Powder Burns, Twilight Singers

por Marcelo Costa

Enquanto uma porção de discos ruins ganha edição nacional, o Twilight Singers, que acaba de chegar a “Powder Burns”, quarto álbum de originais (fora uma bela edição de covers, “She Loves You”, de 2004), permanece completamente inédito do lado debaixo do Equador. Devemos estar pagando pecados, ou coisa assim…

O Twilight Singers é a reencarnação em formato banda de Greg Dulli, um cara que nos anos 90 comandou uma das cinco bandas essenciais do rock norte-americano (independente de quais sejam as outras quatro): o Afghan Whigs, grupo famoso por misturar letras dementes, rock alternativo de guitarras barulhentas com a vocalização e o chacoalhar soul.

“Powder Burns” é o mais próximo que Greg Dulli já chegou do Afghan Whigs em anos e anos. Um dos motivos da reaproximação é a participação de antigos colaboradores da ex-banda, como o baixista John Curley. “Powder Burns” também traz AniDi Franco e Joseph Artur, dois músicos de Nova Orleans, onde o disco foi gravado, e destaca um Greg Dulli de voz e alma negra falando daquilo que conhece melhor: o amor, o sexo e a morte.

“I’m Ready” abre com guitarradas enquanto Dulli avisa – com voz carregada – que está pronto para amar alguém. “There’s Been An Accident” é quase trip-hop. “Bonnie Brae” é chapante – ainda mais com Dulli gritando “eu não estou dizendo que é fácil”. Na dançante e guitarreira “Forty Dollars”, com piano na frente, o cantor avisa que “o amor é tudo de que você precisa”, e garante que pode comprá-lo por 40 dólares. “Underneath The Waves”, uma das mais bonitas e roqueiras do disco, pede: “Encha-me com seu amor”. A faixa mais Afghan Whigs do disco é “My Time (Has Come)”, com linha de baixo marcante, refrão forte e letra “das antigas” que conta a história de um cara que morreria para provar o sangue da menina novamente, pois ela deu a ele sua alma.

A gravação de “Powder Burns” foi interrompida pelo devastador furacão Katrina. O gênio louco Greg Dulli afirma que o furação alterou profundamente a “percepção” das canções. Imagine como soa um disco “influenciado” por um furacão devastador.  “Powder Burns” é – definitivamente – sensacional.

8 thoughts on “Powder Burns, Twilight Singers

  1. Cara, parabéns por incentivar as pessoas a ouvirem esta maravilhosa obra!! É um álbum que merece ser escutado por todos aqueles que apreciam boa música!!

    Abração

  2. Salve…
    Ainda não escutei nada, so tinha ouvido falar, agora vou correr atras…o Afghan Wings era realmente muito bom, isso é fato…
    :))

  3. Fantástico disco, destacou bem as faixas. Eu incluiria ainda Dead to Rights, uma pequena obra prima.

    Digo mais, é melhor que aqueles 11 que você colocou na frente dele na sua lista!

  4. Grande dica! Conheci o Twilight Singers faz um mês e meio, quando encomendei o penúltimo ,She Loves You. Sempre fui fã dos Afghan Whigs, mas não tinha me motivado a comprar o CD do Twilight até descobrir que o Mark Lanegan fazia os backing vocals. Quando finalmente pude escutar She Loves You, me amaldiçoei pelo tempo perdido… E pelos CD’s que eu estou atrás (agora ainda mais, com o lançamento de Powder Burns). O que eu posso dizer, é que o Twilight é uma versão mais melancólica e amadurecida dos Afghan, porém com a mesma visceralidade e coesão artística. Muito bom! Valeu pela dica, Marcelão.

  5. Concordo com o Filipe, é melhor que os outros que estão na frente dele em sua lista. Aliás, o que o Arctic Monkeys tá fazendo ali em 11°??

  6. Pra mim nenhum disco esse ano chegou perto dessa obra-prima. Absurdamente visceral, barulhento, tocante e emocionado! Parabéns pela escolha desse petardo pra resenhar…

  7. Fantastico esse disco!!! Presença obrigatória no meu cd desde a dica lá Scream & Yell! Alias, parabéns pelo site – os dois!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.