Garimpo Sonoro: a nostalgia inventada da “exotica music”

roteiro, apresentação, edição e entrevista por Sarah Quines

Descrito por Les Baxter como “um poema tonal do som e da luta da selva” o álbum “The Ritual of the Savage” foi lançado em 1951 e inaugurou um estilo que ficou conhecido como exotica. O som evoca o imaginário de ilhas remotas do Pacífico Sul e faz uso de instrumentos como bongôs, vibrafones e congas, além de efeitos sonoros como canto de animais selvagens e barulho de ondas do mar.

Foi a primeira vez que um gênero da música popular surgiu destinado para um público mais velho e não para os jovens. Era um período em que o Havaí acabara de se tornar um estado norte-americano e os veteranos de guerra voltavam dos confrontos na região do Pacífico – e se tornaram o público-alvo da exotica.

Neste vídeo, o Garimpo Sonoro mapeia o som das ilhas distantes ou imaginárias, criado por nomes como Les Baxter, Martin Denny e Arthur Lyman, e questiona a forma como os norte-americanos fizeram uso de elementos de outras culturas no que poderia ser considerado apropriação cultural. Veja no vídeo:

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.