Teorias
do Mestre Opala
série
em 07 capítulos por Eduardo Palandi
28/11/2001
Capítulo
06
Kid A e Bruxa de Blair: não é só coincidência
Em
primeiro lugar, gostaria de agradecer pelas palavras carinhosas
que me foram enviadas acerca do capítulo passado, onde
alcei Frank Sinatra ao status de maior rockstar de todos os
tempos. Em segundo lugar, peço desculpas pela data em
que lerão esse texto: minha intenção era
entregá-lo pelo menos uma semana antes. Mas bem, houve
uma troca de temas e o assunto que estava previsto para a teoria
de número 7 acabou sendo antecipado para a número
6.
Bem,
chega de desculpinhas à la Embrace (o quê? não
conhece essa banda? tudo bem, é uma merda mesmo) e vamos
ao que interessa. Tempos atrás, encontrei-me na Internet
com meu amigo Renzo e ele me disse "mestre Opala, o senhor sabia
que existe uma série de coincidências entre o Kid
A, do Radiohead, e aquele filme, A Bruxa de Blair?".
Pedi
mais informações e ele recomendou que visitasse
um site nacional sobre Radiohead, mantido pela Aline Frederico,
onde um rapaz chamado André Luiz dissertava sobre essas
coincidências. No texto, André ensinava como fazer
pra que as semelhanças entre as duas obras aflorassem,
instruções que segui rigorosamente nas duas vezes
em que assisti ao filme com a nova trilha sonora. Achei ainda
algumas outras semelhanças de matar desavisados de ataque
cardíaco, ou seja, faça isso com cuidado, preferencialmente
durante o dia.
Instruções:
Programe seu cd player (não faça isso com as edições
em vinil e cassete do Kid A) para tocar o disco todo,
e em seguida, as três primeiras músicas novamente.
A edição japonesa do álbum traz o epílogo
Genchchildren como faixa separada, ao contrário
das outras, em que ele está ao fim da faixa 10. Se estiver
como 11ª faixa, programe-a também, normalmente,
na ordem. Deixe esta programação pronta e só
faça a música rolar quando, por volta do décimo
sétimo minuto do filme, aparecer Heather com uma mochila
nas costas e os três estudantes de cinema começarem
a caminhar rumo à floresta. Ao primeiro sinal de Heather
com a mochila na tela, mande ver.
Segue
abaixo uma lista das semelhanças (mórbidas) que
unem Kid A e Bruxa de Blair:
1.
"Everything In Its Right Place" – Tudo está em seu
devido lugar na floresta, o que pode ser tomado como um aviso
aos três, que vão invadindo um lugar que não
é o deles. A uma certa hora, alguém diz no filme
que "este exato lugar seria a pedra do caixão", no mesmo
momento em que Thom Yorke repete "right place" ("lugar exato")
pela enésima vez. Próximo ao fim da música,
depois de dois barulhos metálicos no disco, Josh diz
que ouviu dois barulhos vindos da floresta.
2. "Kid
A" – No começo da música, quando a letra ainda
não entrou, Josh, Mike e Heather encontram um rato morto.
A letra da música diz: "rats and children follow me out
of town" ("Ratos e crianças me seguem fora da cidade").
Evoca-se então uma cena anterior, onde um senhor que
está sendo filmado para o "documentário" chama
os três de crianças.
3. "The National Anthem" – Entre a faixa 2 e a faixa 3,
Mike pergunta "o que é isso", e The National Anthem
começa. A música não tem nenhum sinal explícito,
mas os momentos de maior peso acompanham cenas de tensão
ao redor da fogueira.
4. "How To Disappear Completely" – Os protagonistas começam
a se arrepender de terem ido à floresta, em seguidas
negativas, enquanto Thom Yorke canta "I’m not here, this isn't
happening" ("Eu não estou aqui / isto não está
acontecendo"). Está escuro e a tela fica preta, e de
dentro da barraca eles ouvem barulhos. Quando saem da barraca
pra procurarem quem ou o que está fazendo os ruídos,
a letra da música diz "In a little while I’ll be gone"
("Em um instante eu terei ido").
5.
"Treefingers" – Ao som desta linda instrumental que lembra
Brian Eno, acontecem outros momentos de tensão, incluindo
aí a travessia de um pequeno rio.
