Meu disco favorito de 2022: Big Thief, por Pedro Hollanda

MEU DISCO FAVORITO DE 2022 #5
“Dragon New Warm Mountain I Believe In You”, Big Thief
escolha de Pedro Hollanda

Artista – Big Thief
Álbum – “Dragon New Warm Mountain I Believe In You”
Lançamento – 11/02/2022
Selo – 4AD
Ouça: Spotify / Youtube

“Nós não precisamos ser nada. Se algo soa estranho, ou engraçado, ou ruim, então é assim que vai soar. Estou aprendendo que nós não conseguimos não ser Big Thief. Mesmo se estamos tentando algo e não está funcionando, o que faz algo ser a gente é simplesmente o fato de que fizemos isso juntos.”

Adrienne Lenker fez essa afirmação ao Pitchfork em 2022 antes do lançamento do quinto álbum de estúdio do Big Thief para explicar o senso de liberdade conferido pelas sessões de gravação. O plano, criado pelo baterista James Krivchenia, que assumiu a produção, era ambicioso. O grupo iria para quatro cidades diferentes, com engenheiros diferentes, tentando explorar todas as possibilidades e facetas musicais do grupo.

O Big Thief desde o início era uma banda marcada por uma identidade sonora e lírica distinta: intensidade. As canções compostas por Lenker são quase feitas para se escutar como uma prece, histórias de emoções fortes causadas por situações horríveis.

Essas canções eram então enriquecidas pelo resto da banda: Krivchenia, Max Oleartchik e Buck Meek, que assim como Lenker, são todos ex-alunos da prestigiosa Berklee School of Music. Ao invés de se perderem em virtuosismo banal ou musicalidade hermética, os quatro integrantes do Big Thief encontraram maneiras de refletir a sensibilidade do material, seja com bateria desleixada na medida certa, linhas de baixo elásticas e guitarras expressionistas, capazes de moldar feedback e os sons mais feios em algo lindo.

Em “Dragon New Warm Mountain I Believe In You”, o grupo encontra uma leveza em seu processo que torna tudo revelador. Sejam as faixas do disco ou até o resto da discografia. Desde o folk confessional da estreia “Masterpiece” (2016) às experimentações de “U.F.O.F.” (2019), tudo é recontextualizado a ponto de não parecer mais uma evolução de álbum a álbum, e sim o público encarando esse conjunto de músicos singulares de uma maneira diferente a cada lançamento. Tudo estava lá desde o início. Fomos apenas incapazes de ver.

Desde os singles mais alternativos “Time Escaping”, “SImulation Swarm” e “Little Thing”s, às baladas “Sparrow”, “Change” e “Reason to Believe”, ao country rock irreverente de “Spud Infinity” e “Red Moon”, o Big Thief gentilmente guia o leitor para trás, possibilitando algo cada vez mais ausente nas conversas sobre música: uma visão abrangente de sua arte.

Se cada disco anterior era visto como uma árvore, “Dragon New Warm Mountain I Believe In You” é a floresta da qual sempre fizeram parte.


– Pedro Hollanda é jornalista de formação, cineasta de profissão e opera o blog Teatro Magnético.

CONHEÇA OUTROS DISCOS FAVORITOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.