Três CDs: Marcelo Camelo, Capital Inicial e Leo Jaime

por Marcelo Costa

“Sou/Nós”, Marcelo Camelo (Sony&BMG)
O ex-Los Hermanos continua pregando em sua estréia solo o tom calmo que marcou parte do disco “4”, canto de cisne de sua ex-banda. Ele clona um Chico Buarque aqui (“Copacabana” é safra 66), faz bossinhas ali e acolá, arrisca um soft rock (“Mais Tarde”) e conta com a presença da fofa Mallu Magalhães – que desafina horrores em “Janta”, mas convence. O carimbó “Menina Bordada” e a bela introdução de “Liberdade” (na sanfona marcante de Dominguinhos) brilham num disco que, por fim, é chaaaaato demais.

Nota: 5

“Multishow ao Vivo”, Capital Inicial (Sony&BMG)
Este registro mega (gravado na Esplanada dos Ministérios no dia do aniversário de Brasília) prova que o tempo passou e, quem diria, o Capital se transformou na maior banda do país, a única “das antigas” que ainda cria material novo e não sobrevive (só) do passado. Entre hits velhos (“Independência”), novos (“Eu Nunca Disse Adeus”, umas das mais festejadas, é de 2007) e covers (Raimundos/Legião), “Dançando com a Lua”, uma inédita de sotaque emo que deve garantir mais alguns anos para o quarteto.

Nota: 7

“Interlúdio”, Leo Jaime (Som Livre)
Um dos maiores hitmakers da música pop nacional dos anos 80, Leo Jaime estava há 13 anos sem lançar disco novo. “Interlúdio” é irmão direto do reflexivo “Nada Mudou” (1986), disco subsequente a superexposição causada pelos megahits “A Vida Não Presta”, “As Sete Vampiras” e “A Fórmula do Amor”. É um disco sereno, cujo (eterno) romantismo (com um ar de deboche) dá o tom de parcerias com Leoni e Alvin L. e mantém afiada a veia pop em canções como “Se Ela Soubesse O Que Quer”, “Tudo” e “Fotografia”.

Nota: 8

57 thoughts on “Três CDs: Marcelo Camelo, Capital Inicial e Leo Jaime

  1. MARCELO COSTA….
    Pelo jeíto voce deve ser o exper da composição e da voz musical não?!!! E você acredita que nunca tinha tido a oportunidade de ouvir falar em seu nome!? Porque pra uma pessoa criticar assim,voce deve no mínimo fazer muuuito melhor!!!…ou caso não saiba ou saiba , ou melhor ainda, não faça ou faça, existe aquele ditado antiiiigo mais sempre cabível, principalmente no seu caso: “Já que não ajuda, então não atrapalhe!!!”

    Abs e espero ouvir falar muuuito do seu talvez, porque ainda preciso descobrir, ótimo trabalho artístico.

  2. Capital com uma musica com sotaque emo????? to doida intão…

    E o que é isso de nota 7??? tá doido??? capital é 10 sempre… eu estive na gravação do DVD e foi o melhor dia da minha vida, uma energia incrivel… Capital é 10 sempre!!!

  3. Com a crítica do Camelo, eu concordo. Acho até que 5 é um pouco demais…
    Agora, Capital ,Inicial com 7 você exagerou. O show foi bom sim, mas as músicas que os caras escolheram. Tá bom que a idéia do cover foi boa…
    Mas você dar parabéns aos caras por eles não viverem das músicas das antigas…Prefiro ver bandas que vivem das antigas do que manchar su nome com novas músicas (no caso do capital, porcarias)
    Preferia ver o Capital tocando as músicas antigas, seria bem melhor

  4. pô meu vc só pode ser doido,7 pro Capital Inical?
    na boa vc ainda não assistiu direito o novo DVD,q pra lhe informar já eh disco de ouro.Ou não eh profissional o bastante para comentar sobre uma das maiores bandas de rock do país.pq não saber diferenciar rock de verdade com bandinhas emos…kkkkkk.desiste da profissão querido!!!!

