Música: O Travis não apenas renasceu como está em ótima forma em “L.A. Times”

texto de Paolo Bardelli

Fran Healy é orgulhosamente escocês, de Glasgow para ser mais preciso, mas depois viveu em Nova Iorque, Londres, Berlim e agora fez de Los Angeles a sua casa. Quando ele era pequeno em Glasgow, ouvia vendedores gritando “Final Times!” para chamar a atenção para a edição vespertina dos jornais, e assim para o título do 10º álbum de inéditas de sua banda, combinou uma dedicação à sua cidade atual com aquela memória de infância.

“L.A. Times” (2024) é verdadeiramente equilibrado entre uma vivacidade atual e um pouco de nostalgia do passado que nunca mais volta, sendo esta última sempre uma marca estilística de Travis. Eles passaram um tempo distante dos holofotes – “Ode To J. Smith”, álbum de 2008, talvez tenha sido o ponto mais fraco da carreira deles – mas agora estão de volta.

O Travis não apenas renasceu como está em ótima forma, o que fica evidente pelo classicismo do single “Bus”, de longe uma das melhores músicas do ano, e pela bela melancolia da faixa-título que fecha o álbum e um quase rap.

Nas peças que compõem “L.A. Times” , num claro estado de graça, bate-se o pé com o arrastar de “Gaslight”, fica-se impressionado com o refrão envolvente de “Alive” (infelizmente arruinado por um teclado realmente chato), lembra-se dos tempos do slack rock de Beck em “Home”, e um meio sorriso sonhador surge quando começa “Naked in New York City”, uma música cantada um pouco como Thom Yorke com um ótimo título.

Quem diria que acabaríamos, se não os santificando, pelo menos destacando a beleza do Travis em 2024: aqueles que já devem tê-los excluído categoricamente de suas expectativas, por favor, dê a eles mais uma chance. O próximo objetivo será nos tornarmos tão relaxados quanto Fran Healy prova ser nessas canções. E talvez pintar o cabelo, se tivéssemos, de laranja como o dele. Eles fazem show em São Paulo dia 05 de novembro. Quem anima?

Waiting on a gust of wind to blow us away
Away to better days, away to better days

Texto publicado originalmente no site italiano Kalporz, parceiro de conteúdo do Scream & Yell. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.