texto por Leonardo Tissot
Há aproximadamente um ano, o quadrinista francês Fabien Toulmé revelou em entrevista ao Scream & Yell que trabalhava em uma HQ na qual abordaria o tema da “luta”. Mas o que seria isso exatamente?
“A gente está num momento em que estão ocorrendo muitas lutas pelo mundo, com a população se manifestando contra o poder. Comecei a me questionar sobre isso: por que está acontecendo agora? O que é lutar? Qual é o impacto na sua vida?”, detalhou o artista.
Agora, a Nemo — tradicional casa editorial de Toulmé no Brasil — lança “Reflexos do Mundo: Na Luta” (2023), quadrinho em que o autor conta histórias de três mulheres engajadas em situações de conflito social em seus países de origem. Com um apelo global, as narrativas também podem atrair os leitores brasileiros.
O Brasil, aliás, é um dos países que aparecem com destaque na obra. A história de Rossana Holanda, fundadora e presidente da Associação de Mulheres da Comunidade Porto do Capim, em João Pessoa (PB), é uma das personagens retratadas em uma das três histórias que compõem a obra.
A luta de Rossana e de sua comunidade é contra as investidas da prefeitura de João Pessoa — cidade onde Toulmé viveu por 10 anos — para a instalação de um “parque ecológico” que demandaria a remoção de centenas de famílias da região do Porto do Capim, na capital paraibana.
Na HQ, o autor mostra suas conversas com Rossana e outras pessoas da comunidade, o preconceito de parte da população de João Pessoa em relação ao local — baseada em fake news disseminadas pelo próprio poder público —, as tentativas da prefeitura de remover as pessoas da localidade e como a resistência liderada pelas mulheres do Porto do Capim contra a gentrificação do ambiente onde vivem há décadas tem gerado frutos.
Além da história de Rossana, Toulmé também mostra a luta de Nidal, líder do movimento Thawra, no Líbano, cujo objetivo é exigir maior justiça social no país. Ao visitar a região no auge das manifestações populares ocorridas em 2019 — na ocasião, fortemente influenciadas pela tentativa de aplicação de uma taxa para utilização do WhatsApp no país — o autor teve a oportunidade de conversar com pessoas envolvidas na revolução ainda no calor dos acontecimentos.
Um dos momentos mais tensos da HQ é o relato de um fotógrafo francês, identificado apenas como “Thierry”, que fala de suas experiências ao documentar as manifestações populares. Embora tenham ocorrido de forma pacífica, na maioria dos casos, os manifestos tiveram seus momentos de violência — especialmente para quem desejava fotografar os acontecimentos in loco.
A história da ativista Chanceline Mevowanou, do Benim, finaliza o livro. Mais uma vez, Toulmé destaca o papel das mulheres em uma luta que, no país da costa ocidental africana, representa a busca por mais igualdade de gênero e ampliação dos direitos das mulheres. A viagem do quadrinista ao Benim também teve cobertura televisiva — e alguns trechos que viriam a ser incluídos na HQ podem ser vistos ainda durante a apuração de Toulmé em uma reportagem da TV5 Monde.
O combate à gravidez na adolescência e ao forte estigma contra a ascensão educacional e social das mulheres são os principais focos de Chanceline — que reúne meninas e meninos para trazer informações sobre questões como educação sexual e consentimento, entre outros temas que contribuem para a construção de uma sociedade mais igualitária, justa e humana.
Adepto do rigor jornalístico, Toulmé admite não ser um especialista nos temas abordados e consulta quem entende do assunto — mais especificamente, o sociólogo Olivier Fillieule, que vira personagem da história em quadrinhos.
Seu mestre dos tempos de escola, o professor Guilledou, também faz algumas divertidas aparições conforme a HQ avança, trazendo um ar lúdico a temas que podem ser bastante áridos.
Com tradução de Bruno Ferreira Castro e Fernando Scheibe, “Reflexos do Mundo: Na Luta” é o primeiro volume de uma série à qual Toulmé pretende dar continuidade, abordando outros temas de impacto social. Que venham mais histórias inspiradoras pela frente — o mundo anda precisando.
– Leonardo Tissot (www.leonardotissot.com) é jornalista e produtor de conteúdo. Leia outros textos de Leonardo!.
É.muito interessante a abordagem de temas tão relevantes, através de HQ .Torna-se uma leitura leve , aprazível ,sem perder seu caráter educativo. Parabéns!