ABRIL 2022
Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai
Clique no país acima para conhecer seus destaques de abril!
COLÔMBIA
por Sebatian Peña do site Shock.co
Abril foi recheado de shows. Pequenos, médios e grandes. Havia algo para todos. Há público e uma atmosfera cultural efervescente. Shock e a Fundação Gilberto Álzate Avendaño inauguraram o projeto ‘ En Vivo En El Muelle’ com shows de Katie James e Ensamble Baquiano, transmitidos ao vivo no Twitch da Shock. Na cidade de Valledupar, departamento de Cesar, também foi realizado o Festival De La Leyenda Vallenata, um dos gêneros mais famosos do país, com Fonseca, Manuel Turizo e uma homenagem a Jorge Oñate. O mês fechou com o histórico show de Maluma em Medellín, no qual Blessd, Kapla, Miky, Pipe Bueno e, veja só: Madonna também participou.
Os colombianos também brilharam fora do país: Karol G estreou no palco principal do Coachella; Ela Minus fechou um dos palcos do evento por duas noites e a colombiana-canadense Jessie Reyez também subiu ao palco com um show que vimos ao vivo no YouTube.
O mês também foi cheio de novos anúncios: ingressos para o Guns N’ Roses em Bogotá esgotaram em poucas horas; foi anunciada a ‘Motomami Tour’ de Rosalía, os cinco shows de Daddy Yankee na Colômbia e, além disso, a chegada de um novo festival chamado Cordillera, que se concentrará na música latino-americana. E ainda por cima, esses foram nossos lançamentos favoritos.
ELSA Y ELMAR – “YA NO SOMOS LOS MISMOS”: Com o álbum “Eres Diamante” (2019), a cantora e compositora da cidade de Bucaramanga levou seu projeto além das fronteiras da Colômbia. A música “Ojos Noche” se tornou um hino de despeito (considerada a melhor música daquele ano pelo Shock) e recebeu uma indicação ao Grammy Latino. Após alcançar tamanho sucesso, Elsa duvidava de como dar o próximo passo, como soaria, do que falar e como fazer jus ao que havia conquistado. “ya no somos los mismos” foi a resposta. Em seu novo álbum há muita resiliência, perdão, maturidade e mudança em letras e músicas que passam por diferentes estados de humor.
FONSECA – “VIAJANTE”: O novo álbum do artista de Bogotá é uma viagem de 10 canções que apelam à nostalgia de seus primeiros sucessos. Fonseca trabalhou com diferentes artistas para este álbum, como Juan Galeano (Diamante Eléctrico), o cubano Cimafunk, o trio mexicano Matisse, o ícone do vallenato Silvestre Dangond e os californianos Greeicy & Cali e El Dandee. Um álbum de 33 minutos que teve sua apresentação oficial no Festival De La Leyenda Vallenata.
ALEJANDRO SANTAMARÍA – “DESPIERTO”: Em 2022 o músico completa três anos de sua estreia como artista solo e iniciou a comemoração com a publicação de seu primeiro álbum cheio, “Despierto“, uma viagem com pop-rock, country, balada, popetón e funk explorada por diferentes produtores. O argentino Sael, os venezuelanos ADSO e Kobi Cantillo, o mexicano Kurt e os colombianos Pitizion, Yera, Andrés Cepeda e Ovy On The Drums colaboraram no projeto.
ZALAMA CREW – “LA FIEBRE”: Diretamente do sul da Colômbia, um dos grupos mais respeitados de Cali, Zalama Crew apresentou um single poderoso com muito dance hall e afro power. Tem a colaboração de Sizzla Kolonji e foi concebido para incendiar a pista.
LA MUCHACHA Y REALIDAD MENTAL – “LA CHAGUALA”: O ícone do rap do bairro de Kennedy, em Bogotá, se une à manizaleña para uma música sobre as dores internas e as dores do país. Realidad comenta que “nosso rap e nosso país são da cor do sangue, uma ferida profunda na alma”. O vídeo oficial mostra os dois artistas no processo criativo da música.
EDSON VELANDIA & ADRIANA LIZCANO – “FRACKING Y SHOPPING”: Neste single convergem o humor, o romantismo de um relacionamento saudável e o protesto contra o fracking, uma polêmica técnica de extração de petróleo que gera grandes efeitos nos animais e na natureza. A música também retrata um lindo amor em que um casal gosta de viver com honestidade e humildade.
MARÉH – “DESEMBOCA”: Federico Galvis, nome de nascimento do músico, tem viajado muito nos últimos anos. “Desemboca” é o início de uma nova era em que o cantor e compositor começa a explorar elementos que antes não levava em conta em suas obras. O single é acompanhado por um videoclipe realizado em Cali, Valle Del Cauca, pela produtora audiovisual LaRuta.
CHOCQUIBTOWN – “BITCOIN”: A banda mais emblemática do Pacífico colombiano decidiu enfrentar os rumores de separação com o lançamento de um novo single no qual provam que ainda têm força e conexão para continuar criando música juntos. Claro, deve-se dizer que a carreira solo de Goyo está em um caminho muito bom: há poucos dias ele estrelou a capa da revista Miss Vogue no México.
FARINA Y RYAN CASTRO – “FIESTA”: Ambos representam o reggaeton feito em Medellín, mas por esta união decidiram homenagear o amor que ambos sentem pelo dancehall. Neste momento Ryan é o músico do gênero mais ouvido na Colômbia e para Farina era vital capturar o sentimento das discotecas de bairro e das festas clandestinas nesta canção.
A música nos une!