Boteco: de Bruges, três cervejas Straffe Hendrik

dehalve1.jpg

por Marcelo Costa

A Brouwerij De Halve Maan é uma cervejaria familiar de Brugges, na Bélgica, inaugarada em 1856 por Henri Maes. Tanto Henri II quanto Henri III estudaram produção de cervejas na Alemanha enquanto Henri IV ampliou o serviço entregando cervejas na casa do cliente. Nos anos 80, com ajuda da filha Véronique, Henri IV lançou a marca famosa da casa, Straffe Hendrik Brugs Tripel, enquanto a filha conduzia uma enorme reforma em toda cervejaria, que atraiu compradores, com a Brouwerij Riva assumindo os negócios a partir de 1988. Resultado: a produção de cervejas da De Halve Maan diminuiu significamente durante os anos 90 até a cervejaria fechar em 2002. O filho de Véronique reativou a produção em 2005 lançando a Brugse Zot e readquirindo os direitos do nome Straffe Hendrik em 2008. De lá pra cá, duas novas Straffe Hendrik chegaram ao mercado. Abaixo escrevo sobre as três Straffe Hendrik.

straffe1.jpg

Primeira receita produzida pela casa, a Straffe Hendrik Brugs Tripel é uma cerveja de 9% de graduação alcoólica que apresenta uma coloração âmbar com creme suavemente alaranjado de boa formação e longa permanência. No nariz, um conjunto arrebatador que destaca doçura (caramelo e toffee), sugestão de frutas cristalizadas, notas herbais, condimentação (semente de coentro), trigo, feno e biscoito além, claro, de álcool, perceptível, mas delicado. Na boca, há doçura caramelada em destaque no primeiro toque, logo atropelada com suavidade por lúpulo, álcool e levedura, que distribuem picancia condimentada, acidez comportada e leve adstringência, acariciando o bebedor. Há reforço de notas frutadas (tanto cristalizadas quanto nozes e remissão a calda de pêssego), lembrança de trigo e feno e percepção aconchegada de álcool, que impressiona. O final é caramelado e picante. No retrogosto, notas frutadas, leve acidez, trigo e álcool. Cuidado, você pode se apaixonar.

straffe2.jpg

Se é preciso tomar cuidado com a Tripel, o que dizer da Straffe Hendrik Brugs Quadrupel, um colosso maltado que alcança 11% de álcool? De coloração âmbar escura translucida com creme bege de formação majestosa e permanência aparentemente eterna na taça, a Straffe Hendrik Brugs Quadrupel apresenta que valoriza as notas típicas do estilo destacando doçura caramelada (com sugestão de chocolate amargo, mel e açúcar queimado), derivados da tosta do malte (café), frutado (uva vermelha, ameixa, avelã e alcaçuz), condimentação (pimenta do reino) e presença destacável do álcool, como se avisando pra tomar cuidado. No paladar, a potência do álcool se mostra presente desde o primeiro toque, mas desce suave em meio a notas carameladas, que abrem caminho para frutado (uva vermelha e ameixa), especiarias e sugestão distante de Jerez. O final é melado, quase licoroso, e alcoólico. No retrogosto, picancia condimentada, açúcar queimado, chocolate amargo e calor. Uau.

straffe3.jpg

Para fechar o trio com capricho, o novíssimo lançamento da casa: Straffe Hendrik Brugs Tripel Wild 2014, uma versão safrada da estrela da casa refermentada com a arisca (e apaixonante) levedura Brettanomyces. Esta primeira versão foi lançada em abril de 2014 e apresenta uma coloração âmbar com creme suavemente alaranjado de boa formação e longa permanência. No excelente aroma, a característica Tripel da receita original é reduzida cedendo lugar à maior presença frutada cítrica (manga, lima e damasco), leve sugestão herbal (trigo, feno) e nítida percepção de notas derivadas da levedura Brett sugestionando leve azedume e acidez próxima a Saison. O paladar aprofunda de forma magnifica o que o aroma sugestiona: a acento cítrico é forte trazendo consigo amargor suave (mas presente) e acidez moderada. Há toffee, caramelo, mel, lima, damasco, trigo, feno, azedume, acidez e praticamente nenhuma percepção dos 9% de álcool! O final traz azedume, cítrico, caramelo e leve amargor. No retrogosto, caramelo, cítrico, acidez e sútil azedume. Sensacional. Bora mudar pra Bruges?

straffe4.jpg

Balanço

A Straffe Hendrik Brugs Tripel é uma cerveja apaixonante que surpreende por caprichar em um conjunto tão harmônico que consegue esconder tão bem 9% de álcool em meio a notas frutadas, caramelo e trigo sem que uma prejudique a outra. Lembra uma Tripel Karmeliet um tiquinho mais melada, mas tão saborosa quanto. Mais potente que a Brugs Tripel, a Straffe Hendrik Brugs Quadrupel tenta disfarçar 11% de álcool num conjunto deliciosamente frutado, adocicado e condimentado. Daquelas garrafas que você pode “casar” com ela uma boa hora e meia numa mesa e beber sossegadamente, administrando a porrada e aproveitando o percurso. Baita cerveja, baita cerveja. Presentaço do Júlio Campos, que esteve em Bruges próximo ao lançamento da cerveja, a Straffe Hendrik Brugs Tripel Wild 2014 é absolutamente apaixonante para quem ama a verdadeira escola belga. Esqueça o Tripel da receita original, afinal, que conhece o poder da levedura Brettanomyces sabe que ela muda todo o perfil da receita, que sugestiona um meio do caminho entre uma Saison e uma Tripel, sem tanto caramelo, mais com mais refrescancia numa cerveja de 9% de álcool!!! Como é possível? Sei lá, mas a turma de Bruges conseguiu criar uma receita icônica absolutamente apaixonante. De novo, valeu Júlio :D

straff5.jpg

Straffe Hendrik Brugs Tripel
– Produto: Abbey Tripel
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 9%
– Nota: 3,79/5
– Preço pago no Brasil: R$ 19,90 – 330 ml

Straffe Hendrik Brugs Quadrupel
– Produto: English Strong Bitter
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 11%
– Nota: 3,82/5
– Preço pago no Brasil: R$ 19,90 – 330 ml

Straffe Hendrik Brugs Tripel Wild 2014
– Produto: Abbey Tripel
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 9%
– Nota: 4,06/5
– Preço em Bruges: 4,50 euros – 330 ml

bruges1.jpg

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.