U2 em São Paulo
por Tiago Agostini
Blog
Foto 1: Juliana Coutinho - Fotos 2, 3 e 4: Guto Costa
02/03/2006

Quem foi ao Morumbi no dia 21 de fevereiro aprendeu o significado da palavra espetáculo. Com um telão de 40 metros de altura, uma platéia de 73 mil pessoas (sem contar as cerca de 5 mil que ficaram na porta sem ingresso, mais umas 50 mil que ficou em casa chupando o dedo), o U2 fez aquele que pode ser o grande show no Brasil em 2006. Nas palavras do próprio Bono: "Ontem nós estávamos ao vivo para todo o Brasil (o show da segunda-feira foi transmitido pela Rede Globo). Hoje é a nossa festinha particular".

Esqueça a demagogia de Bono e sua tentativa de salvar o mundo. Apesar de estarem presentes em várias partes do show, elas acabam ofuscadas pela grandiosidade e perfeição da apresentação do quarteto e da pulsação da platéia. Cada acorde é respondido com fervor por cada um dos fãs. Impressiona o fato de que as músicas novas conseguem agitar mais a platéia do que alguns clássicos dos anos 80. Até canções não tão famosas do último álbum, como Sometimes You Can't Make It On Your Own, têm todos seus versos berrados pelos fãs, principalmente os da Hot Area.

Ai está uma das grandes ações de Bono e sua turma. Eles fizeram questão de que a tal Hot Área (espaço na frente do palco) fosse ocupada majoritariamente por fãs. Sorte daqueles que enfrentaram filas. O local teve seu acesso liberado logo que os portões abriram. Depois que um certo número de fãs entrou na Hot Área (falavam em 4 mil), ela foi fechada. Uma recompensa para quem esperou dias e horas na fila, em pé, tendo que agüentar a chatice dos ambulantes, que só faltavam vender a mãe. Ponto para o U2, que assim tinha uma resposta perto de si muito melhor do que um bando de VIPs que estavam ali só pra tirar fotos. Pra isso a demagogia de Bono serve.

O show em si é muito programado. Set list fechado (mas nem tanto), com as devidas projeções certinhas no telão e boa parte das falas de Bono previamente escritas. A seqüência anterior a One foi planejada especialmente para emocionar a audiência. A declaração dos Direitos Humanos, os celulares ligados, a faixa com os símbolos religiosos, a caminhada cega de Bono em Miss Sarajevo... Tudo repetido igualmente em todas as apresentações do quarteto. Entretenimento de massa. Mas o que importa em um show são as canções e a entrega da banda ao seu público. E nisso o U2 é especialista. Larry Mullen Jr. continua preciso e impassível em suas batidas; Adam Clayton é discreto, mas potente com seu baixo grave e simples; e The Edge, bem é The Edge. O único ponto contra é de Bono, que já não canta como antigamente, tendo inclusive baixado o tom de Sunday Blood Sunday; mas isso ele compensa com carisma. Juntos, os quatro conseguem segurar um show de duas horas sem a ajuda de nenhum músico de apoio.

Os amantes de música pop se arrepiam antes de o show começar. A banda sobe ao palco nessa turnê ao som de Wake Up, dos canadenses do Arcade Fire. Um amigo diz que essa talvez seja uma das músicas que Bono gostaria de ter escrito. E, realmente, ela soa "muito U2", com sua letra forte e as vocalizações características. Bono cumpre sua promessa de uma apresentação particular. Mesmo com um set list programado com antecipação, sempre há brechas para os pequenos improvisos que fazem um show ser único em sua existência. É a velha história da aura que Benjamim falava lá nos anos 40. E quando Bono puxa uma moça da platéia e canta Desire, improvisada no violão de The Edge, em sua homenagem (o nome da "Katilce" de terça-feira era Desirê, comprovado pela carteira de identidade mostrada ao cantor) ele reforça essa tese. Por mais programada que seja uma apresentação, um grande frontman tem que estar preparado para as surpresas que ela guarda.

A tal Desirê protagonizou o momento mais engraçado e curioso do show. Ao subir ao palco, ela tirou logo uma foto ao lado de Bono com o celular. Depois de alguns pulinhos e frases ao pé do ouvido, Desirê preparou o aparelho para mais uma foto. Foi quando o cantor fechou o aparelho, numa clara demonstração de "não abusa não, menina".

