Faixa
a Faixa
"All That You Can't Leave Behind", U2
Por
Marcelo Costa
Especial para a Rock Press
All
That You Can't Leave Behind, a volta do U2 ao rock básico,
como afirmou a banda, poderia ser descrita como um álbum
entre Unforgetable Fire e The Joshua Tree. Traz
um The Edge inspiradíssimo e um Bono feliz com o mundo.
Mensagens de "não desista, siga em frente" são
encontradas em quase todas as letras. Tem toda grandiloqüência
característica da banda, que, na verdade, estava fazendo
falta ao mundo pop atual. O público se divide. Uns adoram,
outros odeiam. Ouça e depois comente com a gente.
Beautiful Day
Batida de bateria a la Acthung Baby. No primeiro single
o U2 compila tudo aquilo que o faz ser uma das grandes bandas
do planeta. Vocal apaixonado, refrão pesado e aquela
letra carola típica do Bono.
Elevation
Guitarra saturada, a mesma bateria Acthung Baby e uma
levada bacana de baixo. Bono parece querer ser mais Bono do
que é. A levada da guitarra contagia. E a letra é
básica, afinal, "só o seu amor me faz flutuar,
baby".
Walk On
Começa lenta com Bono sussurando a letra. Os efeitos
de guitarra impressionam novamente. The Edge parece estar só
num mundo carente de guitar heros. Bono canta muito nessa
bela balada que diz que o amor é a única bagagem
que você pode levar.
Stuck in a Moment
Outra balada, mas nessa o piano comanda. É claro que
The Edge arranja um jeito de colocar uns riffzinhos matadores
no meio. Sei que vão me xingar, mas o refrão soul
lembra muito esses grupinhos de boysband, com todo mundo
cantando junto. Na letra, Bono procura uma melodia para fazer
uma canção. Deve ter encontrado essa em alguma
rádio FM, ou na MTV...
Peace of Earth
Se a banda disse que estava voltando as origens, podemos encaixar
o novo álbum entre Unforgetable Fire e The
Joshua Tree. É essa a primeira impressão que
traz a faixa 5, com longa introdução de piano
e voz, que diz, carolamente, que Jesus escreveu na canção
as palavras que estão atravessadas "em minha garganta,
peace of earth"...
Kite
Um teclado épico e um riff matador de guitarra. Aquele
vocal cativante de Bono e temos mais uma grande canção.
A letra – talvez a melhor do álbum – permite ser ao mesmo
tempo um poço de pieguice e de beleza. E, no final, diz
"The last of the rocks stars/ When hip-hop drove the big
cars/ In the time when new media/ Was the big idea/ What was
the big idea". Lembra Echo & The Bunnymen.
New York
Efeitos. A primeira lembrança é Miami,
do álbum Pop. Parece ser, na verdade, a mesma
canção, o que muda são as cidades, e com
tudo que caracteriza cada uma. A letra é acida, crítica.
Melhor trecho:
The Irish been coming here for years
Feel like they own the place
They got the airport, city hall
The asphalt dance floor(???)
They even got the police
Irish, Italians, Jews and Hispanics
Religious nuts, political fanatics in the stew
Happily not like me and you
That's where I lost you
In a Little While
Ótima linha de baixo nessa canção que,
realmente, lembra muito o U2 americano de Rattle and Hum.
A letra é mais do mesmo Bono de sempre e a guitarra é
mais do mesmo The Edge de sempre. Para o bem e para o mal...
Wild Honey
Balada ao violão de sotaque altcountry com levada contagiante.
O exagero no vocal na segunda parte tira um pouco o brilho da
canção, mas não apaga a letra bacana.
When I Look at The World
Novamente o baixo carrega, em levada acelerada, a canção,
com os efeitos de guitarra aparecendo aqui e ali e Bono destilando
toda sua poesia num excelente vocal.
Grace
Guitarra e baixo iniciam a canção, uma em cada
canal. Bono canta por cima dessa base outra de suas letras carolas.
12- Summer Rain (B-side – Single Beautiful Day)
Violão pesado e uma guitarra cheio de efeitos são
a introduzam desta grande canção. Estranho que
uma das melhores letras da nova safra de Bono tenha sido deixada
para b-side. Deveria ter entrado no álbum.
13- Always (B-side – Beautiful Day)
Rock contagiante. Começa com um riff pesado e teclados.
Deve ficar muito bem ao vivo. A letra segue o ritmo do álbum.
Site
Oficial do U2
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