Ao vivo: Caetano Veloso se entrega de braços abertos em show da turnê “Zii e Zie” em São Paulo

Texto e fotos por Marcelo Costa

Assim que a cortina se levanta, e a bandaCê sai correndo a 100 por hora com “Cole na Corda”, de Psirico, que serve como introdução de “A Voz do Morto” (que ainda teria citações de “Tem Que Ser Viola” e “Kuduro”, de Fantasmão), a estética da nova fase musical de Caetano Veloso é escancarada. No fundo do palco, uma asa delta. Sobre ela, um telão. À frente, um trio instrumental afiado que apresenta pela primeira vez aos paulistanos o repertório de seu novo álbum, “Zii e Zie” (“Tios e Tias” em italiano), um disco de quase sambas tocados com pegada rock.

O rock que serviu como mantra para exorcizar um tempestuoso fim de relacionamento agora embala algo que Caetano define como transamba, em que (a dor d)o compositor deixa de ser o foco para transformar-se em observador do mundo. Um tio ou uma tia, como queiram, que olha os meninos de rua na Lapa, as meninas da ria em Lisboa, as garotas pretas de biquíni amarelo na areia do Leblon, a chuva num canto de praia no fim da manhã. Nada melhor que focar no externo quando o interno, o âmago, está completamente perdido.

Não à toa, no extenso núcleo de canções de “Zii e Zie” que compõe o novo show de Caetano (das treze faixas, só “Ingenuidade” e “Diferentemente” ficaram de fora), o clima é de desolação e perdição. Na bonita “Sem Cais”, segunda música do show, ele confessa estar com medo, e valoriza o desenho do palco entregando-se ao público de braços abertos, algo que repetirá em mais da metade da noite como um Cristo Redentor, como se estivesse dizendo “estou entregue, dado”, pedindo um carinho, preferindo-se ser levado a ficar sozinho e perdido.

O show é impecável no quesito instrumental. Ao eletrizar o samba com solos geniais, o trio formado pelo guitarrista Pedro Sá, pelo baterista Marcelo Callado e pelo baixista e tecladista Ricardo Dias Gomes aproxima Caetano Veloso de Romulo Fróes, outro compositor entregue a uma banda de acentuação roqueira, e o resultado só não é mais arrebatador porque as letras de “Zii e Zie” não convidam a contemplação, muito menos impressionam – na verdade elas até cansam. Caetano recheia os temas com alusões a sexo, sujeira, solidão, algo brutal que (quase) funciona em números como “Perdeu”, “A Cor Amarela” e “Falso Leblon”, e faz rir de bobagens como “Lobão Tem Razão”, “Tarado Ni Você” e da terrível interpretação em falsete de “Por Quem?”.

Desta forma, o show se divide categoricamente em dois: as canções (quase todas clássicas) pescadas do baú e que ganham nova roupagem com a bandaCê e as novas músicas que mostram um instrumental afiado, e letras nem tanto. Uma cordilheira separa “Maria Bethânia”, “Irene”, a sensacional versão de “Não identificado”, “Eu Sou Neguinha” e até mesmo a recente “Odeio” de coisas como “Lapa” e “Base de Guantánamo”. Caetano sobrevoa de asa delta (e leva o público consigo) sobre os dois lados deste repertório, e o público o aplaude timidamente (mais por obrigação que desejo).

Às vezes a noite fica confusa, como quando Caetano se veste de fina estampa e interpreta Gardel (“Volver”), ou recupera “Aquele Frevo Axé”, gravada por Gal Costa, o único momento banquinho e violão da noite. São pequenos flashs de pluralidade que ousam quebrar a frágil unidade do espetáculo, como se Caetano batesse no ombro do cara ao lado e dissesse: “Eu posso fazer isso também”. Ele sabe que pode fazer o que quiser, e só essa (pretensa) segurança permite avalizar que ele sabe que está perdido, e que o show “Zii e Zie” exterioriza exatamente isso.

Para o bis, o clássico de João Bosco e Aldir Blanc “Incompatibilidade de Gênios”, retorna em roupagem quase rap, a parceria com Jorge Mautner “Manjar de Reis” sugere samba, “Três Travestis” (canção de 1977 que Caetano compôs para Ney Matogrosso gravar, mas que acabou registrada por Zezé Motta e foi recuperada pelo compositor após o escândalo envolvendo o jogador Ronaldo com travestis no Rio de Janeiro) coloca o bloco na avenida e, por fim, “Força Estranha”, com direito a saudação a Roberto Carlos, que encanta.