Os clássicos estavam (quase) todos lá. Faltaram I Will Follow e Bad, mais Walk On, uma das melhores músicas do penúltimo álbum, All That You Can't Leave Behind. Duas horas de canções fortes e pegajosas, guardadas em algum lugar da mente do público, cujos versos continuam atuais (Sunday Bloody Sunday particularmente). E quando o U2 toca One, antes do primeiro bis, e a platéia levanta seus celulares ligados, é impossível não se emocionar ao olhar as arquibancadas lotadas parecendo um céu limpo, estrelado. É isso o que devem chamar de um momento mágico.

Depois do primeiro bis, com mais uma fã puxada ao palco para dançar Misterious Ways e de Bono descer até a platéia para cantarWith or Without You, a platéia não acredita quando a banda demora a voltar. Ninguém arreda pé, gritos de U2 são ensaiados, a vocalização de Vertigo é cantada em uníssono. E, como programado, os quatro voltam. Mas, surpresa, a canção final não é 40, como de costume, e sim All I Want is You (com Bono tropeçando na letra), incluindo citação de Love Rescue Me no final. Acendem-se as luzes, o público esquece a esculhambação da organização do show e vai embora no êxtase total. São pequenos detalhes que marcam e transformam um show numa festa particular.

Um pouco antes...

É uma pena que 95% dos presentes no show do U2 do dia 21 não quisessem saber da banda de abertura, o Franz Ferdinand. Como disse um rapaz na fila, "Franz Ferdinand, ah, legal, mas toca Take Me Out e sai que eu quero ver o U2". Porém, a indiferença não foi obstáculo para os escoceses. Eles subiram no palco e fizeram um show de gente grande, estarrecendo os fãs e mostrando aos tais 95% que a banda têm qualidade para segurar uma platéia de qualquer tamanho. No final, surpresa de muitos e mais uma leva de admiradores conquistados.

Não fosse pelo som do baixo extremamente mal equalizado, o show do Franz teria sido impecável. O repertório foi bem escolhido, preenchendo perfeitamente os 45 minutos de apresentação; Alex Kapranos e Nick McCarthy mostraram que têm domínio de palco e muita energia, além de dominarem seus instrumentos; e o rock dançante do Franz provou funcionar. E, apesar de fria, a reação da platéia surpreendeu Kapranos, que esperava um público menos receptivo na primeira passagem da banda pelo Brasil.

A relação amistosa entre o Franz e a platéia começou às 15h daquela terça-feira. Uns dez minutos depois de os portões serem abertos, um senhor de cabelos grisalhos chegou ao microfone e perguntou à pequena multidão que já se aglomerava em frente ao palco e nas arquibancadas: "Vocês se importam de o Franz Ferdinand passar o som?" É claro que não!!! A banda atacou três canções (This Boy, Matinee e Eleanor Put Your Boots On) e deixou o acorde inicial de Take Me Out soando como aperitivo para a noite.

Ao entrar antes das 20h para tocar, o Franz começava um show antológico. Mudaram algumas versões, acelerando Eleanor..., dando uma parada fenomenal em Walk Away, acrescentando notas e ritmo nos riff de Take Me Out, e terminando Outsiders com Paul Thomson e mais dois músicos de apoio tocando bateria furiosamente.

A impressão que ficou foi que em um lugar menor e para uma platéia mais "seletiva" o Franz funcionaria ainda melhor, como aconteceu no Rio de Janeiro dois dias depois, segundo relatos. No Morumbi eles provaram, com energia de sobra, que são a melhor banda de rock atual e a que mais se diferencia no meio de tantas iguais. Resta saber como vão lidar com o tempo e as tendências musicais. Por enquanto, o que se tem certeza é que o disco novo tem fortes chances de sair esse ano. Eles inclusive gravaram duas músicas nos estúdios da Trama em São Paulo. Prova de que sabem que estão num momento iluminado e querem aproveitá-lo. Que venha mais Franz Ferdinand.

Leia também:
"How To Dismantle An Atomic Bomb ", do U2, por Jonas Lopes
"All That You Can't Leave Behind", do U2, por Marcelo Costa
Pobre Bono, Pobre Bono, por Diego Fernandes
"You Could Have It So Much Better... With Franz Ferdinand", por Marcelo Costa

Site Oficial do U2