcionários, a parte debaixo da propriedade. Histórias que ficaram em aberto no primeiro filme acabam ganhando desfecho e alguns personagens têm suas vidas modificadas nessa nova história. Aliás, há algumas boas mudanças que acontecem aqui e deixam em dúvida a possibilidade de existir um terceiro filme – seria esse o capítulo final de “Downton Abbey”?

De todo modo, “Downton Abbey II: Uma Nova Era” é um novelão no cinema, são cerca de 2 horas de emoções, risadas e lágrimas, tudo isso com uma interessante homenagem ao cinema clássico, representado aqui pela transição do cinema mudo para o cinema falado. Para os fãs da série, esse é um filme imperdível: prepare o lencinho e corra para o cinema!

– Renan Guerra é jornalista e escreve para o Scream & Yell desde 2014. Faz parte do Podcast Vamos Falar Sobre Música e colabora com o Monkeybuzz e a Revista Balaclava

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.