Pode se dizer o que quiser de Caetano, menos que ele cochile sobre sua obra (em progresso). Apesar de frágil, o show “Zii e Zie” é um retrato nublado do momento atual do compositor, que permite a presença na platéia de jovens com camisetas do Sonic Youth e Queens of The Stone Age e serve como um disfarce para a solidão enquanto a próxima alegria não o abraça. Ele dá voz ao morto que vive dentro de si mesmo – e saúda Paulinho da Viola, Psirico e Fantasmão – permitindo que este tenha (ainda) um pouquinho da falsa alegria do carnaval e foca seu olhar no presente, no agora, no tempo que não para, e que nunca envelhece. Melhor não pensar no futuro. Por enquanto.

Leia também:
– Caetano Veloso ao vivo em São Paulo, 2004, por Marcelo Costa (aqui)
– “Cê”, de Caetano Veloso, por Marcelo Costa (aqui)

15 thoughts on “Ao vivo: Caetano Veloso se entrega de braços abertos em show da turnê “Zii e Zie” em São Paulo

  1. Bacana, Marcelo, que não caíste na tentação jornalística paulistana de ser de detonar Caetano Veloso de graça. Foi um texto equilibrado. Isso é raro atualmente.

  2. O Caetano passou recentemente com esse show aqui por belem, pena que nao deu para ir, pois gostei bem dos ultimos dois discos, apesar de concordar que algumas canções sao bem fraquinhas.

  3. olha, dizer que ‘por quem’ é “terrivelmente interpretada” é muito engraçado… que exigências se têm como base e norte para tal afirmação?

    é uma das canções, ou talvez a canção de que mais goste no disco, um tipo de canção que não se vê todos os dias por aí… sugiro que você procure um vídeo de Caetano a tocando somente com voz e violão, você vai achá-la muito mais “terrivelmente interpretada”.

    abraços…

  4. Rennó, Caetano optou por uma interpretação em falsete (que ele raramente usa) e que ao meu ver ficou extremamente desagrádavel ao vivo. Não sei se você estava presente no show, e no show ela é “terrivelmente interpretada”, pois uma coisa é fazer falsete em estúdio, trata-lo, e coloca-lo no álbum, e outra é fazer ao vivo. Não que em estúdio seja a oitava maravilha, mas não soa tão agressivamente ruim como em show. Acho interessante ser uma das canções que você mais goste, o que mostra que a pluralidade de um trabalho sempre encontra respaldo (o que permite, até, que pessoas gostem do último disco do Titãs, apesar de todos os pesares). Acho positivo, o que não quer dizer que mudo de opinião em relação à música. Obrigado pela indicação do vídeo, porém, vou procurar por “Incompatilidade de Gênios”, que cresce no show em relação a versão do álbum. Abraço

  5. tenho que esperar o show chegar em Recife… mas sempre penso que dentro da crítica a apreciação e análise perpassa por caminhos demasiados subjetivos… não poderia deixar de ser outro jeito… trata-se de arte afinal… e que se sigam outras críticas…

    abraços…

  6. Concordo plenamente, Rennó! Por isso a crítica tem que ser assinada. Para que o leitor saiba que é uma opinião de uma pessoa. Partindo deste ponto, se você conhece bem os textos da pessoa, passa a fazer cada vez mais leituras aprofundadas sobre o fragmento de realidade do objeto discutido. Sempre brinco com amigos que existem alguns críticos de cinema que se falam mal de um filme, eu vou gostar (risos). Pois nosso modo de ver cinema é diferente. É um assunto bem interessante este. Grande abraço e espero que o show chegue a Recife logo!

  7. O Caetano Veloso me reconquistou com duas músicas: “Odeio” e “Rocks”. Antes, eu só conseguia ouvir as músicas que ele gravou com o Lanny Gordin e olhe lá. É um enorme prazer ver um artista de sucesso renovando seu trabalho desse jeito.

  8. “Nada melhor que focar no externo quando o interno, o âmago, está completamente perdido.”
    “pedindo um carinho, preferindo-se ser levado a ficar sozinho e perdido.”
    “e o público o aplaude timidamente (mais por obrigação que desejo).”
    “Ele sabe que pode fazer o que quiser, e só essa (pretensa) segurança permite avalizar que ele sabe que está perdido, e que o show “Zii e Zie” exterioriza exatamente isso.”
    “…serve como um disfarce para a solidão enquanto a próxima alegria não o abraça. Ele dá voz ao morto que vive dentro de si mesmo ”

    Acho que você foi bondoso (não bonzinho!) . Como quem respeita um cara que já foi fodão e não é mais. Chegou a dar uma tristeza.Mas há muito que deixei de gostar do Caetano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.