O Mojo Book do Gastão Moreira sobre um discaço do New Model Army

por Marcelo Costa

Gastão Moreira decidiu encarar o desafio de escrever um livro baseado em um disco e assina o Mojo Book número 35, tendo como inspiração o álbum “The Ghost of Cain”, do New Model Army, banda que aporta em São Paulo para dois shows na próxima semana (07 e 08/08). A Mojo Book é uma coleção baseada na internet, em que uma pessoa escreve uma história tendo como foco um disco, e os editores do projeto, após cuidadosa edição, disponibilizam o livro para download gratuito no próprio site. Discos famosos como “Revolver” (Beatles), “Thriller” (Michael Jackson), “Racional” (Tim Maia), “Like a Prayer” (Madonna) e “Transformer” (Lou Reed) são alguns dos 35 discos que viraram livros, e estão disponíveis para download no Scream & Yell.

Após seu elogiado documentário “Botinada” (2006), um precioso registro do movimento punk no Brasil, que foi eleito o melhor DVD de 2006 em votação com jornalistas e convidados no Prêmio Scream & Yell, Gastão Moreira aproxima-se novamente da temática punk em sua recriação de “The Ghost of Cain”. O livro narra – com tom urgente e muita propriedade – as conseqüências de uma rixa de gangues na São Paulo do começo dos anos 90, cujo final apoteótico acontece na porta do famoso show dos Ramones, em 1991, que entrou para a história pela superlotação da primeira noite, e que registrou a morte de um garoto esfaqueado na porta. Gastão aproveita os fatos reais para criar uma história ficcional pontuada por uma narrativa esperta e inteligente.

Além de seu Mojo Book e do documentário, Gastão já tocou no Rip Monsters, que lançou dois CDs independentes (e segue na ativa sem Gastão como os Corações em Fúria de Daniel Belleza), e atualmente assume o baixo no Kratera, que acabou de lançar seu segundo CD. Na TV, foram oito anos como apresentador da MTV e outros quatro no comando do saudoso Musikaos, na TV Cultura. Atualmente, Gastão comanda um programa na Ipanema FM de Porto Alegre, o Usina do Gastão.

Gastão, por que “The Ghost of Cain”, do New Model Army?
Porque considero “The Ghost of Cain” o álbum mais completo do New Model Army. Contém todos elementos que sintetizam a música praticada pela banda: crueza, boas letras, baixo no comando e belas melodias de voz.

Você já tinha escrito algum texto assim, mais longo e de ficção? Como foi o processo?
Foi um processo lento e doloroso. Nunca valorizei tanto os escritores de ofício. É muito difícil escrever bem. Acho que foi como um salto de bungee jump no escuro, algo muito instigante. gostei da experiência, nunca havia escrito uma ficção.

Dos escritores que você já leu, quem você acha que te influenciou neste Mojo Book?
Foram brasileiros: Edyr Augusto, Rubem Fonseca, Marçal Aquino e Patrícia Melo.

Qual a sua música preferida do New Model Army?
Talvez seja “Heroes” do “The Ghost of Cain”.

A história tem como pano de fundo um show do Ramones. Você foi nesse show?
Não fui neste show no Dama Xoc em SP, pois o clima estava pesado. Um cara foi morto num confronto. Uma semana depois teve o New Model Army no Dama. Foram dois shows e eu fui em ambos. A segurança limitou o número de convites, assim o local parecia um pouco vazio. Assisti o primeiro ao lado do Max Cavalera, outro apreciador da banda

O Sepultura até fez uma cover de uma das canções poderosas do “The Ghost of Cain”, a “The Hunt”
Gosto muito da versão do Sepultura. Ficou pesada e fiel à original. Eles escolheram muito bem, pois “The Hunt” é top 5 para mim. Em 94 eu dei uma camiseta do New Model Army para o Andreas, em Phoenix, durante um especial da MTV.

A temática do seu Mojo Book aproxima o livro do seu DVD, “Botinada”, que conta a história do punk no País e teve uma ótima repercussão. Como foi o seu envolvimento com a cena punk?
A atmosfera do “Botinada” serviu de habitat para minha história. Alguns nomes são verdadeiros, mas os personagens são absolutamente fictícios. Desde 1981 acompanho a cena punk (nacional e gringa) de perto. Compro CDs, fui muito em shows. Os punks representam a ruptura mais significativa na história da música pop. Se hoje temos milhares de bandas espalhadas pelo mundo, muito se deve ao punk. Todo garoto ficou instigado para fazer uma banda.

Se esta história tivesse uma trilha sonora, além de New Model Army, o que teria na trilha?
“Troops of Tomorrow”, do Exploited; “Symptom of the Universe”, do Black Sabbath; e “The Hunt”, na versão com o Sepultura;

Se você fosse escrever sobre um outro disco, qual seria o escolhido?
“Highway To Hell”, do AC/DC

2 thoughts on “O Mojo Book do Gastão Moreira sobre um discaço do New Model Army

  1. Po…New Model Army deve fazer uns 10 anos que nao escuto, deu ate vontade de ir atras…e o Gastão, o cara se responde…vou ler o livrinho… 🙂

  2. Olá, pessoal

    Afinal, o Gastão, hoje, está aonde? Sei que saiu da Rádio Atlântida (infelizmente, pois quando ele trabalhava lá, essa rádio tinha uma vida inteligente)… e agora?

    Espero respostas…

    Abraços
    LNN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.