16 anos atrás, Danilo Corci e Ricardo Giassetti decidiram fazer uma pergunta: e se um disco virasse literatura? Nascia a Mojo Books, primeira editora 100% digital do Brasil, que de dezembro de 2006 até dezembro de 2012 explorou de maneira diversificada essa possibilidade, lançando mais de 130 volumes de livros inspirados em discos.
A partir de 2022, o Scream & Yell passou a republicar os livros da Mojo buscando manter o acervo da editora online (enquanto também estivermos online). A ideia é ter toda semana um livro “novo” da Mojo sobre um disco disponível! O 83° volume da série (conheça os anteriores) é dedicado ao brilhante disco homonimo de estreia do Blondie, de 1976. O texto é do professor de literatura portuguesa Carlos Lopes.
“O que é indisfarçável em ‘Blondie’ tem a ver com o som das girl group dos 50 e 60, embora com uma atitude kick off mais próxima do seu tempo, contextualizada com as angústias de uma Nova Iorque suburbana e decadente. Acho que foi a tudo isto que alguém chamou New Wave”, escreveu Carlos Lopes no blog português Altamont. Faça o dowload desse Mojobook em PDF ou leia online aqui.
BAIXE O MOJO BOOK 083 EM PDF AQUI
Os anos da última metade da década de 70 foram inesquecíveis para mim. Principalmente aqueles que passei nos States, mais concretamente em Nova-Iorque. Tinha vinte e poucos anos e uma vida inteira pela frente. Queria gozá-la, romper com um passado muito certinho que me havia transformado num rapaz sem chama, sem garra, sem vontade de fazer coisas novas. Um absurdo de vida, aquela que vivi antes de chegar à grande cidade americana.
Saudações a todos, amigos.
Foi uma surpresa e um prazer ver de novo o meu texto online!
Não sabia da existência deste site. Vou ficar freguês, obviamente.
Abraço transatlântico.
Carlos Lopes