Boteco: da Bélgica, Steenbrugge

por Marcelo Costa

Um leitor alemão comentou certa vez que eu precisava urgentemente passar pela Bavária. Ele estava incomodado com minha predileção pelas cervejas belgas e, principalmente, com meu descaso com as alemãs. Porém, é só pegar uma Steenbrugge nas mãos para descobrir que a paixão pelas belgas não é à toa. Produzida na Abadia de St. Peter, a Steenbrugge versão Dubbel Bruin (há, ainda, uma versão clara) é uma cerveja Ale de (bela) cor escura, espuma persistente, com aroma de chocolate, café e especiarias que se estende ao sabor cujo paladar abre um pouco amargo no começo para ficar suavemente doce no final com notas de caramelo e ervas aromáticas. Uma delícia.

A história da cervejaria é bastante interessante. Ela começou a ser produzida em 1084 em Flandres, na Bélgica, por Arnold de Tiegem que fundou a Abadia de St. Peter e passou a produzir cerveja com a qual “curava” operários doentes, pois ao consumir cerveja no lugar de água (imprópria para beber na Idade Média), os operários livravam-se das doenças. A fama da cervejaria foi tanta que ela foi declarada o santo patrono dos produtores belgas.

O que diferencia a Steenbrugge de outras marcas de Abadia é o Gruut. Há séculos atrás, cada cidade costumava ter sua própria cerveja, com sua própria personalidade. Em Bruges, cidade de Flandres próxima ao pequeno vilarejo de Steenbrugge, onde se encontra a abadia se St. Peter, a personalidade foi determinada por essa mistura de ervas que os fabricantes adquiriam da casa de ervas da cidade, conhecida como Gruuthuse. Para a fabricação de Steenbrugge, esta tradição medieval continuou e os padres da Abadia de St. Peter também enriqueceram sua cerveja com esta mistura. A Steen Brugge chega ao Brasil importada pela Bier and Wien com o preço em torno de R$ 17 (a garrafa de 330 ml). Em se tratando de cerveja sou mais as belgas.

Steenbrugge Dubbel Bruin
– Estilo: Belgian Dubbel
– Nacionalidade: Bélgica
– Graduação alcoólica: 6,5%
– Nota: 3,21/5

Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.