  5. Ô, rapaz… Antes de fazer uma crítica, estude música e experimente escutar o CD primeiro. Até porque, pra começo de conversa, o nome da música é “Mais Tarde” e não “Mais Perto”. E carimbó (?) em “Menina Bordada”? Não, não é de se surpreender… Principalmente alguém que logo depois enaltece uma banda como o Capital Inicial.

  6. faaaala Mac!

    pô, cara,,, “tenha dó!” hahaha

    aí, sério isso? dos 8 comentários até agora aqui só um, UM, ao q parece [não está explícito todavia], é de uma fã “viúva loshermânica indignada”!!!,, tô decepcionado,, na boa, esperava um chororô maior aqui ,,, hehe

    cara, realmente, ou as coisas estão mudando, ou seja, as pessoas estão mais civilizadas [aham] ou então,,, esse disco deve ser mesmo muito do chaaaaato [ou até muito longe da expectativa das “viúvas”] pra nego não ter ganas de defendê-lo com toda foça do seu coração barbudo.

    será q os fãs antigos ‘puseram as barbas de molho’?,, duh, ok, chega. hahahaha

    vou te dizer q as canções postadas no myspace dele eu gostei. Mas não posso ainda afirmar com convicção q discordo de você totalmente porq não ouvi a bolacha inteira,,,, ainda não fiz ‘barba, cabelo e bigode’ dele. Ops!

    mas gostei mermo foi das músicas do outro barbudo com sua banda nova, little joy, aquela com o batera “braZileiro” do finado[?] shitrokes [não foi erro de digitação,, hehe].

    Achei q o Amarante tá fazendo um Julian Casablancas muito melhor que o original,, hahahaha

    “pelas barbas do profetaaaaa!!!!”

    ps: ah, e leo jaime é o cara!

  7. uhsahusahuashuuhahuhusahuashusahu
    tenho mais eh q rir depois de um comentário desses do CAPITAL viu,
    e quer saber, num vo fikar nem um poko surpreso e ver esse kra como um dos melhores editores daqui um tempo naum viu, esses kras q falam asneiras sao os q mais aparecem nesse país msm, Dançando com a lua tah bem longe de ser um punk rock q os kras faziam, mas tah muito mais ainda de ser comparada a uma banda EMO kra.

  8. o dia que voce souber alguma coisa de musica, escreva sobre!
    o dia que CI tiver alguma coisa de emo, sera o dia que babacas como voce comecaram a escrever criticas COERENTES, ou seja, NUNCA!

  9. Querido…se Capital tem sotaque emo…NxZero eh o q então, hein?!
    Capital naum precisa de uma música pra garantir uns aninho a mais na mídia…Capital ta sempre no auge por causa da sua história, suas músicas antigas e atuais q são sempre ótimas e de seus fãs que são mto fiéis…
    Presta atenção antes de fazer seus comentários!!!!

  10. a intenção do capital inicial, era reunir todas as musicas dos 25 anos de carreira, em um unico disco, que seria uma grande seleção deles, que mostra desde o inicio de sua carreira, até os dias de hoje!
    eu que sou fã de verdade, não fico dizendo que foi ruim, ou que ficou um simples cover, poxa, o cd tá perfeito, e mostra como que eles evoluiram com os 25 anos de carreira….

    e tem um cara aii falando que o som do cd é de péssima qualidade, aposto que ele comprou um cd pirata! APOSTO!
    rs

    e quanto ao emo, cara, fala sério…
    o dia que capital foi EMO, você é a minha vovozinha…

  11. “Dançando com a lua” sotaque emo?

