EDITORIAL
MAIO 2002

Ainda nem chegamos a metade de 2002 e vários colaboradores já apontam seus preferidos como melhores do ano. Será que nunca vamos deixar de sermos um personagem de Nick Hornby? 

Ok, este editor acorda todos os dias ouvindo "English, Half English" de Billy Bragg and The Blokes, o álbum que fala mais de política do que de amor e quando fala de amor, fala de amor por discos. Melhor do ano?

Nosso colunista Carlos Eduardo Lima emocionou com o sentimentalmente brilhante "Are You Passionate?", o novo de Neil Young. Como bem definiu o querido CEL, "nada melhor que um disco de Neil Young para por as coisas em seus lugares". 

Eduardo Palandi, o grande Mestre Opala, gastou horas de telefone nesta semana para dizer que queria porque queria discorrer muitas linhas sobre "When I Was Cruel", a volta ao rock de (que rufem os tambores) nada mais nada menos que Elvis Costello, um dos caras que tem espaço garantido na casa S&Y sempre que quiser. Para Palandi, "When I Was Cruel" não é só o melhor do ano, mas um dos dez melhores de todos os tempos. 

Não bastasse esses três artistas maravilhosos e seus discos sensacionais surgirem em pleno 2002 com um punhado de canções que vão abalar corações roqueiros, ainda temos a redenção do Wilco que venceu a batalha contra a indústria e coloca nas lojas "Yankee Foxtrot Hotel" do jeito que foi gravado, sem interferências alheias. 

Se pensarmos como Rob Fleming (vai, não é tão difícil) temos, acima, um disco para cada mês que passou em 2002 (tá vendo como não foi difícil). Assim, qual será o grande álbum de maio? 

Eu, do alto de todo meu passionalismo romântico (bleargh, isso deve ser meloso), sugiro "18", o novo do Moby, perfeito para se ouvir a dois. Mas ainda temos mais alguns dias para o mês terminar... quem sabe, até lá, eu não ouço direito o novo do Brian Ferry e coloco mais um das antigas nessa absurda lista de melhores do ano que já começou em maio. 

Se sim, se não, a dúvida fica. A certeza é de que neste editorial temos seis discos que merecem ser ouvidos... hoje. O S&Y já detalhou três deles para você em matérias na seção "música". Os outros três estão a caminho. 

Onde está o meu Elvis Costello mesmo????

Marcelo Costa
Editor