Jonas Lopes
Jornalista (São Paulo, SP)
MELHOR DISCO INTERNACIONAL (ERUDITO)
01. Stephen Hough – Brahms: The Final Piano Pieces
02. András Schiff, Jörg Widmann – Brahms: Clarinet Sonatas
03. Jerusalem Quartet – Bartók: String Quartets nos. 1, 3 & 5
04. Thomas Adès – Janáček: Solo Piano
05. Francesco Piemontesi – Schubert: Last Piano Sonatas
MELHOR DISCO INTERNACIONAL (CONTEMPORÂNEO)
01. Kirill Gerstein, Thomas Adès, Boston Symphony Orchestra – Adès: Concerto for Piano and Orchestra, Totentanz
02. Kirill Gerstein, Thomas Adès, Tanglewood Music Centre Orchestra – Adès: In Seven Days
03. Kim Kashkashian et al. – Mansurian: Con Anima
04. Leif Ove Andsnes, Martin Fröst, Tine Thing Helseth – Sørensen: Concertos
05. Yuja Wang, Gustavo Dudamel, Los Angeles Philharmonic – Adams: Must the Devil Have All the Good Tunes?
MELHOR DISCO INTERNACIONAL (JAZZ)
01. Dominik Wania – Lonely Shadows
02. Matthieu Bordenave – La Traversée
03. Marcin Wasilewski Trio, Joe Lovano – Arctic Riff
04. Benjamin Moussay – Promontoire
05. Anja Lechner, François Couturier – Lontano
MELHOR LIVE
01. Christian Gerhaher, Gerold Huber (Aix-en-Provence, 12/7)
02. Paul Lewis (Wigmore Hall, 9/12)
03. Mark Padmore, Mitsuko Uchida (Wigmore Hall, 26/6)
04. András Schiff (Salzburg Festival, 25/8)
05. Christian Tetzlaff (Elbphilharmonie, 2/5)
MELHOR FILME
01. O Hotel às Margens do Rio
02. On The Rocks
03. Mank
04. The Souvenir
05. O Jovem Ahmed
MELHOR LIVRO
01. Tom Stoppard – Leopoldstadt
02. Roberto Calasso – O Inominável Atual
03. Rachel Cusk – Trânsito
04. Nicole Krauss – To Be a Man
05. Philip Kennicott – Counterpoint: A Memoir of Bach and Mourning
O MELHOR DA TV / STREAMING
01. Curb Your Enthusiasm
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Outros cinco grandes concertos via streaming do ano:
Kirill Gerstein (Wigmore Hall, 2/10)
Les Arts Florissants (Philharmonie de Paris, 14/10)
Mitsuko Uchida (Wigmore Hall, 16/12)
Pierre-Laurent Aimard (Konzerthaus Dortmund, 26/4)
Francesco Piemontesi (Wigmore Hall, 28/10)
Os melhores ensaios, artigos e reportagens publicados em 2020:
https://www.nytimes.com/2020/07/29/magazine/vesper-flights.html
https://www.newyorker.com/books/page-turner/does-late-style-exist-in-art
https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/grieving-with-brahms
https://www.lrb.co.uk/the-paper/v42/n22/colm-toibin/diary
https://www.vulture.com/2020/04/revisiting-franz-schubert-a-poet-of-solitude.html
https://www.washingtonpost.com/entertainment/museums/art-is-a-collective-experience-its-also-a-deeply-private-one/2020/04/08/ebace6cc-78e0-11ea-b6ff-597f170df8f8_story.html
https://www.tabletmag.com/sections/arts-letters/articles/liberalism-harpers-letter-dewey
https://www.theparisreview.org/blog/2020/10/01/the-rings-of-sebald/
https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-morte-no-governo-bolsonaro/
Muito bom saber que continua por aí, Jonas! Acho que nunca conversamos de verdade, só de passagem no Soulseek, mas seus textos no passado (Dying Days, Yer Blues, Gymnopedies e aqui no Scream&Yell mesmo) me permitiram conhecer muita coisa boa, tanto na música quanto na literatura. Ainda carrego “Desonra” e “Coração Tão Branco” entre os meus livros favoritos.
Há uns 10 anos atrás você deu uma desaparecida deste mundo virtual — e talvez tenha sido melhor pra você, porque o mundo virtual não melhorou muito depois disso, ainda que o real também vá mal das pernas –, mas fico feliz em saber que segue vivo. Será sempre um privilégio contar com a sua presença.
Abraços,
Pedro