    Pow cara, acho que você não esta pensando, muito menos escutando as músicas do capital, porque dizer que a música “DANÇANDO COM A LUA” é EMO…
    Você pra ser um jornalista, precisa pesquisar mais a banda Capital Inicial, pois eles mandam muito bem e não é essas bandinhas que nascem de um dia pro outro e fica fazendo sucesso, e em qualquer barreira ou desafio eles desistem de fazer o que fazem…

    Cuidado com o que diz…

  12. na boa, o que vc quis dizer com esse trecho:

    “dançando com a lua, uma musica com sotaque emo…”

    sem comentários… essa musica é uma das melhores do multishow ao vivo… emo é O %!@$&@#.. emo é essas bandinhas modinhas, como NX, FRESNO, STRIKE e coisas do genero…

    por favor mais respeito ao capital inicial, pois não há uma musica no repertorio deles que se possa ser entitulada como emo…”

  13. Se capital ta com sotaque emo… Nxzero e fresno são o que então? Dançando com a Lua nem é tudo isso, nem pro lado emo e nem acredito que vá garantir sucesso essa música!

  14. ”Dançando com a lua”= Emo? Rapaz, pensa antes de escrever besteira, sem brincadeira alguma, quero saber mais sobre você, um jornalista de verdade não fala asneira assim não. Esse seu comentário foi sem nenhum fundamento, não confunda uma das maiores, ou a maior banda de ROCK, ou no MÁXIMO, pop rock, com EMO. Chegou a escutar o disco ”Aborto Elétrico”? Se tivesse escutado, saberia que uma banda dessas nunca poderá ser comparada ao estilo musical de Fresno e NX Zero. PENSE antes de escrever bobagem.

  15. caríssimo marcelo,
    impressiona-me a superficialidade da sua análise sobre o disco do camelo. acho que o Camelo tem alguma importância na música pop brasileira e por isso justificava algo mais que 500 toques. afora isso – ou mesmo por causa disso, acho que falta um pouco mais de profundidade.
    além de “chato” ser um adjetivo um tanto questionável para uma leitura crítica, parece-me que falta uma escuta minimamente mais atenta. há uma série de nuances no novo trabalho do ex-hermano que, sim, justamente por não cair na frojoca juvenil do iê-iê-iê dançante, soa muito mais radical em termos de proposta artística.
    e em meio ao leviano oba-oba de juizos relampago sobre o trabalho do camelo (e mais ainda, sobre as três músicas do little joy, projeto do amarante), a sensação é essa: ficou faltando profundidade aí, meu caro.
    abraço,

    f.m.n.

  16. Capital Inicial não precisa de “sotaque emo” para sobreviver! Tdo isso nda mais eh do que fracassados que nunca conseguiram fazer sucesso com nenhuma música!

  17. Um crítico que erra nome de música não pode ser levado a sério. Sr vai estudar e produzir para o pais e para de cornetar o trabalho bom das outras pessoas que você ganha mais. Faça me o favor.

  18. Bom estou curioso para ouvir esses trabalhos, principalmento o do Léo Jaime, já que os trabalhos anteriores são legais. Quanto ao Marcelo camelo não posso criticar nem elogiar, pois ainda não ouvi nada dele solo, só aquela música do acústico do Sandy e Junior, que achei uma porcaria. Agora o Capital inicial é oportunista, por isso que eles estão na ativa até hoje, apesar de não curtir muito os últimos trabalhos dele sempre ouço as mais antigas.

  19. Olha eu tbm axo q de Emo nao tem nada, agora por nao ser uma musica punk rock é emo?
    Bem como vc disse pra menina, eu nao sou um expert, mas é minha opinião!
    Sai de SC com mais 13 pessoas pra poder assistir essa gravação e nao me arrependi nem um segundo, pois foi muito bom, a não ser os ridiculos invadindo o palco e quase estragando o show!
    Ah as musicas ineditas sao dançando com a lua e passos falsos tbm ta!
    E pode ficar tranquilo q nao é por uma musica q vai garantir “alguns anos” e sim o trabalho deles, pq os cara arrasam nos shows passando uma energia muito boa!
    Um abração

  20. Parabéns pelos comentários dos álbuns!!! Muito bons!!!

    Exceto pela parte do “emo” em “Dançando Com A Lua” do Capital Inicial… Não tenho preconceitos qunato ao EMOCORE.

    O EMOCORE é um estilo musical com pegada PUNK e com letras de emoções… Essa música não tem nem a pegada PUNK e nem a letra tão melosa assim não… É Rock/Pop!

