Faixa a Faixa

Echo & The Bunnymen
"What Are Going To Do With Your Life?"

por Alexandre Petillo
comentários de Ian McCulloch

Que os Deuses da música sejam louvados! Em meio a rufar de tambores, o novo disco do Echo & the Bunnymen chega aos nossos ouvidos castigados. Com o título de What Are You Going To Do With Your Life?, o aguardado sucessor de Evergreen (97) promete ser tão bom quanto Ocean Rain (84) ou Porcupine (83), clássicos da banda, do rock, e de nossas vidas.

"O novo disco pode ser o soundtrack da vida de muitas pessoas. São canções dedicadas a qualquer um que tenha coração", diz, Ian McCulloch, vocalista e autor de todas as letras do novo álbum. Ian ainda conta que o disco tem uma magia e beleza que há tempos não se vê no rock. "Toda a vida humana está nele", completa.

O baixista Les Pattinson não participou das gravações. Sua mãe sofria de câncer e morreu quando a banda já estava em estúdio. Isso adiou os planos de lançamento do álbum que estavam previstos para dezembro e deixou indefinida a participação de Les na turnê mundial de lançamento.

O grupo Fun Lovin’ Criminais participa em duas faixas, Get In The Car e When it All Blows Over. O primeiro single, Rust, já está sendo tocado pelas rádios inglesas. A música – preferida de Mac no disco – é uma bela canção de amor com aquele característico toque de melancolia. Perfeita. Mac ainda diz que essa é a sua melhor composição em muito tempo.

A seguir temos o próprio líder dos Homens-Coelho comentando algumas faixas do novo disco para o site oficial do grupo:

What Are You Going To Do With Your Life?
"Essa música era um riff que estava comigo há anos, então eu tentei tocá-la acústica e funcionou. Enquanto eu cantava Do it Clean ao vivo, disse com o microfone desligado 'what are you going to do with your life?' e pensei que seria uma excelente pergunta para se fazer a um grupo de neuro-cirurgiões – ou a uns cães selvagens".

Rust
"É a canção mais pessoal que eu já escrevi. Rust é mais do que tudo, sobre envelhecer. É também sobre a

corrosão das coisas, de relacionamentos, da sua pele, da sua mente".

Get In The Car
"É sobre fugir, deixar tudo. O carro é apenas uma metáfora".

History Chimes
Apenas Ian ao piano: "Mas apenas porque soou melhor dessa maneira. Eu não estou fazendo um disco solo. É sobre transição e... eu não sei. Ela é apenas... brilhante!".

Lost On You
"É sobre a história dos Bunnymen. Nós sempre estivemos perdidos".

Morning Sun
"A música tem as seguintes frases: 'Mostre-me um buraco onde eu possa cai r/ Você sabe que algumas coisas morrem todos os dias'. (Essa letra) não é sobre suícidio. É uma espiral... eu não sei... rima! Talvez seja seguir a vida e não se preocupar", Ian explica (ou tenta).

When It All Blows Over
Uma incrivelmente linda canção de amor sobre a mulher de Ian, Lorraine: "Nós estamos juntos há 20 anos, e isso só é possível amando um ao outro. Um dia desses, eu estava voltando de um enterro e perguntei a Lorraine: 'Você me acha engraçado?' e ela disse, 'É claro. Você é o bastardo mais engraçado que eu conheço'. Isso significou muito para mim. Agora eu sei que depois de 20 anos ela me acha engraçado".

Fools Like Us
No melhor estilo dos Bunnymen, com um arranjo de cordas de fazer pedra chorar: "Nós somos tão chatos no amor que nos tornamos bobos, mesmo quando escrevemos sobre isto. Mas é fantástico".

Texto publicado no fanzine Scream & Yell on paper número 3


Leia Também:
Ian McCulloch solo em SP, 2004, por Marcelo Costa
"Slideling", de Ian McCulloch, por Marcelo Costa
Entrevista com Ian McCulloch, por Marcelo Costa
Ian McCulloch na Cabra Cega, por Marcelo Costa
Ian McCulloch, Uma Semana em SP, por Marcelo Costa
Ian McCulloch, DJ por uma noite, por Marcelo Costa
"Live in Liverpool", do Echo & The Bunnymen, por Marcelo Costa
"What Are Going To Do With Your Life?", do Echo & The Bunnymen, por Ian McCulloch
Echo & The Bunnymen ao vivo 1987 em SP, por Marcelo Costa
Echo & The Bunnymen ao vivo 1999 em SP, por Marcelo Costa
"On Strike, Echo & The Bunnymen, O pirata do Ano", por Pepe Escobar
Entrevista com Ian McCulloch, por Jardel Sebba
"Burned", do Electrafixion, por Marcelo Costa
"Siberia", do Echo & The Bunnymen, por Marcelo Costa

Site Oficial Echo and The Bunnymen