Aliança FARO: Panorama ARGENTINA (Destaques de JULHO de 2022)

JULHO 2022

Argentina | Bolivia | Brasil | Chile | Colômbia | Cuba | Espanha | México | Peru | Uruguai

Clique no país acima para conhecer seus destaques de julho! E ouça nossa playlist.

ARGENTINA
por Juampa Barbero / do site Indie Hoy

No último mês, o clima bipolar da temporada de inverno favoreceu tanto quem buscava o aconchego dos shows ao vivo quanto o abrigo aquecido dos cinemas. Entre dias claros e escuros, o mês de julho nos trouxe novas músicas, filmes e livros que encheram nossos dias de emoções. Abaixo recomendamos alguns desses títulos em um breve resumo de destaques:

DESTAQUE DO MÊS
MI AMIGO INVENCIBLE – “LA ARAÑA” / “OLIMPICA”: Mi Amigo Invencible abriu caminho para o aguardado sucessor de seu álbum “Dutsiland” (2019) adiantando dois singles do álbum: “La Araña” e “Olímpica”. Para nossa sorte, o lançamento do oitavo álbum do grupo de Mendoza é para logo!

“La Araña”, o primeiro destes singles, surgiu acompanhado por um vídeo sonhador e emotivo, no qual o grupo solta uma lufada de ar fresco repleto das conotações poéticas e melodiosas que caracterizam a sua proposta. Trata-se de uma balada ranchera influenciada pelo som dos anos 70 que, com graça, ternura e elegância, atira uma flecha direto ao fundo do coração.

Por sua vez, “Olímpica” é uma música refinada e abrasadora que conta com a participação especial de Martín Buscaglia. Oscilando entre o onírico e o delirante, a voz cativante do cantautor e produtor uruguaio realça o groove soul enérgico e surreal da música.

Poucos dias depois dessas estreias inéditas, eles esgotaram todos os ingressos de seu show no Niceto Club, em Buenos Aires, no qual revisaram seu extenso repertório junto com algumas músicas novas.


OUTROS DESTAQUES
GENTE CONVERSANDO – “GENTE CONVERSANDO VS LA INDUSTRIA MUSICAL”: Este grupo de Buenos Aires compartilhou o sucessor do EP “Los nuevos ídolos de la juventud” (2018), feito em plena pandemia. O primeiro LP da banda saiu acompanhado de um vídeo que mostra um homem refletindo em um parque enquanto observa diferentes cenas de humor. Aqui os entrevistamos: “Fazemos punk sem tocar punk”.


ODD MAMI Y SARAMALACARA – “YA NO”: As integrantes da Rip Gang uniram forças para esta nova prévia de “Mosaicos”, o primeiro álbum de Odd Mami. “Ya no” é uma canção brilhante de nostalgia e desgosto adolescente que agita o ninho de vespas com um lado pop punk, orquestrado pelo El Club Audiovisual.


LUCÍA TACCHETTI – “EL MODO”: A artista argentina radicada na Espanha compartilhou uma nova música intimista que aprofunda sua exploração da eletrônica analógica e nos mergulha em uma odisseia techno com labirintos em forma de redemoinhos vertiginosos. O single saiu acompanhado de um vídeo cativante e colorido, tão trash quanto epiléptico.


RAYOS LÁSER – “LA PELEA”: A banda cordobesa publicou uma nova prévia do tão esperado seguidor de “El Reflexo” (2020). “La Pelea” é uma emocionante faixa produzida pelo próprio grupo, mixada por Julio Berta, masterizada por Daniel Ovie e acompanhada de um vídeo dirigido por Maia Kusnetzoff.


MAIS CULTURA
“Bahía Blanca” é o primeiro filme do cineasta Rodrigo Caprotti, baseado no romance homônimo de Martín Kohan. Enigmático, o roteiro margeia as bordas do terror com um elenco de luxo composto por Guillermo Pfening, Marcelo Subiotto, Elisa Carricajo, Ailín Salas, Javier Drolas e Julia Martínez Rubio. Conversamos com Kohan sobre essa adaptação.

Agora literatura: o valioso livro “La mayor protest es el amor”, de Norberto Alfaro, é um retrato nostálgico da cena underground argentina dos anos 90. O autor narra a odisseia da lendária banda Fun People quebrando tabus sociais para cantar sobre aborto legal, identidade de gênero, direitos dos animais, autogestão cultural e veganismo a partir de uma perspectiva hardcore.


LEIA OS PANORAMAS ANTERIORES DA FARO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.