JUNHO 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de junho! E ouça nossa playlist.
BOLIVIA
por Pato Peters / do site Sonidos de Acá
Junho foi marcado por várias atividades do Mês do Orgulho LGBTQ+, sendo a mais notável a exposição “Revolução Orgulho” no Museu da Cidade Altillo Beni, que abalou as estruturas mais conservadoras de uma cidade cosmopolita como Santa Cruz de la Sierra. Além disso, e da grande atitude da equipe do museu para proteger a exposição que celebrou a comunidade LGTBQ+, o desfile de 28 de junho reuniu um número significativo de pessoas.
No que diz respeito ao movimento musical, os shows são cada vez mais frequentes e as salas já deixaram para trás a capacidade reduzida, apesar de uma “quinta onda” que nos faz chegar a números de contágio superiores a 2 mil casos por dia. No quesito lançamentos, esses foram os mais importantes do mês na Bolívia:
Depois de ter liderado o grupo Midnight Dreamers entre 2016 e 2021, com um álbum lançado e mais de uma dezena de singles, o cantor e compositor Javvi Elias aposta na carreira solo com o lançamento da sua primeira música, “Desconoci2“, uma canção pop refrescante que o faz cantar em espanhol, ao contrário da proposta anglófona –especialmente no início – de sua antiga banda.
O single foi coproduzido pelo próprio cantor junto com Maurizio Alessio dos Estúdios La Vanguardia, na cidade de Santa Cruz, enquanto a masterização ficou a cargo do renomado engenheiro chileno Francisco Holzmann (Mon Laferte, Alex Anwandter, Gepe). A música é uma das cinco que farão parte do EP de estreia como solista de Javvi Elias, que chegará no último trimestre do ano, precedido de uma nova promo em meados de agosto.
OUTROS DESTAQUES
FIASCO – “OYE!”: 18 anos depois de fazer sua estreia com a Audiopuerto – banda que formou com seu irmão –, Lucio Ortiz retorna à música com um novo projeto que respira o synthpop dos anos 80. Com 14 músicas, “Oye!” é uma das gratas surpresas do primeiro semestre boliviano.
EL TRIBUNAL DE LA HAYA – “MISILES NORCOREANOS”: Apesar de estar em um hiato indefinido, os cruceños da El Tribunal de La Haya lançaram um novo vídeo para uma música antiga. Sob a direção conjunta de Matías Sasías e Alfredo Román Bulacio, o clipe mostra um casal encontrando o amor em uma Santa Cruz apocalíptica.
DELINA CASA Y SANANDITA – “NADA ES PARA SIEMPRE“: Como uma boa surpresa, a paceña Delina Casa se uniu a cruceña Sanandita em uma música colaborativa, fruto da admiração mútua entre as duas artistas. O resultado é uma canção animada que não se parece em nada com o que cada uma vinha apresentando em suas respectivas carreiras.
VALE PEÑARANDA – “RENACER“: De Miami vem a estreia de uma artista de La Paz que, depois de estudar na Berklee College of Music e na Frost School of Music, se animou a produzir e gravar suas próprias canções. Com muita força, tanto na letra quanto na música, esse single serve como carta de apresentação para um EP de cinco músicas a ser lançado em outubro.
MAIS CULTURA
A Borealis Audio, liderada pelo engenheiro de som Marcelo Navía, apresentou seu primeiro conjunto de plug-ins digitais para áudio, inspirados no hardware analógico que fabricava há anos. A coleção de plug-ins é uma das primeiras produzidas na América Latina e inclui quatro processadores digitais diferentes que podem ser adquiridos individualmente ou em conjunto.
LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO