Rock Raro: Fat Mattress

por Wagner Xavier

Ser um dos três elos de um dos melhores power trios da história pode bastar para um músico? Para alguns, talvez, mas não para Noel Redding, baixista do The Jimi Hendrix Experience, que ao mesmo tempo em que excursionava com os amigos Jimi e Mitch Mitchell (data exata: 1968) encontrou tempo livre para montar um projeto paralelo, o Fat Mattress.

Jimi Hendrix chegou à Inglaterra em 1966 junto com seu manager, Chas Chandler, e logo foi atrás de bons músicos para formar o Experience. Mitch Mitchell foi o escolhido para a bateria. Originalmente, Noel se considerava (e era) um guitarrista, porém teve o azar (ou tremenda sorte) de ser contratado para tocar com o deus da guitarra, cabendo-lhe então a missão de assumir o baixo do trio.

Reza a lenda que quando apresentado a Jimi, durante a montagem da banda por Chas Chandler (empresário e ex-baxista do Animal), Noel Redding disse que gostaria muito de continuar tocando guitarra. Jimi Hendrix apenas sorriu e comentou que seria melhor Noel ficar com o baixo, pois ele também gostaria de “assumir” a guitarra do trio. Podem imaginar a cena?

Entre 12 de maio de 1967 e 16 de setembro de 1968, o Jimi Hendrix Experience colocou nas lojas três discos: “Are You Experienced”, “Axis: Bold as Love” e “Electric Ladyland”; E foi em 1968 também que Noel decidiu dar asas ao seu projeto paralelo, o Fat Mattress, assumindo a guitarra e tendo como companheiros Eric Dillon na bateria, Neil Landon nos vocais e Jimmy Leverton no baixo.

Para compensar a sua vontade de liderar uma banda como guitarrista principal, Noel insistiu em manter o Fat Mattress na ativa, e até conseguiu alcançar relativa notoriedade, mas que não era praticamente nada perto do que representa seu trio original ao lado de Hendrix e Mitchel. Muitas vezes as turnês e atividades paralelas coincidiam, fato este que gerava sempre algum desgaste com a banda principal.

“Fat Mattress”, o álbum homônimo, foi gravado e produzido pela própria banda em 1969 e lançado no mesmo ano pela Polydor Records alcançando um relativo sucesso comercial (bateu no posto 134 do Top 200 da parada norte-americana). Com sua própria banda, Noel aposta em um som mais calmo do que o praticado pelo Jimi Hendrix Experience, chegando a lembrar algo de Byrds, Buffalo Springfield, Traffic e Small Faces.

Basicamente composto por Noel Redding, que assina grande parte das músicas, o disco apresenta em sua maioria das faixas boas canções como “I Don’t Mind”, um som bem típico dos anos 60 na linha de Animals e algumas coisas dos Stones, e “Magic Forest”, único single do álbum. Interessante que o desejo realizado de Noel assumir a posição de guitarrista em uma banda não se transformou em peripécias no instrumento.

“Bright New Way” é uma balada muito bonita e do lado B surge “Everything’s Blue”, um típico número praticado pelas bandas psicodélicas da época, gente como KAK e Kaleidoscope, entre outras. Mitch Mitchell toca bateria e percussão em “How Can I Live”, que também conta com Jimi Hendrix nos batuques. A formação para este primeiro disco ainda contava com a participação – como convidado –mais que especial do flautista da ótima banda Traffic, Chris Wood, em “All Night Drinker”.

O quarteto ainda gravou mais um álbum em 1970 (quando Noel já estava fora do Experience) antes de finalizar as atividades em 1971. Mais tarde em 1972, Noel ainda formou a banda Road lançando um ótimo disco de hard rock na linha de Led Zeppelin e Deep Purple, que também ficou restrito a um pequeno público. O álbum “Fat Mattress” foi relançado em julho de 2009 com oito faixas bônus totalizando 18 canções. Eis uma banda que merece ser redescoberta, um autêntico rock raro.

********

Wagner Xavier assina a coluna Rock Raro no Scream & Yell. Veja outras raridades aqui

2 thoughts on “Rock Raro: Fat Mattress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.