Entrevista: Rosa Armorial e a influência do movimento criado por Ariano Suassuna

roteiro, apresentação, edição e entrevista por Sarah Quines

Uma arte brasileira erudita a partir das raízes populares da nossa cultura. Foi com essa proposta que o escritor e dramaturgo paraibano Ariano Suassuna criou o Movimento Armorial. Reunido com outros artistas do nordeste, ele lançou o movimento oficialmente no dia 18 de outubro de 1970, com um concerto da Orquestra Armorial e uma exposição de artes plásticas.

Em comemoração aos 50 anos do movimento, uma exposição no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (em cartaz até o dia 26 de setembro) resgata mais de cem obras da arte armorial. Entre as vertentes do movimento, estão a pintura, dança, gravura, teatro, literatura e música.

Quando o movimento surge em 1970, além da orquestra, também é formado o Quinteto Armorial, um grupo que faz uma fusão da música erudita com peças medievais. Munido de instrumentos populares do nordeste, como rabeca, pífanos e viola caipira e liderado por Antônio Madureira, o quinteto lançou quatro álbuns – entre eles o maravilhoso “Do Romance ao Galope Nordestino”- e se desfez em 1980.

Mas o som inventivo da música armorial ainda reverbera em grupos como Rosa Armorial, um sexteto que surgiu em 2010 no Paraná. A banda é formada por Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Dú Gomide (viola caipira, violão e rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel (percussão) e Denis Mariano (percussão). Com inspiração da estética armorial, o grupo lançou três álbuns, o último deles, “Becos”, saiu ano passado e traz um repertório totalmente autoral.

Nesta entrevista para o canal Garimpo Sonoro, as instrumentistas Carla Zago e Bruna Buschle falaram sobre a influência da música armorial no trabalho do grupo, sobre a parceria com o mestre Antônio Madureira e comentaram ainda sobre cada um dos trabalhos que lançaram desde 2011. Abaixo você lê as duas primeiras perguntas do bate papo. A integra da entrevista está disponível no vídeo logo abaixo do canal Garimpo Sonoro, parceiro do Scream & Yell:

Eu quero começar nossa conversa perguntando: um movimento que surgiu no nordeste, lançado em Recife e idealizado por um paraibano. O que levou vocês aí no Paraná a se encantarem pela estética armorial e trabalhar isso no som da banda?
Carla Zago: Posso te dizer uma coisa: foi pelo som. Nós todos fomos cativados pela sonoridade da música armorial, que é uma sonoridade muito ancestral, uma sonoridade muito enraizada nos nossos seres. E eu posso dizer isso pra nós todos brasileiros. Então, são seis pessoas e, claro que, em cada um, a música veio de uma forma. Mas o fato é que, quando a gente se reuniu em 2010, pra fazer o primeiro show, cujo nome foi Rosa Armorial, a gente percebeu o quanto o instrumental do nosso grupo favorecia essa sonoridade e o quanto a gente se identificava com isso e o quanto ficava bonito e o quanto o público teve uma resposta muito calorosa. Então, você vê, era pra ser o nome do show e acabou se tornando o nome do grupo desde 2010 para o alto e avante.

E como foi o contato de vocês com a música armorial? Vocês ouviram primeiro pelo Quinteto Armorial? Por onde começou esse caminho?
Bruna Buschle – Eu fui conhecer mais depois que eu entrei pro grupo né? A Carla e a Marcela me convidaram, e a partir dali, estudando aquelas músicas e, muitas vezes, rearranjando para colocar o contrabaixo também, aí que fui tendo mais contato com essa pesquisa. E como a Carla falou, é um som que nos cativa muito e nos remete a essa coisa profunda brasileira.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: 

ASSISTA AOS EPISÓDIOS ANTERIORES DO GARIMPO SONORO

Sobre o Garimpo Sonoro :com roteiro, apresentação e edição de Sarah Quines, o Garimpo Sonoro é um canal para quem gosta de garimpar músicas por aí e descobrir as histórias por trás dos sons. Um lugar onde a música não tem limitações de estilos, nem de épocas ou fronteiras geográficas. Vale toda música, artista, álbum, instrumento, gênero e movimento do Brasil e do mundo, atual ou do passado, que tenha uma boa história para contar. Toda terça-feira às 20h no youtube e na quarta-feira também no Scream & Yell.

– Sarah Quines (@sarahquines) é jornalista e criadora do canal Garimpo Sonoro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.