    Obrigado!

  21. Não será mais uma música que garantirá mais alguns anos ao CI.
    Mas sim a capacidade e talento dos músicos.
    talento que pelo jeito falta pra vc pra escrever uma crítica medíocre dessas.
    =/
    cruzes!

  22. Posso lhe fazer uma pergunta …
    Voce , querido jornalista, tem algo contra Emo ? Preconceito ou algo do tipo ?
    Emo é uma doença ?
    Porque voces falam com tanta DISCRIMINAÇAO (sem exageros) .

    Nao sou EMO , mas nao tenho nada contra ao estilo músical de ninguem .
    De fato , nao concordo que CAPITAL tem algo parecido com Emo , nada a ver, falar isso de Capital é falta de conhecimento da banda . Mas é sua opiniao neh Sr . Polemica .

    Esta é minha opinoao sobre sua opiniao meia sem nexo , kkk (desculpe) .

    Abraços .

  23. Sinceramente… Tudo bem, você é crítico, está fazendo seu trabalho… Mas esqueceu de falar o porque da música ser emo. Afinal, que característica dela faz ser emo? A letra, a melodia…? Eu só queria saber o que você achou ruim nela, ou se o comentário foi só uma alfinetada… Eu só queria dizer aqui que o Capital não sobrevive só do passado, como você disse. Eles cantam “o passado” porque os fãs pedem. Senão eles relançariam músicas antigas como se fossem novas, não acha? O Capital tem carisma com o público. Se não agradou a você, vai agradar à alguém. Com sotaque emo ou não.

  24. Po dizer q o Capital está fazendo mesmo tipo de música q o Fresno e o NX é muita heresia .

    desculpa cara , mas vc já tentou comentar futebol, moda , culinária . porque musicalmente vc é um desastre

    Capital fazendo som emo hasshasauasassausas essa foi a piada do ano

  25. É rapaz, você consegue ser irônico, nada modesto e muito menos humilde. Acha mesmo que todos nós estamos errados com nossas críticas? Mundo cor de rosa de fãs? Isso é falta de argumento, daí você faz piadinha tentando irritar? O boicote com seu blog não vai ser pequeno se as provocações continuarem desse porte não velho, admnistramos orgãos de comunicação que ultrapassam 200 mil membros, e pra você adiquirir a fama que nenhum jornalista do mundo deseja, que é a de incapacitado e que só fala asneira, não tá nada difícil. Meça suas palavras, honre sua profissão, e não seja irônico ao lidar com pessoas, só isso.

  26. Honestamente você foi muito infeliz em dizer que Capital Inicial tem estilo e sonoridade “emo”; uma pergunta você entende de música e musico, toca algum instrumento musical ou ao menos lê partitura?, por que meu nobre você não entende nada de musica!!!

  27. Capital EMO??? AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAGooora eu vi!! AAaai meus côcos!

    Vaaai te **** seu mer**. O dia q o Capital for emo , eu sou o Dom Pedro II ! Imbecil.

  28. Há um problema aí… Há muito o Capital Inicial não vem com músicas com a pegada Punk… o Capital, nos anos ’80 era uma banda de Pós-Punk e Rock/Pop… Com o passar do tempo o punk foi perdendo espaço… O Estilo do Capital é ROCK/POP, não tão próximo do Punk… DANÇANDO COM A LUA tem a pegada de Rock… apenas Rock… e sem aquela letra de amor nostálgico!

    Valeu!

  29. Escuta, não é ‘Dançando com a lua’ que vai garantir mais uns anos pro Capital e sim suas matérias que não tem respeito algum com a maior banda de Rock do Brasil. Afinal são por pessoas assim como você, que nós fãs do capital, gostamos ainda mais das músicas.