6. "Optimistic" – Assim que o trio atravessa o rio, num
sincronismo surpreendente, começa Optimistic.
Eles finalmente se dão como perdidos, e dizem estar cansados,
famintos, e que não estava sendo nada bom, enquanto Thom
visionariamente canta "You can try the best you can, if you
try the best you can, the best you can is good enough" ("Você
pode tentar o melhor que puder, se você tentar o melhor
que puder, o melhor que puder é bom o suficiente"). Como
se isso não bastasse, Josh assume que jogou o mapa no
rio à noite, dizendo que o mapa não significa
nada; Mike diz que o mapa o ajudaria, enquanto a música
diz "I wish that I could help you, man" ("Eu queria poder te
ajudar, cara").
7. "In Limbo" – Depois de algumas brigas, Heather, Josh
e Mike voltam a andar desordenadamente pela floresta, sem o
mapa, mais perdidos do que cegos em tiroteio, mesmo. De repente,
deparam-se com bonecos de vudu pendurados em árvores,
e não conseguem entender porquê eles estão
ali, enquanto o vocalista do Radiohead canta "I got a message
I can’t read" ("Eu arrumei uma mensagem que não consigo
ler"). Então, Heather subitamente vira-se de costas e
vê outros bonecos de vudu pendurados nas árvores
e diz "Eu não tinha visto esses aqui". Sabe o que a letra
diz nesse exato momento? "I’m on your side" ("Eu estou do seu
lado").
8. "Idioteque"
– No fim da música, em que Thom Yorke repete várias
vezes "The first of the children" ("A primeira das crianças"),
a câmera está bem em cima de Josh, que é
o primeiro das crianças a sumir na floresta.
9.
"Morning Bell" – Nessa música não há
nenhuma relação de coincidência fantástica
e absurda como nas oito primeiras...
10. "Motion Picture Soundtrack" / "Genchchildren" – A
primeira coisa que Thom canta na letra de Motion Picture
Soundtrack é "Red wine" ("Vinho tinto"). Pouco depois
de cantar isso, Mike diz que vai comer almôndegas... com
vinho tinto. Depois ele começa a falar com Heather sobre
o que vão fazer quanto voltarem pra casa, e começam
a pirar, enquanto nosso amado Thomas Edward Yorke versa: "I
think you’re crazy, maybe" ("Eu acho que você está
louco, talvez"). Então, segue-se um silêncio antes
do epílogo do disco, e enfim o epílogo. Quando
Genchchildren acaba, os dois estão dentro da barraca,
no escuro, e Heather diz a Mike: "Parou".
11. "Everything In Its Right Place" – O disco recomeça
e essa música soa como ironia... fora isso, assim como
Morning Bell, nenhuma outra relação.
12.
"Kid A" – Mike parece dançar essa música,
num determinado momento. Depois disso, na cena mais célebre
do filme, Heather pede desculpas aos pais dos três, chorando
perante a câmera. Logo se ouve a voz de Thom Yorke cantando
"Come on, kids" ("Venham, crianças") e eles vão
até o casebre da bruxa.
13. "The National Anthem" – Quando chegam à casa
da bruxa, já está rolando a música, cujos
momentos de tensão acompanham a angústia de Mike
e Heather subindo e descendo escadas, entrando e saindo dos
cômodos destruídos. De repente, o filme acaba,
mas a música continua rolando.
Nisso,
algum chato que está lendo o texto vai falar "É,
mestre Opala, não teve sincronismo nenhum no final".
Ah, é? Calma. Os créditos começam a passar
em silêncio. Assim que The National Anthem acaba,
no exatíssimo momento, uma música incidental no
filme começa a acompanhar os créditos. Assim é
bem mais assustador, né? E é tudo verdade.
Então
tá combinado: tirem o mofo dessas fitas ou dvds nas locadoras
e se assustem todos, é uma diversão sadia para
um sábado à tarde.
Eduardo
Palandi, 20 anos, gostaria de dedicar esse texto ao amigo Gas,
que certa vez, na UnB, viu o espírito de Brian Jones
mastigar seu cassete de “Exile on main street”, dos Rolling
Stones.
Ps. do editor
- Todas as gravuras fazem parte do álbum Kid
A
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