Melhores do Ano do Scream and Yell no ar

Além de manter o blog Revoluttion, este que vos escreve também é responsável pelo Scream & Yell, um site de cultura pop que entrou, em 2007, em seu oitavo ano no ar. Conciliar as duas tarefas (e mais algumas outras que, na verdade, ocupam mais espaço na agenda e divertem menos) é algo que tento equilibrar como se estivesse fazendo malabarismo com pratos de cristal. A Revoluttion teve um descanso nesta semana devido a publicação dos Melhores do Ano do Scream & Yell, uma votação tradicional que necessita de uma grande dedicação de edição e montagem, que me custou dois dias inteiros (incluindo as madrugadas). Como a Revoluttion está descansando, abaixo segue um comentário sobre os Melhores do Ano. Vá lá, divirta-se e sinta-se em casa. Lá, também, falamos de revolução. 🙂

“Por apenas um voto, o grupo Radiohead venceu e impediu uma festa completa do LCD Soundsystem no Top Seven S&Y 2007, prêmio organizado pelo site de cultura pop Scream & Yell (www.screamyell.com.br). “In Rainbows”, da banda de Thom Yorke e companhia, recebeu 32 votos enquanto “Sound of Silver”, do LCD Soundsystem, obteve 31 votos. Nas outras categorias, porém, o LCD reinou: melhor show internacional de 2007 e melhor música, o hit “All My Friends”.

O prêmio contou com a participação de 91 votantes, incluindo jornalistas de publicações respeitadas como o Rolling Stone Brasil, Veja, Folha de São Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, MTV, iG Música, VIP e Playboy, além de editores de sites, músicos e gente experiente como Kid Vinil, Gastão Moreira e o roqueiro Wander Wildner, que além de premiarem Radiohead e LCD Soundsystem, consagraram o pop folk cuiabano do Vanguart, eleito melhor disco nacional de 2007 por sua estréia homônima.

A galera do novo rock nacional marcou presença em várias categorias. O grupo curitibano Terminal Guadalupe, com seu elogiado “A Marcha dos Invisíveis”, ficou com o terceiro posto na categoria melhor disco nacional, e ainda cravou duas canções entre as sete melhores de 2007: “Pernambuco Chorou” e “De Turim a Acapulco”. Já os goianos do Violins foram reconhecidos por seu polêmico hino “Grupo de Extermínio de Aberrações”, provocação que pode ser baixada gratuitamente no site oficial do grupo: www.violins.com.br.

Se a música é o grande foco da premiação, o maior destaque, porém, não foi um disco, mas sim um filme: “Tropa de Elite” saiu coroado com mais de 56% dos votos marcando presença em 51 das 91 cédulas. O cinema nacional ainda foi representando por “O Cheiro do Ralo”, “Cão Sem Dono” e “Saneamento Básico – O Filme”. Do lado de fora, o ratinho do desenho “Ratatouille” conquistou corações e liderou a votação sendo seguido do drama alemão vencedor do Oscar de filme estrangeiro, “A Vida dos Outros”.

Veja mais detalhes do prêmio no banner abaixo.

2 thoughts on “Melhores do Ano do Scream and Yell no ar

  1. achei muito justa a consagração do vanguart. foi mesmo a banda mais interessante a se destacar nacionalmente ano passado. mas inevitavelmente a seleção é bastante restrita. houve muitos lançamentos bons pelo nordeste – telerama, the dead leaves, plastique noir – que provavelmente sequer foram ouvidos por aí. exceto telerama, que acaba de vencer o london burning.

    abraço!

  2. é uma discussão que dá pano pra manga. mas também envolve uma discussão velha, sobre eixo e periferias e controles de poder. uma discussão sumamente entediante. so let it be. mas deixo claro que não disse nem sugeri que a restrição fosse deliberada (o que seria ofensivo). é algo que acontece naturalmente, quando se está no eixo. e, pensando bem, se gênios da raça como caetano, milton nascimento e zezé de camargo tiveram de ir para o rio ou para sp, as bandas independentes tem mais é que fazer isso mesmo. no fim, acho que me deixei levar mesmo pelo gosto pessoal. anyways, it was just a stupid comment. té mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.