JULHO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.
PERU
por Luis Merino / Rock Achorao’
Julho é geralmente um mês bonito no Peru. Trata-se de um mês festivo e crucial em todos os aspectos. Porém, se por um lado, além dos feriados, festivais e das milhares de opções para conhecer o país, por outro os problemas continuam crescendo nos campos político, social e econômico, o que cansa, mas não adianta ficar falando aqui, pois o Peru é maior do que seus problemas. E ótimas foram as estreias musicais, a ponto de não perdermos a oportunidade de mostrar o que há de melhor nesta publicação para todo o mundo. Assim como nossa gastronomia, a música peruana tem muito a oferecer. Abaixo, conheça cinco lançamentos e um evento imperdível.
DESTAQUE DO MÊS
DANIELA LALITA – “TENÍA RAZÓN”: Vários meios de comunicação falaram muito sobre o single da versátil artista peruana que vive em Nova York. Daniela Lalita dá tudo em uma estreia suculenta, combinando detalhes que vão além da música: cinema, performance, artes plásticas e figurino. Assista a seu videoclipe! A marcante produção audiovisual de Lalita exibe uma forma de autoexploração de sua relação com o passado e o futuro, cuja a intenção é descobrir como tentar amar e compreender a si mesma. Vale destacar seu talento com vários instrumentose suas letras profundas em parceria com a compositora Sega Bodega. “Tenia Razón” deixa você com muita curiosidade para saber mais sobre a cantora e seu mundo místico de som, que convidamos você a explorar pressionando o play.
OUTROS DESTAQUES
FABIÁN – “AJEDREZ”: Se você combinar sons muito modernos que beiram o urbano comum pouco de pop, você poderá obter uma interessante peça musical como “Ajendrez”, de Fabián. Filho do popular cantor e compositor peruano GianMarco, Fabián busca se destacar estreando com o pé direito num single bem feito e ágil. Uma música que pode catapultar você. Não o perca de vista.
NERO LVIGI X MSECO X PRIMOBEATZ X – SANTIAGO INSANE X MAKIAVELO X FLY SINATRA X AGÜERO – “CYPHER RIMAS”: Rimas que surgem como uma explosão intensa de talento é o que ouvimos nesta música elegante. “Cypher Rimas” é uma compilação de talentos conhecidos do gênero urbano do país. Além do protagonismo de Nero Lvigi e Mseco, aparecem em cena Aguero, Fly Sinatra, PrimoBeatz, entre outros. Trabalho impecável gravado em Akashic e com apoio da Vandal Crew.
FE – “SIEMPRE FUNDES”: Algo de psicodelia e pop acompanha acertadamente a cantora e compositora Maria Fe Baca em “Siempre Fundes”. A música foi escrita por María Fe e produzida no estúdio Monclova Records junto com o produtor Alonso Bentín. Carregada com a essência musical dos anos 70, Fe tem como foco falar sobre as relações humanas de frente, com suas reviravoltas, separações e reencontros. Recomendadíssimo!.
LOS OUTSAIDERS – “RENUNCIÉ”: Antes de nossos feriados nacionais (nosso Dia da Independência é festejado a 28 de julho), conhecemos o último single de Los Outsaiders. O grupo de referência de indie rock no Peru nos mostra uma música que foge um pouco de sua sonoridade característica e experimenta nuances interessantes. Uma lufada de ar fresco que nos diz que o grupo continua a experimentar com resultados interessantes como este.
MAIS CULTURA
Na sua nova edição, o Corriente – Mercado Internacional da Música continua a colocar toda a carne na grelha. Bem, eles prepararam uma série de atividades que convocam numerosos agentes da indústria nacional e internacional com o objetivo de formar, articular e tornar visível a grande gama artística e profissional do setor musical peruano e latino-americano. De 31 de agosto a 3 de setembro. Não o perca. Confira aqui toda a programação e conheça os participantes: https://corrienteperu.com/