Após divulgar a lista dos 50 melhores discos de 2022, da qual sairá o disco do ano, o júri de Música da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) divulga os indicados em mais quatro categorias: Artista do Ano, Revelação, Show e Produção. Os vencedores serão conhecidos no final de janeiro de 2023.
Os indicados em Música foram selecionados pelo júri composto por Adriana de Barros (editora do site da TV Cultura e colunista do Terra), Alexandre Matias (Trabalho Sujo), José Norberto Flesch (youtube.com/JoseNorbertoFlesch), Marcelo Costa (Scream & Yell), Pedro Antunes (Tem Um Gato na Minha Vitrola) e Roberta Martinelli (Rádio Eldorado e TV Cultura).
As indicações estão bem equilibradas neste ano e, tirando Bala Desejo, que foi indicado em três categorias (Revelação, Produção e Disco do Ano), a grande maioria dos citados foi indicado em duas categorias. E vale lembrar que Don L e Juçara Marçal venceram o Prëmio APCA em 2021 como Artista do Ano e Disco do Ano, respectivamente (relembre os vencedores).
Há 66 anos, a Associação Paulista de Críticos de Artes realiza a premiação dos Melhores das Artes, um ritual de apontamento dos artistas, trabalhos e profissionais que mais se destacaram durante o ano em curso. A APCA irá se reunir no final de janeiro de 2023 para escolher os melhores de 2022 em 10 categorias! Veja abaixo os indicados em Música Popular (e os 50 discos aqui).
ARTISTA DO ANO
Gloria Groove
Liniker
Milton Nascimento
Planet Hemp
Ratos de Porão
REVELAÇÃO
Bala Desejo
Bebé
Pelados
Rachel Reis
Urias
SHOW
Ana Canas canta Belchior (resenha)
Bruno Morais – Poder Supremo (resenha)
Don L – Roteiro Pra Aïnouz, Vol. 2 (resenha)
Juçara Marçal – Delta Estácio Blues
Maglore – V (resenha)
PRODUÇÃO
Anelis Assumpção (“Sal”)
Bala Desejo & Ana Frango Elétrico – (“Sim Sim Sim”, Bala Desejo)
Curumin, Zé Nigro e Lucas Martins (“Alto da Maravilha”, Russo Passapusso, Antonio Carlos & Jocafi)
Josyara (“ÀdeusdarÁ”)
Letieres Leite, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat (“Moacir de Todos os Santos”, Letieres Leite & Orquestra Rumpilezz)
Leia também:
– Veja como foi a premiação da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 2014 (aqui)
– Premiados APCA: 2012 (aqui) 2013 (aqui) 2014 (aqui) 2015 (aqui) 2016 (aqui) 2017 (aqui) 2018 (aqui) 2019 (aqui) 2020 (aqui) e 2021 (aqui)