  30. É sério que os fãs estão revoltados porque você chamou o Capital Inicial de emo??? hahahahhsaiocjvdklçv! Sensacional! Você devia ter falado a verdade: eles são uma %!@$&@#

  31. Oi Marcelo, acho q vc foi muito infeliz na sua colocação em relação a música “Dançando com a Lua”, comparando-a com música de bandas emos.
    Acho q o CI merece uma retratação por essa sua infeliz colocação.
    Abçs

  32. Claro q esse é um blog de humor , porque o escitor dele é um verdadeiro palhaço .

    como o Rafael disse aí num post anterior , vc não honra a sua profissão , muito menos respeita os seus leitores .

    Palmas pra vc!

  33. fala Mac!

    cara, pensei q fosse rir aqui dos comentários de fãs do camelo mas parece q seus comentários machucaram mais outras corcovas,,, hahahahahaha

    e olha q tu deu mó moral pros caras na crítica! Pô, passar com 7 não é vergonha molecada! hehe

    mas de qualquer maneira tenho me divertido demais aqui [acho q você se diverte também, diz aí! hahahahaha]

    e lá fui eu buscar essa polêmica música no youtube pra ver ‘coé’ da parada. Gente, não é vergonha nenhuma o Dinho buscar esse lado,,, sentimental. =) Coisa de mercado.

    Gostaria de frisar aqui a guinada do Capital Emocional, ops!, desde a chegada do Alvin L colaborando. Sou fã do ‘Sexy Beatles’ e acho as letras do Alvin bacanas e espertas desde aquela época.

    abraaaaaaaaaaaaaaaaaço!

  34. Marcelo,

    O CD SOU apresenta umas músicas para que fossem mais parecidas com o que Marcelo é em casa, num estado mais relaxado dele. Ele não fez para os fãs, para fazer sucesso etc, ele fez para nos sentirmos perto dele, conhecer ele como ele é. Cada artista é de uma maneira peculiar, e claro se todos fossem iguais não faria diferença escutar um ou outro; as letras são belas e a melodia muito tranquila. Essa constante de “praia” é uma influência de Dorival Caymmi, e com certeza para um crítico ridículo como você, aposto que não sabe quem ele é ou irá, após esse comentário, pesquisar na wikipedia. Procure relaxar e ouvir “passeando”, procure pensar a respeito da vida com “tudo passa” ou “mais tarde”. São tão profundas que você não entende, de tão artificial que estás.

    Obrigada e vá escutar MPB.

  35. Marcelo,

    Só hoje que vi o número enorme de comentário sobre sua crítica do Capital Inicial. E cara, como este pessoal é fanático!!!!

    Você elogiou o disco. Nota 7 não é uma nota ruim. Você inclusive fez vários elogios sobre a importância do grupo, e não o chamou de emo. Apenas disse que uma música lembra um pouco o estilo. E o pessoal só leu a palavra EMO. Quanta ignorância!

    E quanto ao disco do Camelo, fiquei muito decepcionado. “Bloco do Eu Sozinho” e “Ventura” são dois dos melhores discos já feitos neste país. Eu esperava mais. “4” já tinha me decepcionado, e agora a decepção ficou maior com o solo do Camelo. Tem lá os seus momentos interessante, sabemos que o cara é talentoso, mas no geral o disco é realmente muito chato.

    Luís Carlos Batista

  36. clona chico buarque??
    ahhh, acho q vc deve ter ouvido soh umas 2 marchinhas na vida

    ahhh, e nao eh ‘mais perto’. e sim mais tarde, se informe melhor da proxima vez

  37. Léo Jaime. Um cara que usa o visual Rockabilly não pode ser levado a sério…só pelo fato de usar óculos e topete dos anos 60, já deveria perder uns 4 pontos o disco.
    Nota 5

    Marcelo Camelo.
    Disco de Macho…afinal, pra escrever “velhinhos são bons de papo” e “as gordinhas um alvoroço”. tem que ser macho pracarai…Camelo está aí, dando a cara a bater… e sinto muito aqueles que não entendem, mas muito sentem os que compreendem.
    Nota 8 haja o que hajar.
    Capital Inicial…Musicalmente falando, acabou a muito tempo. Agora comercialmente falando..acharam o fio da meada no acustico MTV.
    nota 5