SETEMBRO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de setembro! E ouça nossa playlist.
PERU
por Luis Merino, do Rock Achorao’
O Peru, no mês da juventude e da primavera, teve uma explosão musical incomparável. Ainda que os preços continuem subindo, que as prévias para as eleições regionais e municipais quase passem despercebidas, que um Estado e um Congresso estejam cada vez mais em desacordo e tantas coisas que aparentemente não têm cura, a música chega com todo o amor e puro talento para animar as massas que continuam esperando que a cada dia o país melhore. E prova disso é o quanto cada lançamento está ficando lindo em festivais imperdíveis. Mais artistas do exterior estão chegando para tocar aqui, e nós os recompensamos com o melhor da cena independente, para seu próprio deleite.
DESTAQUE DO MÊS
“BAILA O MUERE” – VÍLCHEZ HUAMÁN: O terceiro álbum de estúdio de Vílchez Huamán é uma advertência total para entregar-se a diversão. “Um álbum pandêmico que como instinto natural se propõe a viver para não morrer”, como diz o artista. “Linhas de baixo vitais, groove para a vida, mas também introspecção e sonhos que se misturam com a ‘realidade'”.
E saiba, ele está certo, já que propõe liberdade musical com um som independente em cada peça, combinando dub, new wave, rock, eletrônico, reggae, entre outros. Acompanhado pelo popular integrante da banda argentina Todos Tus Muertos, Pablo Molina, um cantor muito admirado e velho amigo de Ricardo Wiesse, que acrescenta suas vozes a “El Contrato”, faixa de destaque do álbum.
“Baila o Muere” é um valioso trabalho solo que Vílchez Huamán desenvolveu sem que a pandemia o detivesse. Da mesma forma, teve o mestre de bateria, Pepe Chiriboga, que gravou a tabla hindu em “Caballos”, a música mais introspectiva do disco. O álbum já está disponível há algumas semanas em todas as plataformas digitais. Ouça na sua plataforma favorita com muita atenção.
OUTROS DESTAQUES
“AÍNBO”- GRITA LOBOS: Eis um álbum de luxo imperdível. “Aínbo” é um trabalho em que Grita Lobos conta com a colaboração de apenas artistas femininas, incluindo figuras locais de destaque como La Zorra Zapata, Ati Lane e Silvana Tello, entre outras, que contribuíram com a sua voz em vários singles. Além disso, participam produtores eletrônicos peruanos como Ale Hop e Maribel Tafur, e ainda Olinda Silvano e Silvia Ricopa, ambas artistas da etnia Shipibo-Konibo, que cantaram em sua língua materna. Produção maravilhosa que dá uma lufada de ar fresco ao legado de uma banda mística. Ouça com fones de ouvido para melhor aproveitamento.
“ART STEALERS” – THEREMYN_4 X LU FALEN: Dupla que sempre se caracterizou por uma química elegante, Theremyn_4, projeto dos renomados produtores José Gallo e Nicolás Miranda, junta-se mais uma vez ao versátil cantor Lu Falen para demonstrar o constante aprimoramento de sua arte, entre sintetizadores e composição. “Art Stealers” é fenomenal e entra no rol de trabalhos memoráveis dessa parceria, como “Urban Daemon”, de 2011. A|tamente recomendado.
“IMPRO 8” – DAFNE CASTAÑEDA: Dafne Castañeda é uma voz preciosa nascida nos confins do norte de Lima. Seu trabalho reafirma uma dedicação apaixonada, a exploração sonora e o valor sentimental-poético da artista. “Impro 8” é seu melhor trabalho até agora, a ponto de parecer superar seu talento em cada música. Que sua voz não pare de tocar e quebre todas as barreiras do mundo.
“TRISTEZA” – RESPLANDOR: Continuamos a mergulhar nas profundezas da experimentação e sons etéreos com Resplandor. Cada música do álbum transmite perfeitamente o que o título do álbum professa, com reminiscencias de dreampop conectando uma ponte de união natural com seus trabalhos anteriores, mas acrescentando ainda um toque diferente que declara uma nova etapa da banda. “Blue” é a peça que deu início a essa mudança que encanta e apaixona. Altamente recomendado.
“N.A.R.R.O (NOT ANOTHER ROOTS REGGAE ODYSSEY)” – TEMPLE SOUR: Em uma entrevista para a RDN, Temple Sour não definiam o reggae como o gênero que professam. Então surge “N.A.R.R.O (Not Another Roots Reggae Odyssey)”, um álbum imperdível do início ao fim que conta com treze músicas gravadas e mixadas pela lenda do reggae Errol Brown, engenheiro de som de Bob Marley. Uma honra para o povo de Lima.
MAIS CULTURA
Com tambores e címbalos foi anunciado o tão esperado retorno do festival que marcou toda uma geração: ‘Rock en el Parque’, o mais importante evento de rock independente do Peru retorna depois de muito tempo para comemorar 20 anos de sua criação. O evento acontece no próximo dia 19 de novembro na Arena Peru com um line up que reúne os maiores expoentes do rock feito no país: Mar de Copas, Líbido, Futuro Incierto, Narcosis, o já mencionado Temple Sour, Dolores Delirio, 6 Voltios (a reunião), Inyectores, Santa Madero, entre outros. Espera-se que os ingressos esgotem-se. Vamos ver o que acontece, mas se você estiver em Lima em novembro, chegue junto.]