por Marcelo Costa
Aberta em Chicago em 1988 como brewpub, a Goose Island ampliou-se como cervejaria em 1995, ganhou prêmios e foi vendida para a poderosa Anheuser-Busch InBev em 2011, o que causou discussões no meio e a demissão de seu mestre cervejeiro, Greg Hall. Ainda que suas cervejas da linha tradicional sejam elogiadas, a grande estrela da casa atende pelo nome de Bourbon County Stout, e seu lançamento anual costuma causar filas. A turma da Goose Island ainda faz experimentaos interessantes com a linha Bourbon County (que também destaca uma Barley Wine respeitada) maturando em barris como cerejas, baunilha e café, entre outros. Com o aumento da produção da casa após a venda para a Anheuser-Busch InBev, parte da produção da cervejaria (incluindo as duas que chegam ao Brasil) é fabricada em New Hampshire.
A Goose Island Honkers Ale é uma Standart Bitter (de natureza britânica) que une dois lúpulos (Pilgrim e Styrian Golding Celeia) com quatro maltes (2 Row, Caramel, Wheat, Roasted Barley). O resultado é uma cerveja de coloração âmbar caramelada translucida com creme branco de ótima formação e média alta permanência. No nariz, um aroma bastante simplório com notas adocicadas (caramelo), herbal, frutado e cítrico bastante suaves (grama, guaraná e limão) e leve condimentação (canela). Na boca ela melhora bastante: a textura é suave. O primeiro toque traz doçura caramelada com leve frutado logo cortada pelo amargor, suave, ainda que caprichado (30 de IBU). Dai em diante, caramelado com leve sugestão cítrica, amargor suave e leve acidez acompanham o bebedor até o final, que traz… guaraná. No retrogosto, caramelo e guaraná. Boazinha.
A Goose Island IPA é uma American India Pale Ale cuja receita utiliza apenas um malte (Pale Ale) e quatro lúpulos (Pilgrim, Styrian Golding Celeia, Cascade e Centennial) alcançando 5.9% de graduação alcoólica e 55 de IBU. De coloração âmbar caramelada translucida com creme levemente alaranjado de ótima formação e média alta permanência, a Goose Island IPA exibe um aroma caprichado com notas cítricas que remetem a frutas tropicas (maracujá, laranja, mamão), leve herbal trazendo algo de pinho (e também de resina) e suave floral e doçura de malte. Na boca, textura levemente frisante. O primeiro toque traz rápida doçura caramelada seguida de cítrico e herbal logo encobertos por um amargor marcante de boa durabilidade, que se envolve (levando consigo resina) em meio ao frutado cítrico, ao melado e ao herbal do conjunto. O final é… levemente amargo. No retrogosto, herbal, resina e suave caramelo. Bem boa.
Balanço
Inspirada na escola inglesa, a Goose Island Honkers Ale é uma Standart Bitter razoável, que tem um tiquinho mais de presença de lúpulo, algo que não justifica o preço. Uma Bitter inglesa como a Wells Bombardier, por exemplo, é uma pedida muito melhor (custando mais barato). A Goose Island IPA, por sua vez, se sai bem melhor honrando o estilo Session American IPA com amargor caprichado e longo, leve resina e muito sabor. Não é uma Anderson Valley Heelch O’Hops muito menos uma Dogfish Head Minute, mas cumpre seu papel.
Goose Island Honkers Ale
– Estilo: Standart Bitter
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 4,3%
– Nota: 2,94/5
– Preço pago: R$ 16,50 por 330 ml
Goose Island IPA
– Estilo: American IPA
– Nacionalidade: EUA
– Graduação alcoólica: 5,9%
– Nota: 3,39/5
– Preço pago: R$ 16,50 por 330 ml
Leia também
– Top 1001 Cervejas, por Marcelo Costa (aqui)
– Leia sobre outras cervejas (aqui)
– Sobre todas as cervejas da Goose Island postadas aqui (aqui)
É a cerveja mais saborosa que já tomei no Brasil Meu sonho é conhecer a fábrica
Eu queria ter a oportunidade de conhecer essa marca de cerveja na fábrica e para beber aonde eu moro no Brasil não se encontra o dela para comprar